sábado, 18 de janeiro de 2020

JANJÃO E PEQUENO

título original: Johan & Peewit
título brasileiro: Janjão e Pequeno
ano de lançamento: 1983
países: Bélgica / Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions e SEPP International S. A.

Quem foi criança ou adolescente na 2ª metade dos anos 80 talvez se lembre de um seriado que foi timidamente exibido pelo Xou da Xuxa (1986), antes de sumir completamente da TV aberta do Brasil. E que mostrava 2 heróis humanos que eram amigos dos smurfs. E o desenho se chamava Janjão e Pequeno, nome dos 2 protagonistas.
Se você se lembra disso, calma! Não foi uma alucinação nem uma fantasia da sua infância! O desenho existiu mesmo!rsrs
Mas por que ele não deixou vestígios no Brasil, a não ser nas memórias de quem foi “baixinho da Xuxa” nos anos 80?
Eu explico:
Tudo começou nos anos 50, quando existiam histórias em quadrinhos protagonizadas por uma dupla de heróis chamados Johan, um jovem cavaleiro, e Pirlouit, um anão trapaceiro, que viviam várias aventuras na Europa Medieval. E essas histórias eram criações do desenhista belga Peyo.
Numa história de 1958, o Peyo mostrou um schtroumpf, um duende azul, participando das aventuras dos 2 heróis. E a partir dali, a presença dos schtroumpfs se tornou constante nas histórias do Johan e do Pirlouit, sempre ajudando eles.
Mas um fenômeno inesperado aconteceu: os schtroumpfs acabaram se tornando mais populares do que a dupla de heróis humanos. E assim, foram eles que acabaram tendo uma pequena mitologia desenvolvida ao redor deles, enquanto o Johan e o Pirlouit quase caíram num esquecimento total.
Em 1981, a Hanna-Barbera Productions comprou os direitos autorais sobre os schtroumpfs, rebatizou eles como smurfs e lançou o desenho animado Os Smurfs. E na 2ª temporada desse seriado, surgiu a ideia de reintroduzir o Johan e o Pirlouit na história: fizeram eles aparecerem em 18 capítulos da 2ª e da 3ª temporadas.
Nessa versão, o Johan continuou basicamente igual. Mas o Pirlouit deixou de ser um anão trapaceiro pra ser um menino esperto, rebatizado como Peewit.
Os 2 personagens receberam bastante destaque. E nos primeiros capítulos em que eles apareceram, os roteiristas tentaram seguir o mesmo estilo dos quadrinhos dos anos 50: ajudados pelos smurfs, o Johan e o Peewit lutavam quase sempre contra vilões humanos (ladrões, bandidos que tentavam usurpar o governo legítimo de algum lugar...).
A dupla de heróis também aparecia sempre junto com o rei (sem nome mencionado) do castelo onde eles moravam, com a Princesa Sabina (sobrinha do rei) e com a Dama Barbara (preceptora mal-humorada da Sabina).
Nos capítulos seguintes, tentaram mudar um pouco isso: os temas sobrenaturais passaram a ganhar mais destaque e o rei, a Princesa Sabina e a Dama Barbara sumiram.
A popularidade inicial dos 2 heróis humanos fez com que, logo depois, os produtores separassem os 18 capítulos dos Smurfs em que eles apareciam e reeditassem esses capítulos pra formar um seriado próprio, chamado Johan & Peewit. Ou, como foi lançado no Brasil, Janjão e Pequeno.
Então, o seriado que a gente viu aqui na época do “Beijinho, beijinho! Tchau, tchau!” não era nada além dos 18 episódios dos Smurfs em que o Janjão e o Pequeno apareciam, mas reeditados como se fossem outro seriado.
Por que não fizeram nenhum capítulo novo além desses 18? Porque a ideia não deu muito certo.
Enquanto o Janjão e o Pequeno eram personagens secundários dos Smurfs, tudo bem. Mas quando eles ganharam um seriado próprio feito com aventuras que já tinham passado, isso não agradou muito ao público estadunidense. E devido à queda de audiência, o seriado não passou desses poucos capítulos mesmo.
As cópias dubladas em Português provavelmente se perderam, porque, se você digitar no Google DESENHO JANJÃO E PEQUENO, vai encontrar pouquíssima coisa. Mas pouquíssima mesmo!
De qualquer forma, não é difícil encontrar esse seriado na Internet dublado em Inglês e Espanhol nos sites de vídeo mais famosos.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram a versão de 1967 dos Herculoides; a versão de 1981 dos Herculoides; Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); A Feiticeira Faceira; A Formiga Atômica; A Lula Lelé; O Esquilo sem Grilo; O Xodó da Vovó; Zé Buscapé (todos esses de 1965); Frankenstein Jr; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você? (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); e Treme-Treme (1977).
Mais informações sobre Janjão e Pequeno? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre a versão de 1967 dos Herculoides, a versão de 1981 dos Herculoides, A Família Dó Ré Mi, A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Goober, Mightor, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Os Smurfs, Scooby-Doo, Treme-Treme e Zé Buscapé.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Jurandi disse...

Rapaz, e eu achando que só eu lembrava disso! Valeu pela nostalgia!

Leo Rib disse...

rsrs
Pois é. Só nós que vimos o Xou da Xuxa é que ainda lembramos.
Valeu!