terça-feira, 21 de maio de 2019

SPECTREMAN

títulos originais: Uchu Enjin Gori / Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman / Supekutoruman
título brasileiro: Spectreman
ano de lançamento: 1971
país: Japão
elenco principal: Takanobu Toya, Tetsuo Narikawa, Toru Ohira
direção: Yasuharu Hasebe
roteiro: Ushio Shoji

Ultraman (1966) e Spectreman são 2 seriados de aventura que apresentam exatamente os mesmos assuntos: um herói robótico gigante que tem uma identidade secreta de aparência humana, um grupo de pesquisa tipo ‘sociedade secreta’ que ajuda o grandão a lutar contra os vilões (e do qual o próprio herói faz parte quando se encontra em sua aparência humana), extraterrestres perversos que querem dominar a Terra e monstros de várias aparências diferentes e com poderes diferentes.
Nesse último quesito, temos que reconhecer que o diretor e o roteirista de Spectreman foram bem criativos. A maioria dos monstros aqui são mutantes criados pelo Dr. Gori. Mas também tem dinossauros que acordam depois de ficarem hibernando no fundo do Mar ou no subterrâneo, monstros espaciais e até mesmo ‘assombrações’ de outros planetas, como um vampiro espacial e uma maga satanista espacial!
Já que eu mencionei o Dr. Gori, tenho que dizer que ele faz outra diferença de Spectreman quando é comparado ao Ultraman de 1966: enquanto Ultraman não tem um vilão fixo (cada monstro lá aparece por um motivo diferente e um não tem nenhuma ligação com o outro), Spectreman tem lá o Gori enchendo o saco dos heróis em praticamente todos os capítulos.
O fiel escudeiro do vilão é o Karas. E eles formam uma das duplas mais clássicas de chefe brilhante & capacho burro entre todos os vilões televisivos que já existiram. E o Karas acaba sendo responsável muito mais pelas cenas de humor do seriado.
Os 2 são macacos humanizados. E não por acaso: como o filme O Planeta dos Macacos (1968) tava super na moda no final dos anos 60 e início dos 70, vários filmes e programas de televisão daquela época apresentavam homens-macacos ao público. Assim, Spectreman foi na onda, né?
O fim (sem entrar em muitos spoilers) também é diferente, se comparado ao fim de outros seriados japoneses do mesmo tipo: 99% dos heróis japoneses matam o vilão principal no último capítulo dos seus seriados; o Spectreman, ao contrário, se dispõe a poupar a vida do Gori no confronto final com ele, lembrando que ele poderia fazer muito pela Terra com os conhecimentos científicos que possui... Só não vou contar como a cena acaba.rs
Aliás, apesar do Gori ser um vilão, fica difícil enxergar maldade pura nele. É claro que ele é um extremista maluco, mas tudo o que ele faz é com a intenção de deter o avanço da poluição na Terra e, assim, salvar o planeta da destruição.
Aliás, será que, quando o seriado começou, a intenção não era mostrar o personagem radical pra ir fazendo ele melhorar aos poucos e virar um líder ecologista? Afinal, o 1º título que o seriado recebeu no Japão (Uchu Enjin Gori) fazia alusão a ele, e não ao Spectreman. Depois é que mudou pra Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman. E só depois disso pra Supekutoruman.
Se foi isso, talvez o extremismo do personagem tenha chegado tão longe ao longo do seriado que ficou impossível regenerar ele. E aí desviaram a atenção pro Spectreman. Faz sentido, né?
Bom, o herói principal foi interpretado pelo grande judoca e karateca Tetsuo Narikawa, já falecido.
E pra encerrar, uma curiosidade: o Grupo Antipoluição, do qual o Spectreman faz parte quando tá em forma humana, tem sempre 1 único membro feminino de cada vez. Mas, por motivos desconhecidos, a atriz que interpretava esse papel era trocada frequentemente (ao todo, 4 atrizes passaram pelo seriado interpretando essas personagens). E aí tinham que dizer que era outra integrante que tinha chegado, né? Só que ninguém explica que fim levaram as antigas integrantes que saiam do grupo. Será que algum monstro do Gori comia elas?rs
Mais informações sobre Spectreman? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você encontra posts sobre O Planeta dos Macacos e Ultraman.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Séries imperdíveis para quem foi criança nos anos oitenta.

Tinha ainda Ultraseven.

Abraço

Leo Rib disse...

Sim.
O Ultraman de 1966 teve várias continuações e spin-offs. E Ultra-Seven foi uma delas.
Abraço também!