No post anterior, vimos curiosidades sobre a série cinematográfica Sexta-Feira 13, começada em 1980 e terminada em 1989.
Hoje vamos ver curiosidades sobre 3 filmes que contam histórias sobre o Jason Voorhees que eu já mencionei aqui no blog, mas que não fazem parte da franquia original (tanto que, por motivos de direitos autorais, nenhum deles pôde usar a expressão “Sexta-Feira 13” no título).
Sobre Jason vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993):
Esse foi o 1º filme do Jason a não fazer parte oficialmente da franquia Sexta-Feira 13 e o último longa-metragem do século XX sobre o personagem.
A versão do Jason que apareceu nesse filme era mais sobrenatural do que as versões dele vistas em qualquer outro filme lançado antes ou depois.
Na cena em que a Jessica apareceu chorando no chuveiro, aquilo não foi interpretação da atriz Kari Keegan: ela tava chorando de dor de verdade, porque a água do chuveiro tava praticamente fervendo e machucando ela!
A cena em que o Jason aparece como um minimonstro rastejante se concluiria com a criatura crescendo até o tamanho humano e depois sendo jogada no porão ao tentar atacar os heróis do filme. E embora isso tenha sido filmado, não foi incluído na edição final.
Muita gente não entendeu por qual motivo a mão do Freddy Krueger apareceu agarrando a máscara do Jason na última cena do filme...
Isso na verdade foi uma espécie de piada interna, já que os roteiristas da franquia Sexta-Feira 13 e do filme A Hora do Pesadelo (1984) queriam muito fazer um longa em que o Freddy e o Jason aparecessem lutando um contra o outro (um possível encontro entre os 2 vilões num longa-metragem já era um assunto discutido desde 1987). Mas, até a época em que aquele filme foi lançado, isso nunca tinha sido possível devido a direitos autorais.
Além disso, esse é um filme cheio de cenas que fazem referências a outros filmes de terror. Essa foi uma entre várias.
Sobre Jason X (2001):
Na cena da morte do Stoney, quando a Kinsa começou a gritar depois que levou um jato de sangue na cara isso não foi interpretação da atriz Melody Johnson: o sangue cenográfico respingou acidentalmente nos olhos dela e queimou ela de verdade!
Sobre Freddy vs Jason (2003):
Embora os 3 filmes do Jason lançados pela New Line sejam, até 2ª ordem, versões aleatórias, com a história começando e acabando no mesmo filme e sem continuações, parece que Freddy vs Jason tentou, mais ou menos, conectar Jason vai para o Inferno com Jason X.
Se você assistir primeiro a Jason vai para o Inferno, depois a Freddy vs Jason e finalmente a Jason X e partir do princípio de que a história aconteceu nessa ordem, dá pra entender que, teoricamente, o Jason foi tirado do Inferno pelo Freddy e, também teoricamente, a situação em que o Jason apareceu capturado e sendo estudado por cientistas aconteceu depois que ele foi preso (de uma forma não mencionada) ao sair do lago carregando a cabeça do Freddy.
Já se você levar em conta a franquia A Hora do Pesadelo, Freddy vs Jason se encaixa perfeitamente depois de A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final – A Morte de Freddy Krueger, podendo tranquilamente ser visto como o 7º filme daquela franquia.
Quando finalmente surgiu a oportunidade de filmar um longa-metragem em que o Jason e o Freddy se encontrariam, mais de 15 roteiros contando histórias completamente diferentes foram analisados pelos produtores da New Line até aprovarem o que foi ao ar: um Freddy enfraquecido persuadindo o Jason a matar pessoas pra que pensassem que era ele, Freddy, que tava fazendo isso, pra que o medo que as pessoas sentiriam dele reativasse os poderes dele.
Freddy vs Jason foi o último longa-metragem em que o Robert Englund interpretou o Freddy, depois de 19 anos dando vida ao personagem em outros 10 filmes.
👹👹👹
Outras vezes em que o blog já falou sobre...
A série SEXTA-FEIRA 13
A HORA DO PESADELO
FREDDY VS JASON
JASON VAI PARA O INFERNO
JASON X
Até a próxima!😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário