quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A SEMENTE DO DIABO

título original: Prophecy
título brasileiro: A Semente do Diabo
ano de lançamento: 1979
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Kevin Peter Hall, Robert Foxworth, Talia Shire
direção: John Frankenheimer
roteiro: David Seltzer

Um médico chamado Rob presta atendimento social a pessoas das classes mais baixas e, apesar de amar seu trabalho, acha que aquilo é o que ele pode encontrar de mais sofrido na vida. Mas começa a ver que não é bem assim quando é transferido pra uma floresta do Maine e se vê no meio de uma guerra civil entre uma madeireira instalada ali e uma comunidade indígena que se considera a dona por direito daquelas terras.
As coisas pioram quando os índios começam a contrair estranhas doenças nunca vistas antes e as mulheres da comunidade começam a ter filhos mortos e/ou deformados. E o Rob descobre que o fenômeno se deve a um tipo de mercúrio mega poluente que a madeireira despeja nos rios da floresta.
Os animais também começam a ficar loucos e/ou deformados. E o Rob, acompanhado pela esposa Maggie e alguns amigos índios, recolhe 2 filhotes de urso nessas condições que ele encontra na floresta, pensando em usar isso como provas do que houve ali pra incriminar a madeireira. Mas agora tem que enfrentar um novo problema: a mãe dos filhotes, enorme e deformada, começa a perseguir o grupo furiosa, querendo pegar os filhotes dela de volta!

A Semente do Diabo é mais um filme de terror que nos alerta pra questão dos produtos tóxicos lançados na Natureza de forma irresponsável.
Até um certo ponto, lembra A Invasão das Rãs (1972), embora lá os animais tenham uma aparência normal e aqui já tenham uma aparência mais monstruosa mesmo, devido à poluição da floresta. Mas acho que os 2 filmes vão agradar exatamente ao mesmo tipo de público.
A última cena deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Algumas partes com menos destaque no roteiro também tentam seguir os passos dos roteiros de outros filmes de terror, como um grupo que vai procurar outro grupo que sumiu e acaba sumindo também, graças a um animal normal que se transformou num monstro mutante... Já vi alguma coisa parecida com isso na Ilha do Pavor (1957).rs
Vale lembrar que essa foi a estreia do ator Kevin Peter Hall (hoje já falecido), que interpretou a ursa monstruosa. E que esse foi o 1º de vários monstros interpretados por ele.
Por falar na criatura (chamada de Katahdin pelos índios da floresta, já que eles pensam que ela é uma assombração do folclore deles com esse nome), ela tá bem longe de ser uma vilã perversa que age por sadismo. Ela mata várias pessoas ao longo do filme todo. Mas parece agir só por instinto, quase sempre só querendo pegar de volta os filhotes dela.
Mais informações sobre A Semente do Diabo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha posts sobre A Ilha do Pavor e A Invasão das Rãs.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Vi esse filme não faz muito tempo e esperava mais.

Apesar da premissa ter pontos interessantes como a questão ambiental, o desenvolvimento da trama é bem fraco.

É provavelmente a maior bola fora da carreira de John Frankenheimer.

E o citado Kevin Peter Hall foi o predador do filme original e uma das poucas vezes que apareceu na tela de cara limpa foi na esquecida série "Curto Circuito" (Misfits of Science), que teve pouco episódios, mas era uma ficção bastante interessante.

Abraço

Leo Rib disse...

Ele era aquilo que chamam nos Estados Unidos de suit actor. É aquele ator que se especializa em interpretar monstros e outras criaturas sem rosto humano visível.
O Predador provavelmente foi o monstro mais famoso que ele interpretou.
Abraço também.