segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

GREMLINS

títulos original e brasileiro: Gremlins
ano de lançamento: 1984
país: Estados Unidos
elenco principal: Hoyt Axton, Phoebe Cates, Zach Galligan
direção: Joe Dante
roteiro: Chris Columbus

Um autoproclamado inventor chamado Randall tá andando por um bairro chinês na Véspera de Natal à procura de um presente pro filho dele, chamado Billy.
Depois de chegar a uma loja de antiguidades administrada por um idoso e pelo neto dele, o Randall escuta um barulho estranho dentro de uma gaiola. E se aproximando, ele vê uma criatura parecida com um bichinho de pelúcia lá dentro. E o menino explica que aquilo é um mogwai.
O Randall decide comprar o bichinho pro filho dele. Mas o velho responde que ter um mogwai exige muitas responsabilidades. E assim, ele não vai vender por preço nenhum, embora o Randall ofereça até U$ 200,00!
O menino, entretanto, se deslumbra com a proposta. E assim que o avô se afasta, ele vende o mogwai pro Randall.
Mesmo assim, o menino adverte o Randall sobre 3 regras indispensáveis pra criar uma criatura daquela espécie: nunca expor o mogwai à luz forte (porque isso mata ele), nunca molhar ele e nunca dar comida a ele depois de meia-noite.
E o Randall vai embora feliz da vida, sem saber que a palavra “mogwai” em Chinês significa “monstro”...

Muita gente pensa que o diretor de Gremlins foi o Steven Spielberg... Bom, tecnicamente, ele foi o produtor executivo do filme. Mas ele realmente deu alguns toques na direção.
Completando 40 anos esse ano, esse filme foi projetado desde o início pra ser uma comédia de terror. Mas, conforme o projeto foi avançando, muitas cenas de terror originais foram sendo cortadas, ao mesmo tempo em que o lado da comédia foi sendo mais desenvolvido.
Sendo mais exato, tava previsto que os gremlins cometeriam atos de violência muito mais extremos. Mas o diretor tirou uma boa parte disso, pensando em criar um filme de terror light ao qual o público infantil pudesse ter acesso.
A princípio, tava previsto que todos os mogwais se transformariam em gremlins maus quando comessem depois de meia-noite. Mas o Steven Spielberg insistiu pra que pelo menos 1 (o Gizmo) continuasse bonzinho durante o filme todo. E isso parece ter agradado muito ao público, pois o bichinho virou um pequeno herói entre as crianças dos anos 80...
Durante todo o desenrolar da história, a criaturinha se mostra bastante simpática e demonstra grande afetividade pela família que adotou ela. Principalmente pelo Billy.
O fofucho Gizmo parece entender claramente tudo o que os humanos falam, embora responda apenas ruídos e o que parecem ser algumas palavras soltas de outra língua.
E a aparência dele foi inspirada na aparência dos simpáticos cachorrinhos da raça spaniel japonês.
Gremlins também deixa algumas situações no ar.
Acho que a principal é a regra de não dar comida aos mogwais depois de meia-noite. Afinal, até que horas esse “depois de meia-noite” dura?
Teria que ser determinado o horário em que eles podem voltar a ser alimentados, como 6h da manhã, por exemplo (aí seria: não se pode dar comida aos mogwais entre meia-noite e 6h da manhã).
Quanto aos efeitos especiais, foram os melhores que a época tinha condições de oferecer. Embora algumas coisas específicas pareçam meio datadas pra nós hoje, a maioria dos efeitos ainda funcionam bem.
Gremlins chamou tanta atenção ao ser lançado que a gente percebe um certo aumento na quantidade de filmes de terror que, em maior ou menor grau, contavam com a presença de minimonstros na 2ª metade dos anos 80. Por exemplo, Attack of the Beast Creatures (1985), Criação Monstruosa, O Portão (ambos de 1987), Brinquedo Assassino e O Rato-Humano (ambos de 1988).
Gremlins também traz um easter egg da Máquina do Tempo (1960), mostrando o referido aparelho numa cena rápida em que o Randall tá falando ao telefone.
Gremlins teve um filme de longa-metragem (1990) como continuação e um seriado animado (2023) como pré-sequência.
Mais informações sobre o filme de 1984? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘criaturas subterrâneas’ pra ver um post sobre A Máquina do Tempo e em ‘minimonstros’ pra ver posts sobre Attack of the Beast Creatures, Brinquedo Assassino, Criação Monstruosa, O Portão e O Rato-Humano.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Muitos filmes foram produzidos por Steven Spielberg durante os anos oitenta e é por conta disso que muitos acham que tudo é autoria dele.

Leo Rib disse...

É verdade.