segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

CAPITÃO KRONOS, O CAÇADOR DE VAMPIROS

título original: Captain Kronos: Vampire Hunter
título brasileiro: Capitão Kronos, o Caçador de Vampiros
ano de lançamento: 1974
país: Inglaterra
elenco principal: Caroline Munro, Horst Janson, John Cater
direção e roteiro: Brian Clemens

Repentinamente, as mulheres jovens de um pequeno povoado começam a ser derrubadas por uma misteriosa doença: quando se encontram sozinhas, de um minuto pro outro elas envelhecem décadas e morrem logo depois, com a boca suja de sangue!
Sem saber como lidar com a situação, o médico do vilarejo chama um amigo dele, o Capitão Kronos, pra ajudar a resolver o mistério.
O Kronos chega acompanhado pelo Professor Hieronymus Grost, um amigo que funciona como uma espécie de assistente... Acontece que ambos são caçadores de vampiros. E veem que as garotas vitimadas foram realmente atacadas por um vampiro. Mas esse é de uma espécie que, em vez de morder o pescoço das vítimas pra sugar o sangue, morde a boca pra sugar a juventude.
Uma reclusa família rica que mora nas proximidades começa a reagir de forma hostil ao comportamento do Kronos e dos amigos dele, o que deixa claro que o vampiro é alguém daquela família.
Assim, além de identificar e deter o vampiro, eles também vão ter que se defender dos eventuais ataques que sofrem vindo desses aristocratas.

Capitão Kronos, o Caçador de Vampiros foi todo filmado em 1972. Mas ficou guardado na gaveta do diretor por 2 anos, só sendo lançado de fato em Abril de 1974.
A intenção era começar aqui uma franquia. Os produtores pretendiam lançar no mínimo mais 2 filmes continuando a saga do Kronos, mostrando ele enfrentando outros tipos de vampiros.
Aliás, embora o assunto não se desenvolva, passagens do filme dão a entender que o herói aqui já viajou por várias partes do Mundo, onde aprendeu diferentes formas de luta e autodefesa: ele aparece meditando ajoelhado e com a cabeça coberta numa cena e também é visto carregando uma espada japonesa ao lado de uma espada alemã. E provavelmente ele mencionaria as causas disso nos filmes seguintes.
Mas o fracasso de Capitão Kronos nas bilheterias (esse foi o filme de terror da Hammer Film Productions com a pior aceitação do público até aquela época) fez com que abandonassem a ideia da franquia, deixando a história do Kronos limitada a essa única produção cinematográfica.
A época e o lugar em que a história se passa não ficam muito claros. E aparentemente isso foi proposital, pra que o filme ficasse mais com uma cara de conto de fadas de terror. Mas, olhando por alto, parece ser a Inglaterra no século XVIII.
Existe uma cena em que o Kronos começa a ser importunado por bandidos com intenções assassinas num bar...
Isso parece ter sido incluído no roteiro pra tornar o filme mais popular pros padrões da época. Afinal, isso parece uma cena de faroeste (o herói mata os 3 bandidos ao mesmo tempo e com 1 único golpe de espada assim que eles fazem um mínimo movimento pra se aproximar) e a gente sabe que faroestes ainda tavam na moda no anos 70.
Mas cenas de luta mesmo são poucas. E a única significativa é já nos minutos finais do filme, na mansão da tal família rica.
O herói principal foi interpretado pelo hoje falecido Horst Janson. E embora ele soubesse falar Inglês, tinha um sotaque alemão muito forte. E os produtores acharam que o público não entenderia direito as coisas que ele falava.
Assim, na edição final, todas as cenas em que ele fala foram dubladas.
Quanto à identidade do vampiro que tá atacando as mulheres, realmente só é revelada nas cenas finais. Mas não esperem nenhuma grande surpresa sobre isso: observando bem a 1ª cena em que os ricos excêntricos aparecem, já dá pra saber do que se trata.
É um bom filme? Bom, é um filme com efeitos especiais típicos dos anos 70 (100% práticos e 0% digitais) em que, como vimos, botaram lá algumas coisas típicas das produções cinematográficas de aventura daquela época misturadas com um tema de terror. Se isso lhe apetece, você vai gostar.
Ou minimamente você vai conhecer um herói que pretendiam lançar nos anos 70 e que não emplacou.
Mais informações sobre Capitão Kronos? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Foi bom você ter passado por aqui! Até a próxima!😉

Nenhum comentário: