segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

ENIGMA DO OUTRO MUNDO

títulos originais: L’Effroyable Chose / The Thing
título brasileiro: Enigma do Outro Mundo
ano de lançamento: 1982
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Keith David, Kurt Russell, T. K. Carter
direção: John Carpenter
roteiro: John W. Campbell Jr. (autor do texto original) e Bill Lancaster

Antártica. Inverno de 1982.
A 4ª estação do National Science Institute é tripulada por 12 homens. E o transporte pra tirar eles dali só deve chegar na Primavera.
Um dia, chega ali o que parece ser um helicóptero perseguindo um cachorro, que foge correndo pela neve. E os ocupantes da estação saem pra ver essa estranha cena.
O helicóptero aterrissa e o homem que tava lá dentro acaba deixando uma granada cair no chão. E ele mal tem tempo de sair correndo, enquanto a granada explode e destrói acidentalmente o helicóptero.
O cachorro parece tentar pedir ajuda. E o homem do helicóptero, enquanto grita frases em Norueguês que ninguém entende, começa a atirar no cachorro, ferindo de raspão alguns ocupantes da estação ao fazer isso.
Isso só para quando o Garry, o comandante da estação, mata o norueguês com um tiro.
Vendo os nomes escritos no helicóptero e no uniforme do norueguês, eles identificam onde fica a base dele. E 2 ocupantes da estação, chamados RJ e Copper, vão até lá de helicóptero pra tentar entender o que houve.
Os americanos encontram a base destruída, manchas de sangue pelo chão e o cadáver congelado de um homem que visivelmente se suicidou.
E do lado de fora, eles veem uma grande carcaça do que parece ser um homem todo retorcido. E eles levam essa coisa pra estação deles.
Eles não imaginam o quanto vão lamentar por isso...

Quando a gente diz às crianças e adolescentes de hoje que vários filmes de terror passavam na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa, eles não acreditam.
Bom, Enigma do Outro Mundo é um dos exemplos disso: eu me lembro de ter visto esse filme SEM CORTES na Sessão da Tarde no final dos anos 80.
Só que, como a gente sabe, a TV aberta encaretou muito de lá pra cá, né?
Mas enfim: muita gente pensa que Enigma do Outro Mundo é um remake do Monstro do Ártico (1951). Mas não: o que acontece é que ambos os filmes foram inspirados no mesmo livro, chamado Who Goes There? (1938), do John W. Campbell. Então, obviamente eles têm histórias parecidas.
Enigma do Outro Mundo é mais um filme de invasão extraterrestre. Mas o alien aqui é uma forma de vida que absorve outras, fundindo elas com o corpo dela. E ao mesmo tempo, pode assumir a aparência física de uma das criaturas que ela absorveu (sim: o tal cachorro, depois de poucos minutos de filme, revela ser um extraterrestre disfarçado). Mas, quando percebe que foi descoberta no disfarce que adquiriu, a criatura assume uma forma monstruosa e ataca.
Além disso, quando o alien infecta um novo ser vivo, o novo corpo que se forma aí pode se dividir em partes diferentes. E cada parte passa a funcionar como uma criatura com vida própria.
Não há CGI aqui: os monstros são todos bonecos. Alguns, movidos a cabos e adjacências, de forma manual ou usando controle remoto; outros, vestidos pelo Joe Carone (um ator que não tinha os 2 braços e, dessa forma, cabia dentro do formato das fantasias).
A coisa foi feita de uma forma tão prática que, ao filmar uma cena em que ocorria um incêndio, os atores acidentalmente provocaram um incêndio de verdade no cenário!
Ninguém se machucou, mas vários pedaços do cenário e elementos de cena foram perdidos.
O ator Kurt Russell ficou 1 ano sem fazer a barba nem cortar os cabelos pra ficar com a cara do RJ, visto que esse já tava sem se cuidar num ambiente isolado e nevado fazia meses (depois, antes de fazer as cenas, ele aparou o que foi preciso da barba e dos cabelos).
Enigma do Outro Mundo ganhou uma pré-sequência em 2011, contando a origem do cachorro que aparece no início desse filme aqui.
Outros filmes do John Carpenter que eu já indiquei aqui foram Halloween (1978) e Eles Vivem (1988).
Mais informações sobre Enigma do Outro Mundo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘extraterrestres’ pra ver o post sobre Eles Vivem e em ‘slashers’ pra ver o post sobre Halloween.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: