segunda-feira, 29 de novembro de 2021

AS DUPLAS FEMININAS DO MAL DOS TOKUSATSUS OITENTEIROS


Tokusatsu. Palavra da Cultura Pop que é uma contração da frase japonesa “Tokushu kooka satsuei”, ou seja, “Filmagem com efeitos especiais”.
E tem gente que pega essa contração e ainda abrevia: fala “toku” em vez de “tokusatsu”.
Bom, como acho que já deu pra entender, o que é definido como tokusatsu é aquele gênero de seriados (ou, em menor quantidade, filmes) com pessoas de carne e osso, sobre heróis e/ou monstros passando por histórias de aventura e produzidos no Japão (ou coproduzidos entre o Japão e outro país).
E se você foi criança e/ou adolescente no Brasil nos anos 70, 80 ou 90, acho impossível que você não tenha no mínimo ouvido falar em alguns deles. Principalmente nos que foram produzidos nos anos 80, que foi a época que serviu como o epicentro do contato com esses programas através da TV aberta do Brasil (principalmente quem costumava ver a Rede Manchete naquela época sabe o que eu quero dizer rsrs).
E uma das características dos seriados japoneses de aventura dos anos 80 foi bastante comum no núcleo dos vilões: 2 personagens femininas que sempre andavam juntas e ocupavam o mesmo posto na quadrilha da qual elas faziam parte.
Pois é. Em quase todo tokusatsu dos anos 80, uma dessas duplas femininas tava lá no time do mal.
A função dessas personagens variava um pouco de um seriado pro outro. O principal ponto em comum entre elas que eu observo é que essas vilãs rarissimamente ocupavam um posto de liderança muito alto na organização da qual elas faziam parte. Geralmente elas só tinham autoridade pra mandar nos monstros e nos soldados da organização.
Elas apareciam pela 1ª vez sempre no mesmo episódio e morriam quase na totalidade das vezes também no mesmo episódio (e muitas vezes, na mesma cena).
E na hora de encarar os heróis no campo de batalha, elas geralmente eram vistas junto com algum vilão que ocupava um posto mais alto na organização, cada uma de um lado dele, quase sempre usando roupas parecidas, mas de cores diferentes. E mesmo quando não existia outro vilão presente, era raro ver uma dessas vilãs sozinha em alguma cena, sem a outra junto dela.
Algumas dessas vilãs eram guerreiras, outras eram só espiãs e outras funcionavam mais como parte da decoração, já que não faziam nada ou quase nada na prática além de ladear outro vilão.
Bom, vamos ver de quem exatamente a gente tá falando?
BERA & BESU
Em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982), elas eram originalmente 2 bonequinhas que ficavam dentro do sarcófago do Comandante Desmark enquanto ele dormiu lá dentro.
Quando acordou, o vilão deu vida à Bera e à Besu e fez elas crescerem até o tamanho humano, pra que passassem a trabalhar como as aias dele.
GASH & SHADOW
Em Spielvan (1986), essas vilãs foram definidas pelo protagonista do seriado como “guerreiras mutantes bio”... Embora ele nunca explique o que é isso, dá a entender que se trata de um tipo superior de guerreiro mutante, com algumas partes do corpo cibernéticas.
A Gash e a Shadow trabalhavam como espiãs do Império Water, quase sempre atuando sob o comando da Lai.
KARA & MARA
Em Black Kamen Rider (1987), elas eram 2 mutantes que o Shadow Moon criou com a própria energia dele, já nos últimos episódios do seriado.
E ele fez isso só pra elas fazerem parte da decoração do Santuário de Gorgom, já que, durante 90% da vida da Kara e da Mara, elas só ficavam paradas à direita e à esquerda do Shadow Moon olhando o circo pegar fogo enquanto os outros vilões é que agiam de fato. E podem somar a isso o fato de que elas nunca falaram nenhuma palavra em nenhum episódio do seriado.
KENON & MARSHAL
Em Jiban (1989), elas começaram muito bem hierarquicamente, ocupando um posto de liderança em Baiolon inferior apenas ao próprio Dr. Jean-Marie. Mas foram desbancadas quando o Jean-Marie criou a Mado-Garbo, fazendo dela a 2ª no comando depois dele.
Mesmo assim, até o último episódio, a Kenon e a Marshal nunca deixaram de ser personagens bem atuantes na história, trabalhando ao mesmo tempo como guerreiras, espiãs e carrascas (eram elas que matavam os membros traidores da organização).
KIRA & MIRA
Em Denshi Sentai Denziman (1980), elas eram as aias da Rainha Hedorian, a Soberana de Beda. E embora não fossem guerreiras, elas também iam frequentemente ao campo de batalha pra observar as lutas contra os heróis.
Ao contrário de outros grupos de vilões do mesmo tipo, a Kira, a Mira e os outros membros de Beda formavam um clã no qual existia amizade sincera e apreço recíproco entre eles.
KIRT & URK
Em Comando Estelar Flashman (1986), elas eram as assistentes e guarda-costas dos 3 generais de Mess, ou seja, o Gals, a Néfer e o Wandar.
Embora nunca tenham tomado nenhuma atitude significativa ao longo da história, a Kirt e a Urk eram bastante agressivas e violentas na hora de meter a porrada nos inimigos.
MISS AKUMA 1 & MISS AKUMA 2
Em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983), elas tinham 2 funções básicas entre os membros de Mad: fazer serviços de espionagem pra Dra. Porter e trabalhar como guarda-costas do General Gailer.
A Miss Akuma 1 e a Miss Akuma 2 são a única dupla mencionada aqui em que as personagens encontram seus destinos finais em episódios diferentes do seriado.
SECRETÁRIA K & SECRETÁRIA S
Em Metalder, o Homem-Máquina (1987), elas eram as secretárias do empresário milionário Makoto Dobara, trabalhando pra ele na sala presidencial do Colosso do Império Neroz.
Como o Makoto não era ninguém menos do que a identidade humana do Imperador Neroz, quando ele se transformava, a Secretária K e a Secretária S também passavam a usar roupas de guerreiras (inclusive, elas participavam do processo de transformação dele, fechando as persianas do escritório do vilão pra que a escuridão cobrisse ele no momento da mutação). Mas foram bem raras as vezes em que essas vilãs partiram pra porrada pessoalmente contra os heróis do seriado.
GURU & PURIMA
Em O Fantástico Jaspion (1985), elas eram originalmente membros da quadrilha dos Quadridemos, ao lado do Iki e do Zampa. Mas, com a destruição desses 2, passaram a atuar mais como espiãs e guerreiras do MacGaren, demonstrando mais dedicação a ele do que ao próprio Satan Goss.
Ao contrário dos seus colegas Iki e Zampa, a Guru e a Purima nunca tentaram cada uma atacar o Jaspion sozinha. Elas partiam pro combate sempre em dupla e, na grande maioria das vezes, escoltadas por soldados.
AMAZONA nº 1 & AMAZONA nº 2
Em Jaspion também existiu outra dupla feminina do mal, mas com infinitamente menos destaque do que a Guru e a Purima: a Amazona nº 1 e a Amazona nº 2 foram um par de guerreiras mutantes criadas a mando do MacGaren no 10º episódio e mortas pelo herói no mesmo episódio.

👹👹👹

Outras ocasiões em que a Multibússola já falou sobre...

BLACK KAMEN RIDER



DENZIMAN



FLASHMAN


GOOGLE FIVE


JASPION


JIBAN


METALDER



SHARIVAN




SIPIELVAN


Até Dezembro!

Nenhum comentário: