sábado, 11 de janeiro de 2020

A CAVERNA DO DRAGÃO

títulos originais: Danjonzu & Doragonzu / Dungeons & Dragons
título brasileiro: A Caverna do Dragão
ano de lançamento: 1983
países: Estados Unidos / Japão
produção: Marvel Productions, Toei Animeshon e TSR Inc.

Quando se fala na Caverna do Dragão atualmente, talvez o que venha à mente do pessoal mais novo antes de mais nada sejam as lendas urbanas que se criaram sobre o último capítulo do seriado no final dos anos 90...
Mas se você foi adolescente ou pré-adolescente nos anos 80 (portanto, já não é mais tão novinho assim rsrs), deve se lembrar desse desenho como um dos maiores sucessos da época, exibido nas manhãs da Globo.
O prólogo da história, mostrado só na abertura do desenho e nunca durante os capítulos em si, nos apresenta a um grupo de 4 garotos e 2 garotas, num dia de diversão comum, entrando no trem fantasma de um parque de diversões... Vai tudo bem a princípio, até que, do nada, ocorre uma espécie de explosão de energia diante do carrinho deles, teletransportando todos pra outro planeta, cheio de guerreiros, magos e monstros de todos os tipos... Aliás, mais uma curiosidade: na tradução brasileira, o planeta foi chamado de Caverna do Dragão só na própria abertura, enquanto, nos capítulos, ele é chamado simplesmente de Reino.
Mas enfim: depois que chegam ao Reino, os garotos se dedicam a andar pelo planeta à procura de um recurso que mande eles de volta pra Terra. Quase sempre, portais mágicos. Mas uma vez também tentam voltar de nave.
Pelo caminho, eles são orientados (mas quase nunca ajudados diretamente) por um mago anão conhecido como Mestre dos Magos, ao mesmo tempo em que são perseguidos por um mago perverso conhecido como Vingador. E de vez em quando também esbarram com um dragão-fêmea mega-poderoso chamado Tiamat (que por algum motivo não identificado foi apresentada ao público brasileiro como personagem masculino e dublada com voz de homem).
Quando não são atacados diretamente pelo Vingador, os garotos são quase sempre observados pelo Demônio da Sombra, um espião do Vingador que parece ser o 2º no comando entre os súditos do vilão.
Já no caso da Tiamat, embora a própria abertura do seriado dê a entender que ela vai ser uma personagem fixa da história e vai lutar tanto contra os heróis quanto contra o Vingador, ela some do mapa e não volta a ser mencionada a partir do capítulo 20 do seriado, quando os garotos vão ao Cemitério dos Dragões pedir a ajuda dela pra matar o Vingador.
Aliás, o desenvolvimento da personagem ao longo do seriado foi bem pobre: ela só aparece pessoalmente em 4 capítulos, embora seja mencionada em outros.
Dá pra ver que o tema da Caverna do Dragão é bem parecido com o tema do Elo Perdido (1974), né? Só que lá os heróis ficam presos no que parece ser outra dimensão. Aqui é outro planeta mesmo (tanto que uma vez, como já foi dito, eles tentam voltar pra casa com a nave das Crianças Perdidas: se fosse outra dimensão, usar uma nave não faria sentido).
Como o último capítulo da Caverna do Dragão nunca foi produzido, nos anos 90 pipocaram fake news sobre isso na Internet, contando versões diferentes pro fim da história (as lendas urbanas que eu mencionei lá em cima).
A mais famosa afirmava que o Reino era o Inferno, que o Vingador e o Mestre dos Magos eram 2 faces do demônio e que a unicórnio de estimação deles chamada Uni era um demônio subalterno que tinha a função de impedir eles de voltar pra Terra!
Revendo todos os capítulos, vocês vão ver cenas do Mestre dos Magos sem os garotos por perto deixando claro que ele tem um passado triste com o Vingador (portanto ele e o Vingador não podem ser a mesma criatura) e que ele quer, sim, ajudar os garotos (portanto ele não pode ser o demônio). E também vão ver que não tem nenhuma cena em que a Uni impede os garotos de voltarem pra Terra (quem faz isso quase sempre é o Vingador).
A Caverna do Dragão foi inspirado no jogo Dungeons & Dragons e voltado muito mais pro público adolescente do que pro infantil. Aliás, muita gente não entendeu isso na época, o que levou alguns pais e mães a reclamarem porque o desenho assustava as crianças.rsrs
Tem até um capítulo em que os garotos chegam a uma cabana em ruínas e aparentemente abandonada no meio de uma floresta. Mas logo são atacados pelos moradores da casa: uma família de zumbis!
Esse seriado é uma ótima pedida pra quem gosta de aventura com um certo nível de drama e de terror light.
Curiosamente, A Caverna do Dragão é um dos poucos desenhos clássicos dos anos 80 que nunca tiveram uma versão em longa-metragem com atores de carne e osso.
E outra produção da Toei Animeshon que eu já indiquei aqui foi Frankenstein (1981).
Mais informações sobre A Caverna do Dragão? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘monstros gigantes’ que você acha o post sobre Frankenstein e O Elo Perdido.
Até a próxima!

Nenhum comentário: