segunda-feira, 3 de outubro de 2022

COMEMORANDO O DIA DO CACHORRO COM SCOOBY-DOO


Pra quem não sabe, amanhã, 04 de Outubro, é o Dia do Cachorro.
Vamos comemorar a data lembrando o cachorro que já esbarrou por aí com mais fantasmas, monstros, adjacências e bandidos humanos disfarçados de adjacências durante as aventuras dele: o Scooby-Doo.
E pra isso, vamos lembrar algumas curiosidades sobre Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), o 1º seriado em que o personagem apareceu:

No 1º episódio (O Fantasma do Cavaleiro Negro), aqueles 2 brilhos que apareciam no visor do Cavaleiro Negro eram olhos?
Aparentemente, aquilo era só algum tipo de reflexo mesmo. Porque, como foi revelado no final do episódio, o Cavaleiro Negro era só o Pacífico disfarçado. Mas vimos aqueles brilhos aparecerem no visor quando o Pacífico tava do lado da armadura (ou seja, não tinha ninguém lá dentro e, consequentemente, aquilo não podiam ser olhos).

Esse mesmo episódio começa com o Salsicha e o Scooby indo investigar sozinhos um carro abandonado num lugar deserto numa noite de atmosfera meio assustadora. Isso não bate de frente contra a personalidade desses personagens, que por muito menos do que isso sairiam correndo?
Essa foi a primeiríssima cena de todo o Scoobyverso em que o Salsicha e o Scooby apareceram. E isso dá a entender que, até aquele momento, eles nunca tinham encontrado nenhum mistério pra resolver.
Assim sendo, ainda não existiam antecedentes de que eles pudessem se lembrar pra sentir medo de investigar um carro abandonado numa estrada deserta de noite.
E é bom lembrar que no 3º episódio (De Sururu no Castelo), o Salsicha e o Scooby não se opuseram a ajudar o Fred a tentar agarrar o Fantasma do Castelo Vásquez; no 7º episódio (Não Macaqueie o Macaco), o Scooby também demonstrou bastante coragem ao enfrentar o Homem-Macaco abertamente em 2 cenas; no final do 9º episódio (Nos Bastidores), o Scooby sozinho encarou o Fantasma do Teatro e derrotou o bandido; e no 11º episódio (Os Fantasmas Galopantes), o Scooby enfrentou sozinho o Lobisomem e depois perseguiu sozinho a Cigana enquanto ela tentava fugir.
Então, concluímos que, a princípio, o Scooby era mais corajoso, mas a coragem dele foi se perdendo à medida em que ele foi encontrando situações bizarras durante a vida dele.

No 5º episódio (Isca para Ladrão), vemos que os garotos tavam fazendo uma festa numa praia de noite. Mas, se era noite, por que eles tavam usando um guarda-sol?
Essas cenas parecem ter sido reaproveitadas do 2º episódio (Uma Pista para Scooby-Doo), quando os garotos também tavam fazendo uma festa numa praia de noite. E embora, à 1ª vista, continue sem sentido fazer uma festa de noite com um guarda-sol, ali no 2º episódio o guarda-sol foi necessário pra que o Salsicha protagonizasse uma cena cômica com ele.

No 6º episódio (Que Macumba é Essa?), 2 cômodos da Mansão Kingston mantinham as luzes permanentemente acesas, mesmo ficando claro que a mansão era abandonada. Por quê?
Bom, embora a mansão fosse oficialmente abandonada, a gente sabe que o Stuart ia lá frequentemente pra preparar os planos dele e ainda deixava um buldogue lá dentro pra servir como cão de guarda. Então, pode ser que ele simplesmente deixasse algumas luzes acesas pra que ele e o cachorro pudessem se orientar dentro da mansão escura.

Nesse mesmo episódio, o Stuart parecia simplesmente passar uma base de maquiagem azul pra se disfarçar como um fantasma (quando a identidade dele foi revelada, os garotos se limitaram a esfregar a cara dele com um pano e isso já foi o suficiente pra remover 100% da maquiagem). Mas ele usava óculos e barba na aparência verdadeira dele, enquanto não tinha nada disso no disfarce de fantasma. Como?
Isso realmente parece ter sido só um erro de continuidade. Afinal, não há como óculos e barba simplesmente sumirem por baixo de uma base de maquiagem.

Esse mesmo episódio deu a entender que a fortuna da Família Wetherby pertencia por direito à Família Kingston. Por quê?
Os passados das 2 famílias nunca foram revelados em nenhum episódio do seriado. Mas, pelas condições em que elas viviam, dá pra levantar uma suposição...
Ambas as famílias moravam em 2 velhas mansões que ficavam só a algumas dezenas de metros uma da outra, sem mais nenhuma construção por perto. E como a Mansão Kingston se encontrava abandonada em 1969, entende-se que o último Kingston (talvez o próprio Elias Kingston, que o Stuart fingiu ser) morreu algum tempo antes disso sem deixar herdeiros nem outras pessoas que se interessassem pela mansão.
Como único vizinho deles, alguém da Família Wetherby deve ter se apropriado dos objetos de valor da Família Kingston, levado isso pra mansão dele e deixado a Mansão Kingston abandonada dali pra frente.

No 7º episódio, quando o Carl atacou pela 1ª vez fantasiado de Homem-Macaco, o Scooby derrubou ele do alto da encosta de um morro. Mas, poucos minutos depois, ele tava trancado dentro de uma caixa no trailer dele. Como?
Quanto a ele ter caído da encosta e sobrevivido, a explicação que faria mais sentido é que não se tratava de um lugar muito alto (afinal, nunca vemos a altura do morro onde ele se encontrava).
Quanto à velocidade com que ele voltou pro trailer e se trancou na caixa, além de não ser visto por ninguém enquanto fazia isso, realmente não faz muito sentido.

No 11º episódio, quando os garotos chegaram em frente ao castelo, um relâmpago se manifestou, apesar de não ser uma noite chuvosa. E eles até comentaram esse fenômeno estranho, mas o assunto foi esquecido imediatamente depois e nunca mais retomado. Por quê?
De fato, não há explicação pra isso. Mas é possível que os roteiristas fossem usar esse assunto durante o episódio e depois desconsideraram (ou esqueceram).

No final do 16º episódio (Uma Noite de Medo não Acaba Cedo), foi revelado que os 2 fantasmas que assombravam a mansão do Coronel Beauregard Sanders na verdade eram os advogados Cobras e Lagartos disfarçados. Mas, se era assim, como eles faziam pra voar quando tavam disfarçados de fantasmas?
De fato, isso nunca foi explicado.
Se chegou a ser feita alguma cena explicando essa parte, ela foi cortada.

Nesse mesmo episódio, a mansão do Coronel Beauregard Sanders era mesmo assombrada?
Sim. Mas não pelos fantasmas que apareciam ali arrastando correntes (esses eram só os advogados do velho disfarçados), e sim por um inofensivo osso fantasma, que o Scooby acabou comendo na última cena do episódio.
No 17º episódio (O Fantasma da Neve), quando os garotos se encontravam dentro do hotel e viram o Fantasma da Neve do lado de fora pela janela, eles se apavoraram e fugiram. Ou, melhor dizendo, a Velma fugiu carregando todos os outros no colo. Mas por que ela correu pra fora do hotel, que era exatamente onde o fantasma se encontrava?
A única explicação possível é que, enquanto a Velma corria, ela perdeu a noção de direção, tanto pelo susto que ela tinha acabado de levar quanto pelo peso que ela tava carregando na hora (3 pessoas e 1 cachorro dinamarquês!).
Mas, mesmo assim, isso não explicaria o motivo de, logo depois, eles irem até o lado de fora da janela onde viram o fantasma pra procurar pistas (contudo, talvez essa parte tenha sido alguns minutos depois, quando todos já tinham se acalmado).

Nesse mesmo episódio, quando a máscara do Fantasma da Neve caiu, revelando que ele era só o Greenway disfarçado, vimos que ela cobria só a cara do bandido. Mas, em todas as outras cenas, a máscara aparecia cobrindo toda a cabeça dele. Por quê?
Como o Greenway tinha sido engolido por uma grande bola de neve pouco antes, é bem provável que a máscara tenha sido danificada: a parte de trás quebrou e/ou rasgou e se perdeu no meio da neve, ficando só a parte da frente, que caiu logo depois.

Nesse mesmo episódio, os garotos explicaram que o truque que o Fantasma da Neve usava pra fingir que tava voando eram esquis transparentes. Mas isso não explica 2 coisas: na 1ª cena em que o fantasma apareceu “voando”, ele ficava de barriga pra baixo (e é impossível alguém esquiar naquela posição); e na 2ª cena, de onde ele tirou os esquis transparentes pra fingir que tava voando?
A 1ª cena em que o Fantasma da Neve apareceu voando deve ter retratado ele nessa posição só pra ele parecer mais assustador, embora isso tenha sacrificado um pouco a coerência.
Quanto à 2ª cena, provavelmente ele deixava esquis escondidos nas redondezas pra usar quando precisasse assustar alguém.

No 18º episódio (Onde Está o Monstro?), o Dr. Jekyll disse que a figura em que ele se transformava era o Fantasma de Hyde. Mas como ele pode ser um fantasma se ele nunca morreu?
Por mais que a gente pense numa explicação pra expressão “Fantasma de Hyde”, realmente isso não tem muito sentido. Fica difícil entender o que o roteirista do episódio quis dizer com isso.

Nesse mesmo episódio, o Fred, a Daphne e a Velma se disfarçaram com a mesma aparência do Fantasma de Hyde. Mas onde eles conseguiram essas fantasias?
Provavelmente, o Dr. Jekyll tinha fantasias sobressalentes escondidas pela casa dele pro caso da fantasia original dele se estragar de alguma forma.

No 19º episódio (O Mistério da Máscara), na cena em que o Scooby aparece na cobertura do carro dos bandidos que tão perseguindo a Máquina Mistério, ele também aparece ao mesmo tempo (ainda que rapidamente) dentro da própria Máquina Mistério quando essa vira uma esquina. Por quê?
Essa parte realmente não tem explicação. É só um erro de continuidade mesmo.

Nesse mesmo episódio, depois que a Daphne foi raptada pelos bandidos, os garotos encontraram um papel com a frase “O templo nas montanhas”. Por quê?
Conveniência de roteiro.
Mas, venhamos e convenhamos, acho que essa foi a maior conveniência de roteiro de todo o seriado.

No 20º episódio (O Homem das Cavernas), quando os garotos encontraram um homem das cavernas congelado, levaram ele pra Oceanolândia, um lugar onde só animais marinhos eram mantidos e, pelo que parece, expostos ao público em exibições de entretenimento. Não seria mais lógico levar o homem das cavernas até uma universidade e entregar ele a um professor de Antropologia?
Provavelmente a Oceanolândia era o único lugar nas proximidades onde existiam biólogos trabalhando. E os garotos ficaram com medo de levar a descoberta deles até um lugar mais afastado e o gelo derreter antes que eles chegassem lá.

Nesse mesmo episódio, só vimos 2 biólogos e nenhum outro funcionário trabalhando na Oceanolândia, embora o lugar tenha vários animais de diversas espécies vivendo ali. Além dos 2 biólogos, não deveria haver pelo menos 1 vigia fazendo a ronda no estabelecimento?
Pela lógica, isso realmente não tem sentido. 

Nesse mesmo episódio, quando o Professor Ingstrom entrou num galpão na praia, ele simplesmente sumiu, enquanto o Homem das Cavernas apareceu dentro do mesmo galpão. Como?
Embora essa cena seja bem sem lógica, a única coisa que dá pra supor é que o Homem das Cavernas já tava escondido dentro do galpão. Quando o Ingstrom entrou lá pra se esconder, deu de cara com o Homem das Cavernas e ficou paralisado de pânico lá dentro. E quando os garotos chegaram e abriram a porta, o Homem das Cavernas voltou as atenções pra eles e saiu correndo atrás deles, ignorando o Ingstrom lá dentro.

Nesse mesmo episódio, quando o Professor Wayne tá disfarçado de Homem das Cavernas, ele demonstra ser muito mais forte que um homem normal e também leva golpes que teriam quebrado alguns ossos do corpo dele, mas ele continua correndo atrás dos garotos como se nada tivesse acontecido. De onde vem toda essa força e resistência físicas?
Isso realmente não tem sentido (a cena da âncora provavelmente é o exemplo principal dessa falta de lógica).
No 21º episódio (De Arrepiar os Cabelos), já que o Carswell queria tanto o papel que tava com os garotos, por que ele não pediu o papel a eles quando tavam na casa dele?
Conveniência de roteiro.
Se ele tivesse pegado o papel ali, a história do episódio simplesmente não teria como acontecer.

Nesse mesmo episódio, o Carswell já é um homem visivelmente de uma certa idade. Não é meio estranho que ele tenha tanta resistência e disposição físicas pra perseguir os garotos durante tanto tempo e por uma distância tão longa?
Bastante. Ainda mais levando em conta que ele correu sem parar, subiu escadas correndo, desceu escadas correndo, correu a cavalo, pulou do 2º andar de uma casa, levou um golpe com o cabo de um ancinho no meio da cara e, ainda assim, continuou correndo atrás dos garotos.

O 24º episódio (Quem é que Está com Medo Aí?) dá a entender que o vilão que os garotos tavam enfrentando era um lobisomem chamado Silas Long, que já tinha morrido fazia muito tempo, já que o caixão dele parecia muito velho e se encontrava num cemitério abandonado e já em ruínas. E em 1970 ele levantou do túmulo. Mas esse cara existiu mesmo ou foi tudo uma invenção da quadrilha de traficantes que os garotos encontraram?
Muito provavelmente, toda a história foi inventada pelos traficantes. Até porque o epitáfio no túmulo do tal de Silas Long era bem estranho. Não tinha nem datas de nascimento e morte, se limitando a dizer que ele era metade homem e metade lobo.
Será que os parentes, amigos ou conhecidos de alguém que morreu no início do século XX escreveriam um epitáfio assim?

E no 25º episódio (Com Fantasma não se Brinca), na 1ª cena em que o Fantasma de Cera apareceu, o cara que se passava por ele, chamado Roger Stevens, tava do lado dele. Como?
Visto que, nessa cena, o Fantasma de Cera só apareceu por 4 segundos e depois sumiu sem tocar nem ser tocado por ninguém, é possível que essa 1ª aparição dele fosse simplesmente uma imagem projetada, e não o Roger Stevens usando uma fantasia.

🐶🐶🐶

Outras ocasiões em que a Multibússola já falou sobre Scooby-Doo, Cadê Você?











Até a próxima!

Nenhum comentário: