sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

LA LOBA

título original: La Loba
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1965
país: México
elenco principal: Joaquín Cordero, José Elías Moreno, Kitty de Hoyos
direção: Rafael Baledón
roteiro: Ramón Obón

Numa noite de lua-cheia, um lobisomem sai de dentro de um túmulo e corre pro meio de uma floresta, onde mata todas as pessoas que vai encontrando pelo caminho.
Quando termina o massacre, a criatura volta pro túmulo, que agora vemos que na verdade é uma passagem secreta que conduz até uma mansão na mesma floresta. E quando chega ali, o monstro vai assumindo a aparência indistinta de uma mulher...
Um homem chamado Alejandro viajava há pouco pela floresta. E viu o lobisomem correndo e se perdendo de vista entre as árvores, encontrando logo depois os cadáveres das vítimas.
O Alejandro tá indo pra casa da namorada dele, chamada Clarisa. E ele pretende pedir ela em casamento ao pai, um cientista que tá estudando a licantropia, uma doença que pode transformar um homem num lobo e uma mulher numa loba em noites de lua-cheia.
Ele nem imagina, mas a casa em questão é a mesma mansão pra onde o lobisomem foi. E além da Clarisa, ali moram mais 3 mulheres: a mãe dela, a irmã dela e a empregada dela... Qualquer uma das 4 pode ser o lobisomem que o Alejandro viu na floresta.
Mas quem disse que só existe 1 lobisomem nessa história?

La Loba é o 1º filme de terror mexicano sério a falar sobre lobisomens (o tema já tinha sido mostrado em produções anteriores, mas sempre em comédias).
As maquiagens dos lobisomens são bem bobinhas. A gente até dá um desconto, lembrando que isso foi gravado há mais de 50 anos. Mas até O Lobisomem de Londres (1935), que é 30 anos mais antigo do que La Loba, apresentava maquiagens melhores.
A história deixa algumas contradições. Principalmente em relação ao Alejandro.
E também tem personagens mal aproveitados, como um caçador de lobisomens que só participa de uma luta no final... Bom, sendo um caçador de lobisomens, você espera que ele persiga os monstros durante a maior parte do filme, né?
Na prática, ele só entra no filme pra explicar como acabar com um lobisomem: essas criaturas só morrem se forem feridas pela mordida de um cachorro ou por um objeto de marfim.
Aparentemente, o marfim e a baba de cachorro causam alguma alergia mortal nos lobisomens, já que esses monstros não são retratados aqui como seres sobrenaturais, mas muito mais como uma espécie de mutantes ou portadores de uma doença.
Bom, como vocês veem, La Loba não é nenhuma obra-prima. Mas também não é ruim (com certeza já vi coisas muito piores do que isso aqui). Vale a pena ver por curiosidade.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E dê uma clicada aí do lado em ‘comédias’ que você acha um post sobre O Lobisomem de Londres.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: