domingo, 6 de março de 2022

SCHLITZE

Definir a nacionalidade do Schlitze é um pouco difícil, visto que não se sabe com certeza se ele nasceu no México ou nos Estados Unidos. E até a idade que ele tinha quando faleceu em 1971 (devido a uma pneumonia) é motivo de discussão, pois diferentes historiadores dizem que ele tinha 70, 81 ou 90 anos.
Aliás, o próprio nome artístico dele também é difícil de definir, já que a forma Shlitzie também foi usada algumas vezes.
Sendo um anão de 1, 27m com microcefalia e com uma certa limitação mental e de dicção, ele teve uma carreira de décadas se apresentando em circos dos horrores (claro que pra nós, hoje, isso parece inadmissível, só que até o início do século XX era visto como normal apresentar pessoas com deficiências físicas como atrações em circos dos horrores). Mas, em 1932, ele também participou de 2 filmes de terror, sempre interpretando personagens esdrúxulos.
As produções em questão são A Ilha das Almas Selvagens e Os Monstros (claro que não eram personagens de grande importância na história).
Vale lembrar que, como Os Monstros foi um filme que usou deficientes físicos e mentais de verdade, eu acho que hoje ele encontraria grandes dificuldades pra ser gravado, né? Quando viesse a público que esse filme tava em fase de produção, ia ter um bando de feminazis desocupadas escrevendo textões “lacradores” no Facebook dizendo que o filme tava explorando pessoas incapazes e tudo mais que se pareça com isso.
Bom, mais informações sobre o Schlitze? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: