O Halloween tá vindo aí. E o que vem à mente da maioria dos fãs de filmes de terror quando se fala nessa data é a franquia mais inspirada nela desse gênero: a série cinematográfica Halloween, começada com o filme homônimo em 1978.
👹Durante a pré-produção, o filme tava programado pra se chamar O Assassino de Babás. Depois, acharam mais interessante mudar pra Halloween.
👹O roteiro original de Halloween mostraria algo bem diferente da história que foi vista durante as continuações: o Michael Myers seria simplesmente o próprio mal encarnado na forma humana, a obsessão dele seria simplesmente por matar babás e pessoas que se aproximassem dessas babás (não havia previsão de nenhum parentesco dele com a Laurie) e ele usaria uma máscara de palhaço em vez de uma máscara de borracha branca sem expressão.
👹Os produtores do filme não tinham dinheiro pra contratar figurinistas nem pra mandar fazer figurinos. E assim, as roupas que os atores e atrizes aparecem vestindo no filme são roupas que eles mesmos tinham em casa e levaram pra usar nas filmagens.
👹O psiquiatra Samuel Loomis deveria ter um casamento em crise. Mas o ator Donald Pleasence, que interpretava o personagem, pediu pra que essa parte fosse tirada do roteiro, dizendo que o personagem convenceria mais se fosse um workaholic sem vida pessoal.
👹Quando o filme tava nos seus primeiros rascunhos, os produtores pensaram em convidar o Christopher Lee ou o Peter Cushing pra interpretar psiquiatra. Mas, devido ao salário baixíssimo que eles tinham a oferecer, obviamente isso não passou das intenções iniciais.
👹Na cena da morte da Judith, que foi gravada em plano único (sem cortes), ela aparece subindo pro quarto dela com o namorado. Mas 1 minuto e 20 segundos depois ele aparece vestindo a camisa e descendo a escada, ficando claro que eles tiveram algum tipo de contato sexual que deixou ambos bem satisfeitos...
É difícil entender qual é o tipo de prática sexual que pode ter acontecido em tão pouco tempo. Mas talvez eles tenham praticado masturbação a 2 ou sexo oral.
👹Talvez a parte mais sem sentido do filme seja a fuga do Michael do hospício, já que ele fez isso dirigindo um carro e sem nunca ter saído do hospício e nem sequer encostado num carro desde que era criança.
Na verdade, chegou a ser filmada uma cena em que o Samuel comenta “Alguém aqui deu lições de direção a ele!”, embora o assunto seja esquecido logo depois. Mas a cena em que ele fala isso foi excluída na edição final do filme.
👹Há mais algumas esquisitices em relação a esse assunto...
Um assassino violento fugindo de carro de um hospício é motivo pra que as polícias de todos os estados vizinhos sejam acionadas, independente do hospício querer ou não que o caso venha a público. E nada parecido com isso aconteceu ali.
Mesmo que o carro tivesse com o tanque cheio, isso não teria bastado pro Michael dirigir o carro por toda a distância percorrida do hospício até a cidade de Haddonfield e depois ainda continuar dirigindo o carro através da cidade.
Não vão querer me convencer de que ele parou em algum posto de gasolina e pediu pra abastecer, né?
E na porta do carro tava escrito “SEAL OF THE STATE OF ILLINOIS. AUG 26th 1818. FOR OFFICIAL USE ONLY.”
Será que um carro com essas características visto por aí não ia no mínimo chamar alguma atenção?
👹Há uma cena em que o Michael prega um garoto numa parede com uma faca, depois ele fica parado e olhando fixo pro cadáver do garoto, enquanto vira a cabeça pra direita e pra esquerda.
A ideia ali era passar uma imagem de retardo mental mesmo, de uma pessoa sem muito discernimento que fica olhando pra alguma coisa que acabou de fazer.
Esse movimento foi imitado em vários slashers seguintes, quando o vilão é mostrado com mais clareza [o Jason Voorhees, principalmente, aparece olhando pra alguém ou pra alguma situação e fazendo esse movimento em várias cenas nos filmes da franquia Sexta-Feira 13 (1980)].
👹O filme de 1978 deu origem a 3 linhas de tempo que contam 3 versões diferentes da história.
A 1ª começa com um filme de 1981, que tem a história continuada num filme de 1988, que tem a história continuada num filme de 1989, que tem a história continuada num filme de 1995.
A 2ª linha de tempo começa com um filme de 1998, que ignora o que foi mostrado nos 3 filmes anteriores e continua a história que foi mostrada no filme de 1981. E que teve uma continuação em 2002.
E a 3ª linha de tempo começa em 2018, levando em conta só o que foi mostrado no filme de 1978 e ignorando todos os outros filmes. E que teve 2 continuações, lançadas em 2021 e 2022.
👹Diferente de outros vilões de slashers, que quase sempre vão ficando com uma aparência física cada vez mais suja e desgastada conforme os seus filmes vão avançando, o Michael nunca chega a ficar extremamente sujo e com a máscara e as roupas danificadas, apesar de chegar a ser atingido de formas que matariam um ser humano normal.
👹O filme teve 3 títulos quando foi exibido no Brasil: foi lançado nos cinemas como Halloween, foi exibido pelo SBT como O Dia das Bruxas e depois foi lançado em DVD como A Noite do Terror.
💀💀💀
Outras vezes em que a Multibússola falou sobre...
Halloween
Os filmes do Jason Voorhees
Até Novembro!😊→

Nenhum comentário:
Postar um comentário