segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

A MODA DOS URSINHOS COLORIDOS NOS DESENHOS DOS ANOS 80


Já pensou se você ligasse a televisão e tivesse passando um desenho animado de aventura com ursinhos coloridos, depois disso começasse outro desenho animado de aventura com ursinhos coloridos, depois disso começasse outro desenho animado de aventura com ursinhos coloridos, depois disso começasse outro desenho animado de aventura com ursinhos coloridos e depois disso começasse outro desenho animado de aventura com ursinhos coloridos?
O pessoal mais jovem talvez não saiba, mas algo pelo menos parecido com isso já aconteceu.
Quem foi criança nos anos 80 talvez não tenha visto essa abundância toda de desenhos com esses personagens no mesmo dia, mas posso afirmar quase com certeza que viu na mesma semana.
Acontece que foi uma espécie de moda incluir nas produções infantis daquela época personagens que lembrassem ursinhos de pelúcia com pelos de cores diferentes (ou, no mínimo, usando roupas de cores diferentes), com a óbvia intenção inicial de lançar bonecos correspondentes a isso, é claro.
Curiosamente, a moda começou de uma forma invertida ao que eu acabei de explicar...
Os Ursinhos Carinhosos foram lançados como uma linha de ursinhos de pelúcia em Fevereiro de 1983. E só depois, em Abril do mesmo ano, foi lançado o desenho de longa-metragem Os Ursinhos Carinhosos na Terra sem Sentimentos, a 1ª produção televisiva em que os felpudos do arco-íris apareceram, lançada pela Atkinson Film-Arts.
Vendo que a coisa era lucrativa, a Walt Disney Company também não demorou a lançar seu desenho protagonizado por personagens desse tipo: Os Ursinhos Gummi (1985).
Pensam que a coisa parou por aí? Não mesmo!
Antes mesmo da Disney lançar Os Ursinhos Gummi, a Toei Animeshon já tinha incluído os Ursinhos Amigos em 1 episódio da Caverna do Dragão (1983).
Sem dúvida, os Ursinhos Amigos foram inspirados nos ewoks, vistos em O Retorno de Jedi, lançado poucos meses antes: eram criaturas de pequena estatura, que moravam em casas construídas no alto de árvores e muuuuuito parecidas com ursinhos de pelúcia.
Aliás, os ewoks também entraram no meio dos desenhos desse tipo: numa parceria entre a Lucasfilm Limited e a Nelvana Ltd., surgiu Ewoks (1985).
Esse desenho basicamente transformou os peludos de Endor numa imitação dos Smurfs. Mas as histórias giravam sempre em torno dos ewoks filhotes, não dos adultos.
E acreditem: até ThunderCats (1985) aderiu a essa moda! Pra quem não lembra, os felinos humanoides de Thundera criados pela Pacific Animation eram vizinhos de uma espécie de ursinhos coloridos cibernéticos (sério mesmo!). Eram os berbils, que, nas palavras do Panthro, moravam numa aldeia “a um pulinho da Toca dos Gatos”.
🐨🐼🐻 🐨🐼🐻 🐨🐼🐻
Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

A CAVERNA DO DRAGÃO








EWOKS







THUNDERCATS










Até a próxima!😉

Nenhum comentário: