terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

ULTRAMAN

título original: Urutoraman - Kuso Tokusatsu Shirizu
título brasileiro: Ultraman
ano de lançamento: 1966
país: Japão
elenco principal: Akiji Kobayashi, Masanari Nihei, Susumu Kurobe
direção: Hajime Tsuburaya
roteiro: Mamoru Sasaki

“Qual é o herói que vem à sua mente quando alguém menciona o Japão?”

Faça essa pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente no final dos anos 80 e eu posso afirmar com certeza quase absoluta que a resposta vai ser “Jaspion!” ou “Os Changeman!”.
Entretanto, se você fizer a mesmíssima pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente até a virada dos anos 70 pros 80, a resposta deve ser “Ultraman!” ou “Spectreman!”.
Pois é. Esses 2 heróis se tornaram mitos japoneses no Ocidente nos anos 70. E dessa vez vamos dar uma olhada no Ultraman.
Esse herói robótico gigante japonês apareceu pela 1ª vez na TV Japonesa no seriado homônimo de 1966, pra ajudar a “patrulha científica” (como foi chamada no Brasil a sociedade secreta da vez instalada em Tókyo) a defender a Terra de uma manada de monstros bizarros.
Aliás, embora o seriado não contasse com um vilão fixo, temos que admitir que eles eram bem criativos em relação a inventar monstros pra lutar contra os heróis: tinham monstros pré-históricos, monstros subterrâneos, monstros mutantes... Mas a maioria dos vilões eram mesmo monstros espaciais. E todos eram gigantes ou ficavam em tamanho gigante em algum momento do capítulo, pra lutar contra o Ultraman e espalhar pedaços de borracha, isopor, papelão, plástico... ou melhor, dos prédios de Tókyo pra tudo quanto era lado.rsrs
Vale lembrar que Ultraman pretendia ser o 1º seriado colorido da TV Japonesa. Mas foi desbancado pelos Vingadores do Espaço, que estreou apenas 6 dias antes dele.
A partir do ano seguinte até hoje (pois é: 53 anos!), em quase todos os anos, foi lançado um seriado novo que ‘continuava’ a história de Ultraman.
Eu escrevi entre aspas porque essas continuações não são continuações num sentido exato. Elas seguem, sim, uma cronologia. E fazem parte da mesma franquia produzida pela mesma empresa. Mas você não deixa de entender um desses seriados porque não viu os outros. Funcionam mais como seriados separados dentro da mesma franquia.
Mas poucos foram exibidos na TV aberta do Brasil.
Bom, quem curte produções de aventura e ficção científica (passando longe dos efeitos especiais de hoje, evidentemente), com certeza vai gostar de Ultraman.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha um post sobre Os Vingadores do Espaço.
Até a próxima!

2 comentários:

Jaws disse...

Lembro quando assisti o ultimo episódio desse primeiro
Ultraman...não embro se foi na Record ou SBT, só sei que na epoca(devia ter uns 7 anos acho)eu fiquei transtornado do Ultraman perder para o monstro a batalha e ficar esticado no chão nocauteado....Nem o fato de a patrulha científica destruir o monstro depois me confortou hehehe

Leo Rib disse...

Ah, sim.
Mas eles tinham que inventar uma justificativa pro Ultraman deixar a Terra, né? Aí teve lá aquela derrota dele.