domingo, 24 de maio de 2020

THUNDERCATS

títulos originais: Sandakyattsu / ThunderCats
título brasileiro: ThunderCats
ano de lançamento: 1985
países: Estados Unidos / Japão
produção: Pashifiku Animeshon Kabushiki Gaisha / Rankin Bass Productions / Telepictures Corporation

Ao lado de He-Man e os Defensores do Universo (1983) e de She-Ra (1985), ThunderCats forma a trilogia de heróis de espadas mágicas que conquistaram mais fãs no Brasil nos anos 80, embora He-Man ainda seja o pilar principal da trilogia.
E podemos destacar ThunderCats como o mais voltado pro público adolescente entre os 3 (os outros 2 são visivelmente mais voltados pro público infantil mesmo).
Bom, temos aqui mais um pequeno grupo de heróis, cada um com um poder diferente, lutando contra os vilões que cercam eles...
Talvez a principal novidade apresentada pelo seriado é que os heróis principais não são humanos, mas sim felinos humanoides: os ThunderCats.
No time do mal, embora haja 3 quadrilhas de vilões fixos (Mutantes, Berserkers e Lunataks), o destaque total vai pro Mumm-Ra, que foi sem dúvida o vilão mais assustador de todos os desenhos dos anos 80.
Ele é uma espécie de múmia-zumbi que controla poderes sobrenaturais do mal quase invencíveis e que faz adoração a 4 demônios (os Antigos Espíritos do Mal). E sem dúvida que ele supera muitos vilões de filmes de terror tanto na feiura quanto no comportamento.
Sem falar que ele é um personagem sem humor, ao contrário dos vários vilões de outros desenhos da mesma época, como o Esqueleto. E assim, o Mumm-Ra passa uma imagem mais assustadora ainda.
Os heróis de modo geral também são mais sérios.
O líder deles é o Lion (Lion-O, no original), que depois de passar por muitos perigos e aventuras e até de enfrentar os outros ThunderCats como parte do treinamento dele, acaba sendo coroado Rei dos ThunderCats.
E assim, as cenas de humor ficam mais por conta do Snarf, que funcionava como uma espécie de babá do Lion quando ele era criança e quer continuar se comportando como tal agora que ele já é adulto.
Bom, a maioria dos super-heróis de desenhos animados dos anos 80 tinham algum personagem (geralmente pequenininho) que servia de alívio cômico, como o Gorpo de He-Man e o Rak e o Tuk de Galtar e a Lança de Ouro (1985). Mas no caso do Snarf, ele não chega a ser escancaradamente engraçado. Pelo contrário: é um personagem que tá frequentemente vendo o lado negativo das coisas, profundamente convencido de que alguma coisa ruim sempre vai acontecer com o Lion (a não ser que o próprio Snarf evite) e infinitamente reclamando porque ninguém dá importância a ele. Só que as situações em que ele se mete são sempre cômicas.
De modo geral, os personagens de ThunderCats foram tão bem construídos e os roteiros foram tão bem escritos que você nem percebe logo de cara certas ideias que foram... ‘aproveitadas’ das histórias de outros heróis.
Por exemplo, os ThunderCats fogem do planeta natal deles que tá em chamas e prestes a explodir, ao mesmo tempo em que eles têm uma alergia mortal a um mineral que encontram... Acho que já vi alguma coisa parecida com isso em todas as versões das aventuras de um rapaz chamado Clark Kent!rs
A própria aparência de certos personagens e situações aqui entram direto nessa: o Olho de Thundera projetado no Céu pra chamar os ThunderCats é uma cópia do Bat-Sinal que a polícia de Gotham City usa em várias versões das aventuras do Batman pra chamar ele; e o Jaga aparecendo em forma de espírito pra dar conselhos ao Lion é um clone do Obi-Wan Kenobi aparecendo pro Luke Skywalker em 2 capítulos da série cinematográfica Guerra nas Estrelas (1980 e 1983).
Mas enfim: a 1ª temporada de ThunderCats foi produzida em parceria pela produtora japonesa Pashifiku Animeshon Kabushiki Gaisha e pela produtora estadunidense Rankin Bass Productions. Já no resto do seriado, a Rankin Bass saiu e a Pashifiku Animeshon seguiu em frente, agora dividindo a produção com a Telepictures Corporation.
O seriado foi lançado no Japão com o título de Sandakyattsu e nos Estados Unidos (e na maioria dos países ocidentais) com o título de ThunderCats.
E ele ganhou 2 novas versões. Uma, voltada pro público adolescente, lançada em 2011. E outra, 100% infantil e cômica (pra não dizer abobalhada), lançada agora no início de 2020.
Quanto a produções live-action sobre os heróis de Thundera, claro que tiveram fan films e outras produções amadoras (no YouTube você encontra algumas). Mas, oficialmente, nunca aconteceu nenhuma.
Mais informações sobre o seriado de 1985? Lá vai:


E já que eu mencionei elementos de Batman e do Superman, dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre os 2 seriados mais antigos sobre esses heróis: Super-Homem (1941) e O Morcego (1943). Além de Galtar, He-Man e She-Ra.
Até a próxima!

2 comentários:

Luiz Gomes disse...

Boa noite Leo tudo bem? Comecei a seguir o seu blog. Gostaria de ter o privilégio de você me seguir também. Grande abraço e muita saúde para você e sua família.

Leo Rib disse...

Claro. Inclusive já linkei o seu blog aqui.
Grande abraço também!