quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

GEKISO SENTAI CARRANGER

título original: Gekiso Sentai Carranger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1996
país: Japão
elenco principal: Yoshihiro Fukuda, Yoshihiro Masujima, Yuji Kishi
direção: Katsuya Watanabe, Noboru Matsui, Noboru Takemoto, Ryuta Tasaki, Taro Sakamoto e Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Hirohisa Soda, Naruhisa Arakawa, Shotaro Ishinomori e Yoshio Urasawa

Depois que o clube de arruaceiros espaciais Bowzock destrói o Planeta Hazado, eles decidem fazer o mesmo com a Terra. Mas não percebem que o aparentemente último sobrevivente de Hazado, chamado Dapp, embarcou disfarçado na nave deles pra se salvar.
Quando se aproximam da Terra, todos veem 5 brilhos estranhos, cada um de uma cor, aparecendo sobre o Japão. E o Dapp reconhece aquilo como sendo as luzes mágicas do grupo Carranger, um esquadrão de guerreiros que, de acordo com as lendas do planeta dele, vai aparecer num momento de perigo pra combater o mal.
O Dapp corre pra lá pra identificar quem são esses guerreiros. Mas, pra surpresa do alien, ele encontra um grupo de 5 jovens que trabalham numa oficina mecânica e que, pelo menos a princípio, não se mostram nem um pouco interessados em lutar contra vilões espaciais...

Em 1975, a Toei Company lançou no Japão Himitsu Sentai Gorenja, o 1º de todos os sentais. E em todos os anos dali pra frente, com a única exceção de 1978, a Toei manteve algum sentai no ar.
Certamente, esse é o subgênero de seriados de aventura voltados pro público infantil (e em 2º plano, pra outros públicos também) mais bem sucedido já exibido no Japão. Ainda mais a partir de 1993, quando começou a parceria entre a Toei e a Saban Entertainment pra produzir Power Rangers, aproveitando cenas de todos os sentais que a Toei lançou a partir de 1992.
Assim, numa espécie de homenagem humorística ao seu produto tão valioso, a Toei decidiu lançar em 1996 uma espécie de paródia dos demais sentais, ou seja, Gekiso Sentai Carranger.
Dá a impressão de que os diretores e produtores da Toei decidiram rir um pouco de si mesmos quando lançaram esse seriado, já que principalmente os clichês típicos de sentais são quase todos ridicularizados aqui...
Por exemplo, no final de quase todo episódio de sentai, um monstro de tamanho humano fica gigante pela ação de algum dos vilões fixos do seriado; aqui, os vilões descobrem acidentalmente que eles ficam gigantes quando comem doce de batata.
Os vilões aqui não são uma organização criminosa nem um império extraterrestre que quer conquistar outros planetas, mas sim um clube de aliens arruaceiros que andam por aí praticando crimes principalmente pelo prazer de ser censurados por policiais espaciais e adjacências. E a sala principal da nave deles é um bar, onde todos os membros da gangue passam o dia enchendo a cara.
Os monstros aqui parecem feitos propositalmente com cara de bonecos, pra serem vistos mesmo pelo público como atores vestindo trajes de borracha e plástico.
E tanto os heróis quanto os vilões aparecem fazendo palhaçadas com mais frequência e se expressando com um gestual mais caricatural.
Isso sem contar as diversas cenas com piadas espalhadas pelo seriado todo.
Não é um programa pra ver levando a sério, né?
Se você espera torcer pro grupo de heróis exterminar por completo o grupo de vilões no final pra fazer justiça sobre todas as injustiças que os vilões praticaram durante o seriado e dar uma lição de moral séria ao fazer isso, eu já adianto que não é isso que você vai encontrar aqui.
Mais ou menos durante os últimos 15 episódios acontece um plot twist na história em relação ao comando dos vilões... Sem entrar em spoilers, posso dizer que acontece uma mudança de vilão principal.
Em 1997, várias cenas de Carranger foram utilizadas como stock footage na 5ª temporada de Power Rangers. E ao contrário do que costuma acontecer nessa situação, a produção americana inspirada nesse seriado ficou até com um ar relativamente mais sério do que o original japonês.
O ator Yoshihiro Fukuda, que aqui interpretou o guerreiro verde Minoru, já tinha feito uma pequena participação em 1 episódio de Gosei Sentai Dairanger (1993).
O ator Kazutoshi Yokoyama, que aqui interpretou o vilão Gainamo, já tinha interpretado o personagem-título transformado em Jiban (1989), o vilão Gurifoza em Kyoryu Sentai Zyuranger (1992) e a vilã Hisuteria em Choriki Sentai Ohranger (1995).
A atriz Chie Tanabe, que aqui interpretou o extraterrestre Dapp, já tinha interpretado o robô Asa G6 em Chikyu Sentai Fiveman (1990) e a vilã Ran em Ninja Sentai Kakuranger (1994).
E a atriz Takako Iboshi, que aqui interpretou a esposa do Shigunaruman, já tinha interpretado o vilão Puripurikan em Zyuranger.
Mais informações sobre Carranger? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Dairanger, Fiveman, Jiban, Kakuranger, Ohranger e Zyuranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: