sexta-feira, 17 de maio de 2019

CALAFRIO & A VINGANÇA DE WILLARD


título original: Willard
título brasileiro: Calafrio
ano de lançamento: 1971
país: Estados Unidos
elenco principal: Bruce Davison, Elsa Lanchester, Ernest Borgnine
direção: Daniel Mann
roteiro: Stephen Gilbert (autor do texto original) e Gilbert Ralston

título original: Willard
título brasileiro: A Vingança de Willard
ano de lançamento: 2003
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Crispin Glover, Laura Harring, R. Lee Ermey
direção: Glen Morgan
roteiro: Stephen Gilbert (autor do texto original), Gilbert Ralston e Glen Morgan

Filmes de terror sobre animais enfurecidos foram comuns nos anos 70. Meio ocasionais na 1ª metade da década e produzidas em larga escala na 2ª, essas produções apresentaram quase todos os tipos de bichos atacando os humanos: abelhas, aranhas, baratas, jacarés, lagartos, macacos, piranhas, rãs, serpentes, tartarugas, tubarões, ursos, ratos...
E falando em ratos, é exatamente um filme de terror dos anos 70 com ratos que dá o pontapé inicial no post de hoje.
Inspirado no livro Ratman’s Notebooks (1968), do irlandês Stephen Gilbert, Calafrio conta a história do complexado Willard, um jovem atrapalhado, inseguro e infeliz que, ao começar a brincar de forma não-intencional com um rato, descobre que consegue estabelecer uma certa comunicação com ele através de assobios e muxoxos. E encontrando outros ratos e experimentando mais a fundo com eles o dom que descobriu, logo chega a desenvolver uma comunicação plena com os roedores, que começam cada vez mais a infestar a mansão onde ele mora com a mãe.
Os ratos são os únicos amigos que o Willard conseguiu fazer na vida toda, já que a família dele é composta basicamente por mulheres velhas que só se lembram da existência dele pra ter um comportamento infantilizador (no dia em que ele faz 27 anos, a mãe dele chega a preparar uma festa de criança pra ele, com brinquedinhos, chapeuzinhos e adjacências, além de convidar todas as velhas escrotas da família pro ‘evento’!).
Vindo desse tipo de criação, dá pra entender por quê ele tem a personalidade que tem, né?
Entre a quantidade cada vez maior de ratos que se aglomeram no porão da mansão, 2 acabam por se aproximar mais do jovem: um filhote de rato branco chamado Socrates e uma grande ratazana preta chamada Ben.
Frequentemente atormentado no trabalho por um chefe abusivo, o Willard não demora a usar seus novos amigos de 4 patas pra promover pequenas vinganças contra o patrão. Mas, conforme a coisa vai ficando mais séria com o chefe, a vingança do jovem começa a seguir por outro caminho mais extremo...
O filme rendeu uma continuação, lançada no ano seguinte, tendo o Ben como protagonista: O Rato Assassino.
Em 2003, o diretor Glen Morgan pegou o roteiro do 1º filme, deixado pelo falecido Gilbert Ralston, e adaptou ao início do século XXI, lançando um remake de Calafrio: A Vingança de Willard.
Com características mais de drama do que de terror, esse remake tem um ar mais sombrio do que o original (mas é igualmente sem muita ação). E o Willard de 2003 é retratado com problemas mais profissionais do que pessoais: a mãe dele é mostrada simplesmente como uma velha louca e aquelas tias asquerosas dele foram tiradas de cena.
Exceto por isso, a história é basicamente a mesma. Com exceção do final, que é até otimista. Afinal, é só nas condições esdrúxulas em que o Willard se encontra na última cena que ele consegue olhar pro futuro e enxergar a esperança da vida feliz que nunca teve antes.
Mais informações sobre os 2 filmes? Lá vai:


Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que aquela música Ben do Michael Jackson foi inspirada no rato Ben desse filme.

Leo Rib disse...

Sim, é verdade! É o tema do Rato Assassino. E também é a música de encerramento da Vingança de Willard.