segunda-feira, 11 de maio de 2020

EWOKS

título original: Star Wars: Ewoks
título brasileiro: Ewoks
ano de lançamento: 1985
países: Canadá / Estados Unidos
produção: Lucasfilm Limited / Nelvana Ltd.

Acho que não é novidade pra ninguém que, em 1983, foi lançado o filme O Retorno de Jedi, que conta o final da história dos personagens da série cinematográfica Guerra nas Estrelas (ou, pelo menos, aquilo que era visto como o final da história até aquela época rsrs).
Bom, a batalha final entre os rebeldes e o Império Galáctico se passou na Lua Florestal de Endor, onde, numa cena cômica do filme, a Princesa Leia é surpreendida por um guerreiro baixinho parecido com um ursinho de pelúcia chamado Wicket, que, pouco depois, ficamos sabendo que faz parte de uma espécie conhecida como ewok. E os ewoks, inclusive, são grandes aliados dos rebeldes nessa última luta contra o Império... Última?! Bom, vamos deixar isso pra lá.
Os fofuchos guerreiros agradaram tanto ao público da época que logo ganharam 2 filmes continuando a história deles. Se trata de Caravana da Coragem (1984) e Caravana da Coragem 2: A Batalha de Endor (1985).
Na minha opinião sobre esses 2 filmes, o 1º é legal e o 2º eu achei meio bobo.
Mas enfim: e antes da chegada do Império a Endor? Como era a vida dos ewoks?
Bom, essa parte foi contada pelo desenho animado Ewoks, produzido em parceria pela Lucasfilm e pela Nelvana. E tem como personagem principal o Wicket, enquanto segue o mesmo estilo dos Smurfs (1981):

Uma raça de criaturas pequenininhas vive numa aldeia no meio de uma gigantesca floresta cheia de monstros e magos. E todos os dias, tais criaturinhas se metem em aventuras com esses outros habitantes da floresta ou então entre elas mesmas.

Certo: o tipo de aldeia é diferente.rs Enquanto os smurfs moram em casas em formato de cogumelos no chão, os ewoks moram em cabanas de madeira pregadas nos troncos das árvores e interligadas umas com as outras por passarelas e escadas de madeira. E sempre soltam a interjeição “EE-CHEE-WA-MA!!!” quando se surpreendem com alguma coisa.
Hierarquicamente, a vilã principal do seriado é a Feiticeira Morag. Mas, como ela morre depois de aparecer por míseros 4 capítulos, ela é sucedida no posto pelo Rei Gorneesh, chefe dos duloks, que era um antigo vassalo dela.
Essa coprodução Canadá/Estados Unidos segue o estilo ‘aventura & comédia’ e conta basicamente o que se passou em Endor nos 2 anos anteriores à chegada do Império Galáctico. Aliás, o último capítulo mostra exatamente a chegada do Império lá. Assim, o encontro do Wicket com a Leia em O Retorno de Jedi parece se passar no dia seguinte ao último capítulo de Ewoks, né? Ou, no máximo, poucos dias depois disso.
Portanto, Ewoks é uma pré-sequência do Retorno de Jedi.
Bom, posso recomendar esse seriado a quem gosta dos Smurfs e de seriados do mesmo tipo. Ou a quem quer ver um complemento da história dos personagens felpudos.rs
Aliás, era um dos meus desenhos preferidos, na época em que passava no Xou da Xuxa (1986). Pena que ficou pouco tempo no ar naquela época.
Outra produção da Nelvana que eu já indiquei aqui foi Natal Cósmico (1977).
Mais informações sobre Ewoks? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘ficção cientifica’ que você acha posts sobre Natal Cósmico e Os Smurfs.
Até a próxima!

Nenhum comentário: