domingo, 29 de janeiro de 2023

AS GÓRGONAS


Na Mitologia Grega, as górgonas eram a princípio 3 mulheres humanas: as irmãs Estenó, Euríale e Medusa.
Dona de uma beleza fora do comum, a Medusa se tornou objeto de desejo do deus Posseidon, que raptou e estuprou ela dentro de um templo da deusa Atena.
Famosa por não gostar de mulheres e admirar homens, quando Atena julgava uma situação negativa que tinha acontecido entre um homem e uma mulher, ela costumava absolver o homem e culpar a mulher. E no caso da Medusa não foi diferente: a deusa ignorou Posseidon e considerou a Medusa culpada pelo que aconteceu, profanando com sexo um templo dela, uma deusa virgem. E como castigo, a deusa transformou ela e as irmãs dela em monstros com serpentes na cabeça. E qualquer criatura que tenha olhado pra elas a partir dali, se transformou em pedra.

Esse mito grego inspirou vários filmes e seriados. Sempre com algumas partes sendo mudadas ou adaptadas, é claro.
Então, vamos ver como esse assunto foi retratado em algumas produções?
Em A Górgona (1964), documentos antigos afirmavam que existiam 3 górgonas na Grécia Antiga: as irmãs Tisífone, Medusa e Megera. E depois que a Medusa foi decapitada pelo herói Perseu e a Tisífone foi morta de uma forma desconhecida, a Megera fugiu pra uma região da Europa Central, onde encontrou uma floresta em que passou o resto da vida se escondendo.
Depois de morta, o espírito dela ficou vagando pela floresta durante milênios, até que encontrou a enfermeira Carla, que trabalhava na Instituição Médica de Vandorf, ao lado da floresta. E passou a se incorporar nela nas noites de plenilúnio.
Naquelas ocasiões, a Carla ficava com a aparência física da Megera, cantava como uma sereia pra atrair as vítimas até ela e transformava em pedra quem chegava a olhar pra cara dela (embora olhar pra cara dela através de um espelho ou olhar pra ela numa posição em que não desse pra ver a cara não causasse problema nenhum). Mas, quando o espírito se afastava e a enfermeira voltava ao normal, não se lembrava de nada do que tinha feito, já que agia sob a hipnose da górgona.
A Carla entendia apenas que, por um motivo que ela mesma não sabia explicar, não podia se afastar daquela floresta.
Essa situação durou até a noite em que o cientista Karl Meister chegou por trás da Carla com a Megera incorporada nela e decepou-lhe a cabeça com um golpe de espada, banindo o espírito da górgona, mas matando a enfermeira no processo.
Obs.: Na Mitologia Grega, Megera e Tisífone não são os nomes de 2 górgonas, mas sim de 2 Erínias, as deusas que castigavam os criminosos.
No episódio Medusa do Elo Perdido (1974), a Medusa foi retratada como uma criatura com 2 aspectos físicos diferentes: uma mulher de aparência humana e uma górgona. E ela podia claramente passar de uma aparência pra outra quando bem entendesse.
Jogada na realidade virtual onde a Família Marshall já se encontrava, ela procurou não chamar muita atenção e se isolou numa região perto de um rio, transformando aquilo num jardim, ao mesmo tempo em que decidiu transformar a maior quantidade possível de criaturas dali em pedra pra usar isso como estátuas decorativas pro tal jardim.
As roupas que a criatura tivesse usando e os objetos em que a criatura tivesse tocando na hora da petrificação também eram transformados junto.
De alguma forma, a Medusa também podia transformar plantas em pedra.
Ela também tinha um espelho mágico, no qual só se olhava quando se encontrava em aspecto humano, pois se ela se olhasse ali na forma de górgona seria petrificada pelo próprio reflexo.
Essa situação durou até o dia em que a Medusa, através de uma armadilha, atraiu a Família Marshall pro jardim dela. Mas o Jack, segurando o espelho mágico da Medusa, fez com que a górgona olhasse pro espelho na aparência monstruosa dela, assim se transformando em pedra e sendo deixada pelos heróis em meio às outras ‘estátuas’ do jardim.
No episódio A Odisseia Smurf dos Smurfs (1981), uma dupla dessa espécie conhecida como Irmãs Górgonas vivia no subterrâneo da Ilha Gorgon.
Os smurfs ajudaram um filho de Zeus chamado Hermes que tava passando por provas pra se tornar um deus. E uma dessas provas era pegar um tesouro que se encontrava na Ilha Gorgon. Mas, pouco depois que chegaram lá, os smurfs foram transformados em pedra pelas Irmãs Górgonas. Mas Hermes, sem olhar diretamente pra elas, mostrou a elas o espelho do Vaidoso. E quando ambas olharam pro próprio reflexo, se transformaram em pedra, ao mesmo tempo em que os smurfs se reverteram ao estado normal...
Na verdade, essa situação não faz muito sentido, já que as Irmãs Górgonas passavam o tempo todo olhando uma pra outra e nenhuma delas transformava a outra em pedra por causa disso, o que dá a entender que elas eram imunes à petrificação. Ou seja: não faz sentido que as Irmãs Górgonas tenham se transformado em pedra porque viram os próprios reflexos num espelho.
Obs.: A górgona de vestido roxo tem a mesma fisionomia do Gargamel, fazendo-se assim uma insinuação superficial de que ela seria uma antepassada dele.
Na versão de 1981 de Fúria de Titãs, a Medusa era uma mulher humana que trabalhava como sacerdotisa de Afrodite.
Devido à sua beleza fora do comum, ela atraiu os desejos sexuais de Posseidon. E ambos tiveram uma relação sexual dentro do templo de Afrodite.
Furiosa com o comportamento impróprio de sua sacerdotisa, a deusa transformou a Medusa numa criatura tão horrível que qualquer forma de vida que olhasse pra cara dela se transformava em pedra (embora olhar pra cabeça dela por trás não causasse nenhum problema).
A partir dali, se ela fosse ferida, o sangue que escorresse da cabeça dela se transformaria em escorpiões gigantes, enquanto o sangue que escorresse do corpo dela era tão ácido que derreteria qualquer coisa em que encostasse.
Por motivos desconhecidos, depois disso a Medusa foi morar num templo abandonado da Ilha dos Mortos, passou a odiar companhia e se tornou uma hábil arqueira, enquanto um enorme cão de guarda de 2 cabeças foi deixado do lado de fora do templo pra proteger ela (talvez por Posseidon, pra reparar de alguma forma as infelicidades dela).
E todos que se atreviam a ir até lá morriam devorados pelo cão ou então eram flechados ou transformados em pedra pela górgona.
Essa situação durou até o dia em que o herói Perseu entrou no templo com alguns companheiros, disposto a decepar a cabeça da Medusa pra usar isso contra o Kraken.
A Medusa matou os companheiros do Perseu, mas acabou decapitada por ele com um golpe de espada.
Obs.: Essa foi a 1ª vez em que a Medusa foi retratada com o corpo terminando em rabo de serpente em vez de pernas. E essa aparência física dela parece ter se tornado comum em produções feitas depois.
Na versão de 2010 de Fúria de Titãs, a Medusa era uma mulher humana normal que, devido à sua beleza fora do comum, atraiu os desejos sexuais de Posseidon.
O deus passou a assediar a mulher de forma exagerada. E ela não gostou e correu pra um templo de Atena, pensando que a deusa ia proteger ela. Mas foi alcançada por Posseidon, que derrubou ela no chão e estuprou ela ali mesmo, se retirando logo depois.
Com sua personalidade misógina, Atena não sentiu nada além de nojo olhando pra Medusa estuprada e caída no chão do templo. E assim, pra garantir que ninguém desejasse a Medusa de novo e não fizesse aquela situação se repetir, a deusa transformou ela numa górgona, substituiu o braço esquerdo natural dela por um braço de metal e prendeu ela dentro de um templo em ruínas que ficava em cima de um rio de lava. E criou uma espécie de campo de força ao redor do templo que impede que mulheres entrem ali.
Como górgona, a Medusa adquiriu o poder de transformar em pedra quase qualquer criatura que olhe direto na cara dela. As únicas formas de vida imunes ao poder dela são os djinns do deserto.
Ela também passou a andar armada com arco e flechas.
Atena permitiu que ela conservasse só o rosto humano durante a maior parte do tempo. Mas no momento exato em que a Medusa ia transformar outra criatura em pedra, ela assumia por um breve momento uma cara monstruosa.
Essa situação durou até o dia em que o herói Perseu entrou no templo com alguns companheiros, disposto a decepar a cabeça da Medusa pra usar isso contra o Kraken.
Depois de uma difícil luta, quando só o Perseu tinha sobrevivido, ele conseguiu decepar a cabeça da Medusa com um golpe de espada. E o resto do corpo dela entrou em convulsões e começou a se debater, até cair por uma fresta no chão e ir bater no rio de lava lá embaixo, onde se dissolveu.
Obs.: Em ambas as versões de Fúria de Titãs, as feiticeiras dizem que uma situação do Kraken olhando pra cabeça da Medusa será um embate de titã contra titã (vem daí o nome dos filmes). Mas na Mitologia Grega nem o Kraken nem as górgonas eram considerados titãs.
No episódio A Aflição de Shima de Esquadrão Relâmpago Changeman (1985), o Super Giluke transformou a Shima num monstro espacial com a aparência de uma górgona chamada Zone. Mas, em vez de transformar outras formas de vida em pedra, como a maioria das górgonas, ela transformava as pedras em diamantes, com intenção de instigar a cobiça e a inveja entre os humanos (todos começaram a brigar pra se apossar dos tais diamantes), além de ela poder também explodir os diamantes por telepatia como se fossem bombas.
Mas, ouvindo uma música tocada pelo Waraji, a Zone se lembrou do planeta natal dela e começou a se amansar. Embora, ao comando do Super Giluke, ela voltasse a ficar agressiva.
Depois de muitas idas e vindas nessa situação, o corpo da Zone acabou expelindo a Shima pra fora, ao mesmo tempo em que absorveu os corpos de alguns soldados hidler que se encontravam em volta dela na hora (até ali, o monstro tinha mantido uma cara humanoide, mas ficou com cara de soldado hidler a partir daquele ponto).
Continuando a lutar contra os changeman enquanto a Shima se afastava, a Zone foi destruída pelos heróis poucos minutos depois.
No episódio Um Amigo com Problemas dos Fantasmas (1986), quando os exterminadores tiveram que se aliar ao Líder Mau pra derrotar o Grande Mau, esse usou algumas diferentes criaturas monstruosas pra ir derrotando os oponentes 1 por 1.
Pra derrotar o Eddie, ele invocou a Medusa. E o Eddie até conseguiu se defender dela a princípio, mas acabou transformado em pedra pela górgona logo depois.
A Medusa simplesmente desapareceu do seriado sem explicação logo após petrificar o Eddie. E a transformação que ela fez nele se desfez pouco depois, quando o Grande Mau foi derrotado pelo Jake.

👹👹👹

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A VERSÃO DE 1981 DE FÚRIA DE TITÃS







A VERSÃO DE 2010 DE FÚRIA DE TITÃS







A GÓRGONA





CHANGEMAN




O ELO PERDIDO








OS FANTASMAS







OS SMURFS








Até Fevereiro!

Nenhum comentário: