quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

A MISSÃO PROIBIDA

título original: Apollo 18
título brasileiro: A Missão Proibida
ano de lançamento: 2011
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Lloyd Owen, Ryan Robbins, Warren Christie
direção: Gonzalo López-Gallego
roteiro: Brian Miller e Cory Goodman

O 1º homem a caminhar sobre o solo da Lua, em 1969, se chamava Neil Armstrong. E 3 novas missões à Lua foram canceladas em 1970. Mas, mesmo assim, uma última missão conhecida à Lua ocorreu em 1972.
Em 1974, as famílias de 3 astronautas americanos chamados John, Ben e Nate foram informadas de que eles iam cumprir missões em diferentes regiões da Terra. E pouco depois que partiram, a NASA afirmou que eles morreram em acidentes e em circunstâncias em que os corpos não podem ser recuperados.
Mas, em 2011, uma filmagem secreta foi postada num site da Internet. E as imagens ali revelaram que o destino dos 3 astronautas foi bem diferente do que dizia a explicação oficial da NASA: sem saber, eles foram usados como cobaias numa experiência que a NASA queria fazer na Lua. E o que eles encontraram explica bem por qual motivo 3 missões foram canceladas depois da 1ª e ninguém quis voltar lá depois daquela época...

Produzido nos Estados Unidos e filmado no Canadá, A Missão Proibida completou 10 anos de lançamento em Setembro.
Esse filme se inspira nas perguntas que algumas pessoas se fazem até hoje...
Se nos anos 60 houve tanto alvoroço da Humanidade pra viajar até a Lua, por que ninguém voltou mais lá depois de 1972? Será que é porque encontraram alguma coisa lá que quiseram manter em segredo? Ou será que é porque ficaram com medo de alguma coisa que vive lá querer vir pra Terra?
A Missão Proibida se mantém como uma história de suspense durante a maior parte, só partindo mesmo pro terror lá pela última meia hora.
É um filme que segue o estilo ‘found footage’, ou seja, foi feito como se os próprios personagens tivessem filmado a história, as filmagens se perderam deles por algum motivo e depois outra pessoa encontrou e publicou. Mas o principal buraco no roteiro é exatamente esse: se as imagens feitas ficaram na Lua e se ninguém nunca mais foi lá depois disso, como essas imagens vieram parar na Terra?
Como a história se passa nos anos 70, foram usadas câmeras dos anos 70, pra fazer as filmagens ficarem com uma aparência mais realista.
Não vou entrar em spoilers sobre o que exatamente acontece com os 3 astronautas na Lua. Mas posso dizer que, numa das primeiras versões do roteiro, a Lua seria habitada por gigantes de pedra. Só que o diretor não gostou do resultado final e mudou pra outra coisa diferente disso.
Posso indicar esse filme a quem gosta principalmente de suspense. Isso não falta aqui.
Por outro lado, se o que você quer ver é um filme cheio de cenas de violência explícita do início ao fim, já vou adiantando que A Missão Proibida não é pra você. O filme até tem algumas cenas splatter muito simples. Mas não passa disso.
Mais informações sobre A Missão Proibida? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: