quinta-feira, 7 de março de 2019

BARRY NORTON

O argentino Barry Norton faleceu em 1956, devido a um enfarte.
Nos quase 200 filmes em que ele apareceu, podemos ver que a maioria foram dramas, romances e comédias. E as produções de terror em que ele apareceu realmente foram poucas.
A estreia do Barry na área foi em 1927, com o filme O Bruxo.
Em 1941, ele apareceu na comédia de terror Segure o Fantasma.
Em 1945, foi a vez de Zumbis na Broadway (1945).
Em 1951, o Barry participou do filme O Tirano.
Em 1956, ele foi visto em The She-Creature.
Mas o filme de terror mais curioso em que o Barry já teve presente talvez seja Drácula (1931), que foi uma versão paralela daquele famoso filme com o mesmo nome e lançado no mesmo ano.
É que, nos anos 30, era meio comum em Hollywood pegar filmes falados em Inglês que já tavam em fase de produção e criar novas versões deles faladas em outras línguas (inclusive aproveitando os mesmos cenários e figurinos).
Então, no caso aqui, pegaram o Drácula que tinha o Bela Lugosi no papel do vampiro e dirigido pelo Tod Browning (falado em Inglês) e filmaram, quase exatamente ao mesmo tempo, uma versão que tinha o Carlos Villarías no papel do vampiro e dirigida pelo George Melford (falada em Espanhol): o elenco que falava Inglês gravava as cenas de manhã e no início da tarde, enquanto o elenco que falava Espanhol gravava as cenas no final da tarde e de noite nos mesmos cenários.
Os 2 filmes foram lançados em 1931 (a versão em Inglês foi lançada em Fevereiro e a versão em Espanhol foi lançada em Março). Mas foram feitas poucas cópias da versão em Espanhol, que acabaram se perdendo de vista poucos anos depois.
Por cerca de 40 anos, o ‘Drácula Espanhol’ foi considerado um filme perdido. Até que, nos anos 70, uma cópia foi encontrada numa filmoteca cubana e recuperada. E é graças a essa cópia que o filme pode ser visto ainda hoje.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Barry:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções inglesas’ que você acha um post sobre a versão em Inglês de Drácula.
Até a próxima!

Nenhum comentário: