terça-feira, 17 de dezembro de 2024

OS TIRANOS QUE CAÍRAM DO TRONO


Esse post vai indicar um filme sobre o Bashar al-Assad, sobre o Pedro Castillo e adjacências? Não. Eles bem que se encaixariam mesmo no post. Mas os personagens mencionados aqui são fictícios.
Bom, existe um ditado que diz:

“Quem é rei nunca perde a majestade!”

Será? Observando a trajetória de alguns vilões de filmes e seriados que já foram os soberanos de certas regiões, ou mesmo de planetas inteiros, vemos que alguns deles caíram do trono e, embora ainda tenham conservado os títulos que tinham antes, acabaram virando meros bandidos ou então capachos de um poder maior do que o deles.
Vamos ver alguns exemplos?
ACRÍSIO / CALIBOS
Rei de uma região não muito clara da Grécia Antiga, de acordo com Fúria de Titãs (2010).
Ele não aceitava a soberania dos deuses sobre os humanos. E assim, chegou a mandar o exército dele cercar o Olimpo e ameaçar os deuses.
Em resposta, Zeus assumiu a aparência dele e transou com a esposa dele sem ela perceber, fazendo com que uma multidão visse o final dessa cena.
Furioso, o Acrísio esperou a mulher parir a criança nascida dessa relação e prendeu mãe e filho dentro de uma arca de madeira, lançando isso ao Mar logo depois.
Em resposta, Zeus fez um relâmpago atingir o rei, deformando por completo o corpo dele.
Por motivos desconhecidos (talvez ainda como parte do castigo divino), o Acrísio perdeu o reino depois disso. E envergonhado com a aparência que adquiriu, passou a se cobrir da cabeça aos pés e foi morar sozinho numa espécie de calabouço, rejeitando o nome que tinha antes e passando a se identificar como Calibos.
Um dia, o ex rei foi procurado pelo deus Hades, que deu a ele poderes sobrenaturais pra causar malefícios ao seu indesejado enteado Perseu.
Na prática, o monstrengo não chegou lá a causar grandes mudanças na história, acabando por ser morto pelo herói.
AHAMES
Rainha do Planeta Amazo, de acordo com Esquadrão Relâmpago Changeman (1985).
Embora quase nada seja revelado sobre o reinado da Ahames, ela não parece ter sido o tipo mais honesto de governante, já que fazia alianças com piratas.
Depois de ter armado uma conspiração que deu errado contra o Rei Bazu, a Ahames fugiu pelo Universo pra não ser morta por ele, até que acabou se perdendo, enquanto seu antigo reino era destruído.
Ao saber que seu antigo aliado Giluke vinha tentando conquistar a Terra, mas sendo sempre derrotado pelos Changeman, a Ahames veio pra cá acompanhada pelo monstro espacial Guiruba e tentou se livrar dos Changeman pra, dessa forma, se perdoada pelo Bazu.
Claro que nada saiu tão fácil quanto a Ahames imaginava. Mas o Bazu até aceitou poupar a vida dela, recebendo ela como uma espécie de membro extraoficial de Gozma.
Embora seu reino não existisse mais, ela fazia questão de se identificar como “rainha”. E sempre deixou claro que não tinha nenhum apreço pelos outros membros de Gozma e que sacrificaria quem precisasse sacrificar se fosse pra vencer.
Numa situação em que o Giluke adquiriria novos poderes, a Ahames chegou escoltada por seus monstros Iangueran, Guizan, Jelá e Savu, literalmente passou por cima das forças do Giluke e se apossou dos tais poderes.
Feito isso, o Bazu nomeou a Ahames nova comandante da Nave Gozma. E ela atacou tocando o terror, só diminuindo um pouco o ritmo quando seus poderes foram superados pelos Changeman.
Descontente com as derrotas dela, o Bazu nomeou seu filho, o Príncipe Ícaro, novo comandante da Nave Gozma. Mas isso durou muito pouco: a Ahames ficou observando o príncipe e, ao identificar o 1º deslize que ele cometeu, delatou isso ao Bazu, levando o tirano a matar o filho.
Quando não tinha mais nada a oferecer depois de várias derrotas, a Ahames foi transformada pelo Super Giluke no monstro espacial Mezo.
Assim, ela descobriu a Base Secreta dos Defensores da Terra. Mas na luta que se seguiu ali, a Ahames se separou da Mezo. E logo depois, visivelmente fora de si, ela invadiu a base e saiu incendiando tudo ali, enquanto implorava entre gritos e gargalhadas que o Bazu devolvesse o planeta dela.
A coisa acabou com a base explodindo e a Ahames morrendo entre as chamas.
GURETO SATAN / LISA
Rainha do Planeta Mefístia, de acordo com Spectreman (1971).
A Gureto Satan era uma feiticeira poderosa, que cometeu perversidades terríveis em Mefístia. Até que foi aprisionada por rebeldes, que prenderam ela dentro de um caixão e lançaram no espaço. E o objeto acabou caindo na Terra.
Ela ficou inconsciente lá dentro por muitos éons, até que foi encontrada por um pesquisador chamado Takeda. E ele analisou o corpo da Gureto Satan com um raio X, vendo que o esqueleto dela não tinha forma humana, além de sentir uma energia maléfica vindo dela e de encontrar o desenho de um demônio junto com ela.
Sem saber o que fazer com a criatura, o Takeda acorrentou ela num quarto da casa dele, dando a ela o nome de Lisa.
Um dia, a Gureto Satan chamou as súditas dela por telepatia e pediu socorro a um pintor chamado Akio, que viu ela na janela do quarto. E ele, sem saber do que se tratava, soltou ela com a ajuda do Kenji.
A Gureto Satan não demorou a se revelar, se juntando às suas súditas e atacando com seu monstro gigante Saladin.
O Dr. Gori propôs uma aliança à Gureto Satan. Mas ela deu pouca importância a ele. Queria apenas se tornar a Rainha da Terra e escravizar os terráqueos.
Depois de matar o Takeda, a Gureto Satan lutou mano a mano contra o Spectreman, acabando por cair do alto de um abismo durante a luta.
O Akio, que tinha se apaixonado por ela, pulou atrás, morrendo na queda. E ao ver ele morto, ela pareceu ter se arrependido, se arrastando até ele nos últimos suspiros e morrendo de mãos dadas com ele.
HEDORIAN
Rainha de Beda, uma dimensão habitada por criaturas que odiavam a beleza, de acordo com Denshi Sentai Denziman (1980).
A Hedorian também era a sacerdotisa do Deus de Beda, uma divindade sem corpo físico que parecia só conseguir se manifestar através da rainha.
Ao contrário dos vilões principais de quase todos os outros sentais, ela demonstrava, apesar de todos os seus desvios de caráter, uma afetividade sincera por seus súditos.
Vitimada por um golpe de estado de um de seus vassalos, o Rei-Demônio Banriki, a Hedorian viu seus demais súditos morrendo por causa dele. E pra derrotar ele, ela ainda foi obrigada a ajudar o grupo Denziman, seus inimigos mortais, na batalha final entre eles.
Deprimida com a decadência em que Beda mergulhou devido aos últimos acontecimentos, a Hedorian destruiu o próprio palácio e se teletransportou pro Polo Norte, onde morreu congelada.
De acordo com Taiyo Sentai San Barukan (1981), no ano seguinte, o cadáver dela foi descoberto pelo Heru Satan. E esse novo vilão decidiu trazer ela de volta à vida, pra ser sacerdotisa do deus Zeno No Kami e também pra ajudar na liderança da organização Buraku Maguma.
Ele também permitiu que ela continuasse usando o título de “rainha”, embora o reino dela não existisse mais.
Não demorou muito e a Hedorian entrou em contato com a Amazon Kira, uma antiga guerreira que servia a ela, trazendo ela pra Bukaru Maguma também.
De qualquer forma, nessa nova encarnação, a Hedorian se comportou durante a maior parte do tempo apenas como uma feiticeira má e engraçada.
Nos últimos episódios do seriado, ela entrou em conluio com a Amazon Kira pra matar o Heru Satan e se apossar do comando da organização. Mas ela não chegou muito longe e morreu definitivamente pouco depois.
BANDORA
Rainha de Daru, de acordo com Kyoryu Sentai Zyuranger (1992).
A Bandora tinha um filho chamado Kai, que um dia começou sadicamente a quebrar ovos num ninho de dinossauros que ele encontrou. Mas, quando a mãe dos ovos chegou, perseguiu o menino até derrubar ele do alto de um barranco, provocando a morte dele.
A Bandora viu o filho caindo lá de cima por causa do dinossauro e morrendo. E em sua ira contra os dinossauros por causa disso, ela vendeu a alma ao demônio Dai Satan, prometendo a ele destruir todos os dinossauros do Mundo, se em troca ele desse poderes mágicos a ela. E assim aconteceu.
Dessa forma, a Bandora começou a matar e destruir tudo o que encontrava pela frente, usando magia pra fazer os súditos dela crescerem até um tamanho gigante.
Muita devastação aconteceu graças a ela. Até que apareceram 5 deuses-robôs, que se juntaram pra formar um deus-robô único, chamado Daijujin.
Eles derrotaram a Bandora e os súditos dela, prenderam eles num container e botaram isso num planeta que só se aproxima da Terra a cada 23000000 de anos. 
Em 1992, ela foi acidentalmente libertada por 2 astronautas curiosos. E assim, ela seguiu com seus planos de fazer mal aos dinossauros.
Em seu 1º ataque, a Bandora roubou um prédio de Tókyo e colocou na cobertura dele o palácio dela, chamado Bandra Palace.
Os 5 zyurangers lutaram contra ela. E mais tarde surgiu um 6º: o Burai.
A princípio, o Burai pensava em se posicionar tanto contra os zyurangers quanto contra a Bandora. Mas a feiticeira convenceu ele a se aliar a ela, dando a ele uma espada mágica.
Depois ele se voltou contra ela, mas sem conseguir amedrontar ela.
Tempos depois, pelo poder do Dai Satan, o Kai voltou à vida e ajudou a mãe a lutar contra os zyurangers. Mas foi mortalmente ferido por eles numa luta.
Os zyurangers invadiram o Bandra Palace, dispostos a matar de vez a Bandora e os súditos dela. Mas a feiticeira, depois de ter chorado pela morte do filho, tentou atacar os heróis. Só que, pra surpresa geral, todos os poderes dela tinham sumido por completo!
Nesse momento, Daijujin apareceu e explicou que, quando uma pessoa que vendeu a alma ao Dai Satan em troca de poderes mágicos derrama lágrimas sinceras, ela perde esses poderes pra sempre.
O deus também decretou que o castigo da Bandora e dos súditos dela não devia ser a morte, mas sim a prisão pelo resto da eternidade. E ele miniaturizou todos eles, prendendo eles dentro de uma tigela que ele lançou no espaço.
Obs.: Assim como a Rainha Hedorian, a Rainha Bandora foi interpretada pela atriz Machiko Soga.

↓ ↓ ↓

Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

DENSHI SENTAI DENZIMAN






ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN








FÚRIA DE TITÃS







KYORYU SENTAI ZYURANGER





SPECTREMAN






TAIYO SENTAI SAN BARUKAN






Até a próxima!😉

Nenhum comentário: