títulos originais: Alerta en lo Profundo / Deep Blue Sea
título brasileiro: Do Fundo do Mar
ano de lançamento: 1999
países: Estados Unidos / México
elenco principal: L. L. Cool J., Saffron Burrows, Thomas Jane
direção: Renny Harlin
roteiro: Donna Powers, Duncan Kennedy e Wayne Powers
Num laboratório submarino chamado Aquatica, um grupo de cientistas tem trabalhado em experiências pra combater o mal de alzheimer. E eles procuram fazer os cérebros dos tubarões crescerem, pra extrair células dali que podem ser usadas nessas experiências.
Mas 3 desses tubarões tão sendo usados como cobaias pra ver se é possível avançar mais ainda com as experiências. O cérebro desses foi aumentado 5 vezes além do tamanho normal. Só que um deles sofreu um efeito colateral e o corpo todo dele ficou com cerca de 15 metros, o triplo do tamanho de um tubarão normal...
Como um dos tubarões fugiu recentemente (mas foi recapturado logo depois), o patrocinador das experiências, chamado Russell, fica em dúvida se vale a pena continuar investindo dinheiro nisso. E a cientista-chefe Susan decide convidar ele pra passar um fim de semana em Aquatica pra tirar qualquer má impressão que tenha ficado.
Mas a impressão que ele vai ter daqui pra frente vai ser bem pior do que a que teve até agora: os 3 tubarões que tiveram os cérebros aumentados desenvolveram uma capacidade de raciocínio superior à dos humanos! E conseguiram inundar os corredores do laboratório, podendo agora entrar ali nadando e perseguir ferozmente toda a equipe que trabalha em Aquatica!
Do Fundo do Mar chama a atenção antes de mais nada por trazer o Samuel L. Jackson, um dos grandes astros hollywoodianos, num papel secundário. E ele disse que aceitou fazer o filme mais por diversão, já que era amigo do diretor.
Também não podemos deixar de destacar cenários bem cuidados e a história mais séria do que o comum num filme de terror de tubarões, algo que dá uma certa dignidade ao filme.
Como curiosidade, podemos lembrar que nenhuma das personagens femininas principais se salva, o que é bastante raro num filme de terror. Mas isso foi meio por acaso... No roteiro original, a Susan deveria sobreviver, mas o diretor concluiu que a personagem merecia morrer, já que foi ela que causou todo o caos visto aqui.
Do Fundo do Mar consegue agradar ao mesmo tempo os fãs de terror, ficção científica e aventura. Então, se você curte qualquer um desses gêneros, vale a pena ver.
Curiosamente, depois de quase 20 anos, decidiram transformar isso aqui numa franquia, dando mais 2 filmes à série (2018 e 2020).
Pra terminar, vale lembrar aos fãs da Hora do Pesadelo (1984) que o Renny Harlin também dirigiu A Hora do Pesadelo 4: o Mestre dos Sonhos (1988).
Mais informações sobre Do Fundo do Mar? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha um post sobre A Hora do Pesadelo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário