segunda-feira, 25 de março de 2024

BLADE / O CAÇADOR DE VAMPIROS

título original: Blade
títulos brasileiros: Blade / O Caçador de Vampiros
ano de lançamento: 1998
países: Canadá / Estados Unidos / Inglaterra / Rússia
elenco principal: Kris Kristofferson, Stephen Dorff, Wesley Snipes
direção: Stephen Norrington
roteiro: David S. Goyer

Ao contrário do que as lendas dizem, os vampiros não têm nada a ver com assombrações que fogem de cruzes: na verdade, eles são só uma espécie muito parecida com os humanos, mas com resistências físicas e também fraquezas físicas que os humanos não têm. Por exemplo: os corpos deles têm uma alergia tão extrema a alho, prata e luz solar que eles se queimam e logo depois se desintegram quando entram em contato direto com qualquer uma dessas coisas; se não forem atingidos por nada disso, eles podem viver por milhares de anos (embora também acabem morrendo de velhice depois disso).
Na verdade, eles só bebem sangue porque o sangue deles se extingue dentro do corpo. E isso provoca uma sede incontrolável que só passa depois que tiverem bebido muito sangue.
Durante milênios, os líderes vampiros mantiveram a espécie deles num tipo de parceria com figuras importantes da sociedade humana, na base do ‘não se meta com a minha vida que eu não me meto com a sua’.
Mas no final do século XX eles começaram a ser cada vez mais contestados pelos vampiros mais jovens, que desejavam que os vampiros dominassem o Mundo e simplesmente mordessem e bebessem o sangue de todos os humanos em vez de negociar com eles.
Ao mesmo tempo, na Califórnia, um caçador de vampiros chamado Blade começa a ser cada vez mais notado ao exterminar uma quantidade cada vez maior dessas criaturas, se mostrando sempre invencível nas lutas que trava contra elas.
E pro espanto dos vampiros, sem que ninguém entenda o motivo, o Blade parece ser exatamente igual a eles, embora não tenha nenhuma das fraquezas deles!
As ações do Blade somadas à rebeldia da nova geração de vampiros vão causar mudanças sem precedentes na sociedade vampírica. Principalmente porque o chefe dos vampiros rebeldes, chamado Deacon, quer realizar um ritual pra invocar uma divindade vampira com a intenção de se fortalecer. E ele pretende usar o Blade como parte desse ritual...

O personagem-título desse filme foi inspirado no exterminador de vampiros Blade, um herói da Marvel Comics que tem aparecido em algumas revistas em quadrinhos desde 1973.
O filme teve cenas filmadas nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Rússia. E o filme foi lançado em DVD no Brasil como O Caçador de Vampiros, embora fosse transmitido na TV aberta com o título original.
Blade foi uma das poucas vezes em que o supervisor de efeitos especiais Stephen Norrington se aventurou como diretor. E como um todo, ele fez um bom trabalho. É uma produção que agrada tanto aos fãs de terror quanto de aventura.
Claro que o filme tem algumas esquisitices.
Por exemplo, uma cena mostra um líder vampiro sendo morto ao amanhecer numa praia pelos rebeldes... Mas o filme deixa claro que a história se passa na costa oeste dos Estados Unidos. E nessa cena, o Sol aparece nascendo sobre o Mar (na costa oeste dos Estados Unidos o Sol se põe sobre o Mar)!
O final do filme no roteiro original previa que o Deacon transformaria todos os humanos do Mundo em vampiros. E o Blade, depois de ter tentado inutilmente impedir isso junto com uma amiga dele chamada Karen, só teria tempo de se juntar a ela e fugir pro deserto, onde ambos dariam início à criação de um grupo de resistência contra os vampiros. Mas o público de teste pro qual esse final foi exibido achou isso horrível. Assim, essa parte do roteiro foi abandonada e foi feito um final completamente diferente desse.
Blade teve 2 continuações (2002 e 2004). E a 2ª encerra a história de uma forma bem efetiva.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: