quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A MALDIÇÃO DO HOMEM SEM FACE

título original: Curse of the Faceless Man
título brasileiro: A Maldição do Homem Sem Face
ano de lançamento: 1958
país: Estados Unidos
elenco principal: Bob Bryant, Elaine Edwards, Richard Anderson
direção: Edward L. Cahn
roteiro: Jerome Bixby

Pompeia. 79 d.C.
Um escravo chamado Quintillus Aurelius quer se casar com a filha de um homem rico. Mas o casamento entre pessoas de classes sociais tão afastadas é proibido no Império Romano.
Furioso, esse escravo, que é um devoto dos deuses etruscos, lança uma maldição sobre a família da mulher que ele deseja. Ele pede aos deuses que destruam a nobreza de Pompeia, que matem o povo de Pompeia e que façam perecer tudo o que estiver entre ele e sua impossível companheira. E deseja que o fogo que vem de dentro da terra consuma tudo ali e mantenha ele vivo depois que os romanos já não existam mais.
Os deuses etruscos ouvem o pedido desse devoto deles e causam a erupção do Monte Vesúvio, que destrói Pompeia. E transformam o corpo dele em pedra e fazem ele entrar numa espécie de hibernação, pra que ele sobreviva através dos milênios, mesmo soterrado pela lava do Vesúvio...
Ruínas de Pompeia. 1958.
Enquanto um grupo de arqueólogos escavam o chão, descobrem o corpo de um homem transformado em pedra. E mandam o artefato pra um museu pra ser estudado.
Uma amiga do dono do museu é ninguém menos do que a reencarnação da mulher com quem o Quintillus queria se casar há 1879 anos. E quando ele acorda da inconsciência em que foi mantido, vê ali uma nova chance de conseguir a mulher que nunca teve, nem pensando antes de matar qualquer pessoa que se coloque no caminho dele.

Bom, o monstro aqui é só uma figura humanoide e petrificada, que anda na mesma velocidade que um velho capenga e que não tem olhos nem nariz nem boca nem ouvidos.
Dá pra ver que a aparência dele não é a de uma das criaturas mais assustadoras que a gente já viu em filmes de terror. Qualquer pessoa só andando rápido já pode escapar dele. Só que os personagens aqui têm a tendência de enfrentar ele. Se não fosse por isso, ele nem ia ter condições de matar ninguém.
Os únicos poderes que ele apresenta são força física sobre-humana e invulnerabilidade a qualquer tipo de arma.
Quanto ao que fez ele ficar assim, a explicação básica, como já vimos, é o poder dos deuses etruscos. Mas os cientistas que analisam ele também levantam a teoria de que a terra onde ele foi soterrado tinha alguma substância química desconhecida que transformou ele num mutante.
Mas o que torna A Maldição do Homem Sem Face um filme realmente chato é a voz de um narrador, que entra mais ou menos de 5 em 5 minutos. E o pior: ele quase sempre entra pra explicar coisas óbvias, que a gente tá vendo com os próprios olhos. A participação dele no filme além de exagerada também é desnecessária.
No mais, posso dizer que esse é um filme que agrada fãs de filmes de terror típicos dos anos 50.
E pra encerrar, vale lembrar que o recentemente falecido Richard Anderson foi quem protagonizou A Maldição do Homem Sem Face.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: