terça-feira, 9 de novembro de 2021

A FÚRIA DE SIMUROC

título original: Roadkill
título brasileiro: A Fúria de Simuroc
ano de lançamento: 2011
países: Estados Unidos / República da Irlanda
elenco principal: Diarmuid Noyes, Kacey Clarke, Ned Dennehy
direção: Johannes Roberts
roteiro: Andrew Rangel e Rick Suvall

Um pequeno grupo de jovens americanos vão dar um passeio pelas estradas desertas das charnecas irlandesas com uma van.
No caminho, eles param pra abastecer numa espécie de comunidade cigana.
Uma das garotas fica perto do carro, enquanto os outros entram numa loja. E ela acaba sendo abordada por uma velha cigana deformada, que pede pra ler a mão dela. Mas, de repente, a velha começa a dar uns trancos e diz que os forasteiros precisam ir embora dali imediatamente!
Dentro da loja, os outros acham interessante um pequeno amuleto que o dono do lugar, chamado Luca, mantém pendurado no pescoço. E embora o coroa diga que o amuleto não tá à venda, eles insistem em comprar.
O Luca tenta passar a perna neles, se afastando e depois voltando com uma caixa fechada com outra coisa dentro que ele entrega aos americanos. Mas ele fica com o dinheiro da venda.
Claro que isso resulta numa briga que acaba com os garotos arrancando o amuleto do pescoço do cigano e correndo de volta pra van. Mas, quando começam a se afastar, eles atropelam a velha que tava ali. E nos últimos suspiros, ela amaldiçoa o grupo, dizendo que o Simuroc vai pegar todos eles.
Depois de tentar inutilmente prestar socorro à cigana, os garotos fogem dali o mais rápido que podem.
De acordo com um dos garotos, Simuroc é uma ave de rapina lendária invencível, mas que tem medo de fogo.
No meio da estrada, uma grande quantidade de névoa aparece do nada e faz eles se perderem. Ao mesmo tempo em que eles escutam o grito de uma ave de rapina lá fora e alguma coisa começa a atacar a cobertura da van. Mas os problemas deles ainda vão ficar muito mais sérios do que isso...

A Fúria de Simuroc completou 10 anos de lançamento em Abril. E é um dos filmes da Maneater.
Até que temos aqui alguma originalidade: um filme de terror gravado na República da Irlanda que tem uma ave de rapina como único monstro da história e na qual a mocinha mais boazinha do grupo de heróis não é a única sobrevivente no final do filme. Nada disso são coisas que se vê todo dia, né?
Tirando isso, é um filme bastante trash. Inclusive, o monstro é incrivelmente não assustador.rsrs
Um urutau de verdade é muito mais feio do que aquilo. A não ser que você tenha ornitofobia (medo compulsivo de aves), o Simuroc não vai provocar nada parecido com medo em você.
Uma grande contradição também fica no ar...
Logo vemos que o Simuroc não consegue atacar nenhuma pessoa que use o amuleto do Luca. Mas, pelo que ficou claro, a criatura só tá perseguindo os garotos por causa da maldição da cigana, ou seja, de alguma forma, aqueles ciganos controlam o monstro através de magia, certo? Só que, não muito tempo depois do atropelamento, a criatura mata uma mulher que era uma habitante local e que obviamente fazia parte da comunidade cigana.
E o Luca quer compulsivamente recuperar o amuleto pra se proteger. Por quê, se ele também faz parte da comunidade cigana?
Será que isso significa que o Simuroc mata qualquer pessoa que ele encontre pelo caminho, inclusive os ciganos? Porque, se é isso, a cigana que morreu não podia controlar ele. E portanto, a maldição dela não faz sentido.
Como clichê básico, o filme retrata os caipiras (no caso aqui, como já vimos, ciganos que moram numa comunidade rural) daquela forma que a gente sempre vê em filmes de terror: de aparência meio suja, grosseiros, avessos a forasteiros e meio psicopatas.
As cenas de humor são poucas, mas ficam mais por conta do personagem Chuck.
Então, veja A Fúria de Simuroc se você quiser se distrair e ver algo relativamente sem clichês, mas sem esperar grandes coisas, é claro.
Curiosamente, eu lembro que esse filme foi um dos últimos DVDs que eu aluguei na época das saudosas locadoras de vídeo.
Bom, outro filme da Maneater que eu já indiquei aqui foi A Criatura da Montanha (2011).
Mais informações sobre A Fúria de Simuroc? Lá vai:


E dê uma clicada aí lado em ‘criaturas pré-históricas’ que você acha o post sobre A Criatura da Montanha.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: