segunda-feira, 5 de novembro de 2018

OS FLINTSTONES

título original: The Flintstones
título brasileiro: Os Flintstones
ano de lançamento: 1960
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Fred Flintstone e Barney Rubble devem ser 2 nomes conhecidos por pelo menos metade da Humanidade, já que, por mais de 50 anos, esses personagens já foram vistos em vários seriados, desenhos de longa-metragem e filmes com atores de carne e osso que mostram a Família Flintstone e os personagens ligados a ela.
Mas temos que lembrar que a estreia oficial desses personagens foi no seriado Os Flintstones, lançado com grande sucesso em 1960 nos Estados Unidos, mas exibido e reprisado incontáveis vezes em vários países desde então.
Foi a 1ª investida da Hanna-Barbera num seriado animado que mostrava uma família típica da classe média estadunidense do século XX, só que vivendo em outra época. Mas é caso de se perguntar: em que época?
OK. À 1ª vista, se trata de uma Pré-História utópica. Mas, depois de algumas décadas de observação, alguns fãs do desenho levantaram a hipótese de que a época dos Flintstones na verdade é um futuro pós-apocalíptico, pois são dadas várias indiretas disso ao longo da história (como o fato dos personagens comemorarem o Natal e mencionarem eventos do Império Romano, ou seja, situações que aconteceram bem depois da Pré-História).
A Hanna-Barbera nunca confirmou isso. Mas, se for verdade, aquilo ali seria o Mundo se reerguendo depois da 3ª Guerra Mundial.
Na 5ª e última temporada do seriado, introduziram na história um pequeno extraterrestre com superpoderes chamado Gazoo (provavelmente só porque personagens extraterrestres tavam na moda mesmo, já que era a época da Corrida Espacial). E muita gente acha que isso descaracterizou o seriado, o que fez o personagem ser deixado de lado em quase todos os programas seguintes que mostram a Família Flintstone.
Bom, pode se dizer que a história era focada em 1º lugar em comédia e em 2º lugar em aventura, seguindo essa linha do início ao fim. Alguns seriados que vieram depois, tendo os filhos do Fred e do Barney como protagonistas e já adolescentes, foram mais focados em aventura, mas sem perder, é claro, um certo ar de comédia.
Vale lembrar que 2 famílias que se mudam pra mesma vizinhança dos Flintstones ao longo desse seriado e dos seriados seguintes são caricaturas de personagens de filmes de terror: os Gruesomes e os Frankenstones (esses últimos, bem mais participantes na história).
Clique aqui pra ver mais informações sobre Os Flintstones:


Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Clássico da Hanna-Barbera.

Abraço

Leo Rib disse...

Fez parte da infância de várias gerações, né?
Abraço também!