domingo, 27 de novembro de 2022

SE VOCÊ É FÃ DE PRETO E BRANCO, DÊ UMA OLHADA AQUI


Não é novidade pra ninguém que, na época em que os primeiros filmes foram feitos, no final do século XIX, não havia nem a possibilidade de filmar imagens coloridas (e nem sequer com som ao fundo), pois não havia tecnologia pra isso. E assim, as produções em preto e branco dominariam o cinema por muitas décadas a partir dali.
Pra exemplificar, vamos nos lembrar de Frankenstein (1910) e Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1912).
De 1914 pra frente, as primeiras e raras produções com um colorido muito tímido foram começando a surgir.
O Fantasma da Ópera (1925) foi o 1º longa-metragem de terror com 1 única cena colorida, no momento em que o Erik se mostra em público com mais desembaraço, certamente por ser uma cena de extrema importância pro filme.
Mas cada produção com alguma cena em cores era quase um grão de areia numa praia de produções em preto e branco. E só na virada dos anos 50 pros 60 é que o colorido começou a substituir o preto e branco de uma forma mais significativa (dependendo do país, é claro).
Antes disso, tavam lá Zut! Zut! Ma Légitime! (1920?), Nosferatu (1922), Drácula, Frankenstein (ambos de 1931), O Lobisomem de Londres (1935), O Lobisomem (1941), O Morcego (1943), A Mulher-Lobo de Londres (1946), Superman and the Mole-Men (1951), Monster from the Ocean Floor, O Monstro que Desafiou o Mundo, O Terror do Himalaia (os 3 de 1954), A Ilha do Pavor, A Maldição do Monstro, El Ladrón de Cadáveres, O Escorpião Negro (os 4 de 1957), A Ameaça do Outro Mundo, A Maldição do Homem sem Face (ambos de 1958), Obras Maestras del Terror (1960) e La Loba (1965).
Isso acontecia até por uma questão de grana mesmo, já que um filme em preto e branco saía no mínimo um pouco (NO MÍNIMO UM POUCO, vamos frisar) mais barato do que um filme em cores.
Mas controle de gastos não era o único motivo: quando o diretor e os produtores tavam com muita pressa pra terminar o filme (e quase sempre eles tavam), o preto e branco também ajudava. Porque, como nada ali ia aparecer com a mesma nitidez que apareceria numa produção colorida, não era preciso tomar excesso de cuidado com falhas nos cenários, nos figurinos e nas maquiagens. E assim, tudo ficava pronto mais rápido.
Aliás, algumas produções de baixo custo do século atual também usam o preto e branco exatamente por causa da nitidez e exatamente com a intenção de esconder as imperfeições dos cenários, figurinos e maquiagens.
Por exemplo, Habitaciones para Turistas (2004).
Mas e daí?
O preto e branco impediu que o mutante da versão de 1910 de Frankenstein perseguisse o cientista que criou ele? O preto e branco impediu que o Mr. Hyde fizesse as maldades dele na vizinhança? O preto e branco impediu que o casal tarado de Zut! Zut! Ma Légitime! fizesse as putcharias que queria fazer? O preto e branco impediu que o Luke Benson de Superman and the Molemen causasse a revolta popular que causou em Silsby? O preto e branco impediu que o Daka do Morcego tentasse controlar mentalmente as pessoas? O preto e branco impediu que as formas de vida animal de Tarahumare da Maldição do Monstro se transformassem em mutantes gigantes? O preto e branco impediu que o Horacio de Habitaciones para Turistas organizasse uma máfia pentecostal pra exterminar mulheres que queriam fazer abortos? O preto e branco impediu que o Erik do Fantasma da Ópera, o Conde Orlok de Nosferatu, o Larry Talbot do Lobisomem, o cíclope com tentáculos de Monster from the Ocean Floor, os monstros subterrâneos gigantes do Escorpião Negro, os moluscos pré-históricos do Monstro que Desafiou o Mundo, os yetis do Terror do Himalaia, os caranguejos mutantes da Ilha do Pavor, os lobisomens de La Loba, a Martha Winthrop da Mulher-Lobo de Londres, o Wilfred Glendon do Lobisomem de Londres, o Quintillus Aurelius da Maldição do Homem sem Face, o cientista louco de El Ladrón de Cadáveres, o marciano da Ameaça do Outro Mundo, o Conde Drácula e o Monstro de Frankenstein fizessem as vítimas deles?
Pois é. Então, isso não só não impediu que nenhum vilão das produções mencionadas acima parecesse ameaçador, como também não impediu que você torcesse pros heróis dessas produções.
E finalmente, o preto e branco também pode ser usado propositalmente pra causar efeitos psicológicos no público, tais como fazer o espectador prestar mais atenção na história e nos diálogos do que nas imagens, já que essas acabam ficando mais simples.
No caso de La Media Vuelta (1995), por exemplo, as cenas em preto e branco fazem você prestar mais atenção no drama do noivo abandonado do que nas imagens.
E atualmente muitas pessoas ainda são fãs de filmes em preto e branco. Principalmente porque a imagem com essa aparência passa uma sensação diferente.
Vejam a mesma imagem em cores e em preto e branco:
Acho que ninguém vai dizer que tem exatamente a mesma sensação quando olha pros 2 lados, né?
Fechando o assunto, não vamos nos esquecer da colorização, ou seja, o processo de pegar um filme que foi feito originalmente em preto e branco e recriar as imagens dele numa versão em cores.
O Monstro Gigante do Gila (1959), por exemplo, passou por esse processo: dê um passeio pela Internet que você encontra tanto a versão original em preto e branco quanto a versão colorida dele.

💥💥💥

Outras vezes em que a Multibússola falou sobre...

A AMEAÇA DO OUTRO MUNDO


A ILHA DO PAVOR



A MALDIÇÃO DO HOMEM SEM FACE



A MALDIÇÃO DO MONSTRO



A MULHER-LOBO DE LONDRES



DR. JEKYLL AND MR. HYDE



DRÁCULA



EL LADRON DE CADAVERES


FRANKENSTEIN DE 1910


FRANKENSTEIN DE 1931




HABITACIONES PARA TURISTAS


LA LOBA


LA MEDIA VUELTA


MONSTER FROM THE OCEAN FLOOR



NOSFERATU




O ESCORPIÃO NEGRO


O FANTASMA DA ÓPERA




O LOBISOMEM


O LOBISOMEM DE LONDRES



O MONSTRO GIGANTE DO GILA



O MONSTRO QUE DESAFIOU O MUNDO



O MORCEGO


O TERROR DO HIMALAIA



OBRAS MAESTRAS DEL TERROR



SUPERMAN AND THE MOLE-MEN



ZUT! ZUT! MA LÉGITIME!


O blog vai indicar outras produções em preto e branco no futuro? Nada impede. Desde que a produção me interesse, eu não vou deixar de falar sobre ela só porque foi feita em preto e branco.
Mas, se isso acontecer, vai ser de uma forma mais eventual. Porque, como vocês sabem, eu comecei o blog falando sobre produções mais antigas (e a maioria das produções em preto e branco tão nesse pacote) e fui caminhando pras mais recentes. Então, as que vão aparecer com mais frequência daqui pra frente são as produções lançadas no século atual.
Até a próxima!

Nenhum comentário: