quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

O DEPREDADOR

título original: The Prey
título brasileiro: O Depredador
ano de lançamento: 1983
país: Estados Unidos
elenco principal: Debbie Thureson, Jackie Coogan, Steve Bond
direção: Edwin Brown
roteiro: Edwin Brown e Summer Brown

Muitos mencionam O Depredador como o último filme do ator Jackie Coogan, famoso por interpretar o personagem-título do clássico O Garoto (1921), estrelado pelo Charles Chaplin... Bom, foi realmente o último filme dele que foi ao ar, mas não foi o último filme que ele fez.
Acontece que O Depredador foi todo filmado em 1978. Mas, por motivos não muito claros, o filme ficou guardado na gaveta do diretor por 5 anos, só tendo um tímido lançamento em Novembro de 1983 e depois uma espécie de relançamento mais midiático já em 1984 (o Jackie morreu em Março de 1984, tendo gravado 5 outros filmes desde 1978).
Mais uma: a história do filme não se passa em 1978 nem em 1983, mas sim em 1980.
Bom, em sua forma original, O Depredador é um filme de 95 minutos. Mas a maioria das cópias que vocês vão achar aí pela Internet têm só 79 minutos. Porque as cenas que explicam a causa do vilão ter se tornado o que se tornou, que têm cerca de 15 minutos, foram cortadas nessa versão que se espalhou mais por aí. Elas mostram basicamente o seguinte:

Em 1948, uma mulher que traía o marido foi surpreendida por ele com ‘marcas suspeitas’ no corpo. E pra se salvar, ela disse que tinha sido estuprada por um cigano que vivia numa floresta perto da casa deles.
Furioso, o homem foi até o acampamento cigano na tal floresta e incendiou tudo lá, vitimando todos os inocentes ciganos, já que o fogo fugiu ao controle e se espalhou por uma vasta parte da floresta.

Ambas as versões já começam mostrando a floresta em chamas, apenas com uma legenda indicando que aquilo foi em 1948. Mas a versão mais curta não revela nada sobre quem provocou o fogaréu (um grande incêndio na floresta é mencionado mais de uma vez, mas ninguém entra em muitos detalhes sobre isso).
Já chegando no final do filme, tem uma cena em que o guarda-florestal-chefe daquele distrito (o personagem do Jackie) tá conversando com um colega mais jovem. E conta a ele do incêndio ocorrido ali 32 anos antes, dizendo que uma das primeiras missões dele foi participar do replantio de árvores na área danificada pelo fogo. Então, ele conta que, num momento em que ficou sozinho na floresta, ele viu por poucos segundos uma espantosa figura que saiu correndo e se perdeu de vista entre as árvores. Era um menino de uns 7 anos horrivelmente queimado da cabeça aos pés...
Como a maioria dos slashers de floresta, O Depredador também tem um grupo de pós-adolescentes que vão acampar ali, embora pareça ser comum o desaparecimento de pessoas naquela floresta, supostamente causado pelo ataque de ursos. Mas claro que vocês já entenderam que não é um urso que tá fazendo isso, né?rs
Bom, o filme é bem parado em várias partes, só ficando mais movimentado lá pelos últimos 15 minutos, quando o vilão finalmente sai da moita e vai atacar diretamente os heróis da história. E também tem muitas cenas mal editadas...
Em várias vezes tá passando uma cena, aí muda sem lógica pra outra cena que não tem nada a ver com aquilo, aí volta pra cena que tava passando antes. Ou então, passa uma cena desnecessariamente longa mostrando algum animal da floresta andando pra lá e pra cá, mas que não acrescenta nada à história.
Talvez essas falhas tenham acontecido por falta de experiência do diretor em filmes convencionais, já que o Edwin Brown sempre dirigiu filmes pornô e só se aventurou umas 2 ou 3 vezes na direção de filmes de suspense e terror, mais ou menos como seus colegas Joe D’Amato e Tom DeSimone.
Essa intimidade do diretor com o meio pornô parece explicar a presença do ator pornô John Leslie interpretando um dos ciganos.
Mas, pros padrões de um slasher, até que O Depredador consegue, mais ou menos, contar uma história. E vale a pena ser visto por fãs de slashers oitenteiros.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Acho que eu assisti a esse filme nos tempos que filme de terror passava a luz do dia
https://cinemacemanosluz.blogspot.com/2020/01/cine-especial-clube-de-cinema-de-porto_24.html

Leo Rib disse...

É possível.
Esse filme tem todo o perfil dos filmes de terror que passavam no Cine Trash da Band, nos anos 90.