sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A HORA DA ESCURIDÃO

títulos originais: Fantom / The Darkest Hour
título brasileiro: A Hora da Escuridão
ano de lançamento: 2011
países: Estados Unidos / Rússia
elenco principal: Emile Hirsch, Max Minghella, Olivia Thirlby
direção: Chris Gorak
roteiro: Jon Spaihts, Leslie Bohem e M. T. Ahern

Depois de terem levado um golpe de um empresário desonesto, 2 garotos americanos chamados Sean e Ben aproveitam que se encontram em Moscou e vão conhecer a cidade à noite. E numa boate, eles encontram 2 turistas americanas chamadas Anne e Natalie.
De repente, as luzes se apagam e todos os aparelhos param de funcionar. E saindo da boate, todos veem que as luzes de todos os estabelecimentos da cidade também se apagaram, ao mesmo tempo em que luzes estranhas começaram a aparecer no Céu.
Essas luzes vão aterrissando por toda a cidade, sendo que uma delas pousa na rua bem ao lado da boate e fica invisível assim que toca o chão.
Enquanto uma multidão se aglomera ali ao redor, um policial se aproxima pra tocar na coisa. Mas ele é desintegrado assim que faz isso!
Diante da cena, todos entram em pânico e saem correndo. E o Sean, o Ben, a Anne e a Natalie vão se esconder no depósito da boate, só tendo coragem de sair dali 3 dias depois. Mas, quando saem, encontram tudo bem pior do que imaginavam: as ruas de Moscou tão completamente desertas e cheias de carros batidos espalhados por toda parte, enquanto vários montinhos de poeira (provavelmente pessoas e animais desintegrados) tão espalhados pelo chão.
Será que ainda sobrou algum lugar seguro pra onde se pode ir?

Já posso começar dizendo que, se você é fã de Jonny Quest (1964), certamente esse filme vai lembrar muito a você o 20º episódio (O Monstro Invisível). Mais especificamente, em várias cenas você consegue vislumbrar uma presença feita de energia, que não pode ser tecnicamente enxergada e que vai destruindo todas as coisas em que ela encosta enquanto vai seguindo em frente.
A maior parte da história se limita a mostrar os humanos andando por uma grande cidade deserta e semidestruída e se escondendo das criaturas que desceram do espaço quando percebem que elas tão se aproximando. São pouquíssimas aqui as cenas de luta aberta entre heróis e vilões.
Mas, exatamente por isso, A Hora da Escuridão tem boas cenas de suspense. Principalmente quando você vê os humanos se escondendo e torce pra eles não serem encontrados pelas criaturas invasoras.
O filme também não tem momentos parados, já que os humanos têm que ficar em alerta durante 100% do tempo pra não serem atacados e transformados em pó.
Comparando A Hora da Escuridão com outros filmes do mesmo tipo, eu diria que é um filme bom e se vê que recebeu um investimento melhor na produção.
Claro que tem algumas esquisitices, como uma personagem que cai num rio e vai parar a quase 1 quilômetro dali em poucos segundos, um ônibus que sai rodando apesar de se encontrar freado e tal.
Mas, desconsiderando uma bobagem ou outra, se você gosta de suspense e de filmes de invasão extraterrestre, você vai gostar dessa coprodução russo-estadunidense que vai completar 10 anos de lançamento em Dezembro.
Mais informações sobre A Hora da Escuridão? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Jonny Quest.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: