sábado, 16 de maio de 2020

GALTAR E A LANÇA DE OURO

título original: Galtar and the Golden Lance
título brasileiro: Galtar e a Lança de Ouro
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Não é difícil perceber que heróis que empunhavam espadas mágicas e/ou de lâminas laser eram presença constante nos seriados e filmes de aventura do início dos anos 80, certamente por influência dos jedis da série cinematográfica Guerra Nas Estrelas, lançada em 1977.
Entre outros exemplos, vemos os heróis principais de Fúria de Titãs (1981); Space Cop (1982); He-Man e os Defensores do Universo; Sharivan, o Guardião do Espaço (ambos de 1983); Machineman; Shaider, o Detetive do Espaço (ambos de 1984); O Fantástico Jaspion e She-Ra (ambos de 1985) usando essas armas pra enfrentar seus respectivos inimigos.
Vendo que a ideia era lucrativa, a Hanna-Barbera também lançou o seu herói de espada mágica com lâmina laser: o personagem-título do seriado Galtar e a Lança de Ouro.
Talvez por ter tido poucos capítulos produzidos, ele só foi exibido aqui no Brasil por um breve período pelo menos na TV aberta, no extinto Xou da Xuxa (1986).
O roteiro não chega a nos apresentar nenhuma história inovadora:

No Planeta Aranon, um pequeno grupo de guerreiros, liderados pelo espadachim Galtar, lutam contra um império do mal, liderado pelo tirano Tormack, encontrando pelo caminho uma grande variedade de guerreiros, magos e monstros. E como arma principal, o Galtar usa a Lança de Ouro, uma barra mágica capaz de disparar raios de energia e de se dividir em 2 espadas de lâminas reluzentes.

Ao lado do Galtar lutam a Princesa Goleeta e o Príncipe Zorn, que também têm suas armas mágicas: um bracelete que dispara diferentes tipos de raios e um bumerangue que pode se dividir em 3 enquanto voa.
Aliás, uma curiosidade sobre a aparência desses personagens é como o Galtar e a Goleeta se parecem com o Fred e com a Daphne de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969). Será que a Hanna-Barbera quis reaproveitar os modelos dos personagens aqui?
Bom, o 2º no comando no time do mal é o feiticeiro da corte do Tormack, chamado Krimm, que é muito mais falso e estrategista do que o seu amo.
Apesar do seriado ter um clima mais sério, também tem 2 personagens que trazem pinceladas de humor à história: os mercenários Rak e Tuk, que às vezes ajudam o Galtar, outras ajudam o Tormack, dependendo de quem pagar melhor.rs
Bom, eu gostava desse seriado. Tinha histórias legais. Mas como teve uma duração breve, como eu já disse, acabou deixando algumas situações no ar (que provavelmente seriam esclarecidas na temporada seguinte).
De qualquer forma, Galtar vale a pena ser visto por quem gosta de seriados desse tipo.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram a versão de 1967 dos Herculoides; a versão de 1981 dos Herculoides; Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); A Feiticeira Faceira; A Formiga Atômica; A Lula Lelé; O Esquilo sem Grilo; O Xodó da Vovó; Zé Buscapé (todos esses de 1965); Frankenstein Jr; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); Treme-Treme (1977); Os Smurfs (1981); e Janjão e Pequeno (1983).
Mais informações sobre Galtar? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre a versão de 1967 dos Herculoides, a versão de 1981 dos Herculoides, A Família Dó Ré Mi, A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Fúria de Titãs, Goober, He-Man, Machineman, Mightor, Janjão e Pequeno, Jaspion, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Os Smurfs, Scooby-Doo, Shaider, Sharivan, She-Ra, Space Cop, Treme-Treme e Zé Buscapé. Miscelânea de aventura, hein!rsrs
Até a próxima!

Nenhum comentário: