domingo, 4 de junho de 2023

O UIVO

título original: Howl
título brasileiro: O Uivo
ano de lançamento: 2015
país: Inglaterra
elenco principal: Ed Speleers, Elliot Cowan, Holly Weston
direção: Paul Hyett
roteiro: Mark Huckerby e Nick Ostler

O agente ferroviário Joe tá se preparando pra ir embora após o fim do horário de trabalho dele na Estação de Waterloo, já bem tarde da noite. Mas um colega que detesta o Joe aparece ali e revela que agora ELE é o novo supervisor. E já começa dando uma ordem ao Joe: ele tem que fazer uma hora extra e ir no trem que vai zarpar daqui a pouco, já que o agente que ia tripular esse trem ficou doente.
Embora o Joe relute, não pode desobedecer a ordem.
O trem zarpa, sendo seguido por uma tempestade que cai sobre a estação. E enquanto o Joe confere as passagens dos poucos passageiros ali, ele passa por uma colega chamada Ellen.
Quando o trem se aproxima da estação terminal, ele passa pelo meio da Floresta de Thornton. Mas, de repente, o trem atropela um animal que passa repentinamente na frente dele e o maquinista é obrigado a frear. E ele desce pra ver se o animal sobreviveu...
Quando chegam à cabine e veem que o maquinista sumiu, o Joe e a Ellen chamam ajuda pelo rádio. Mas a central de atendimento diz que só vai poder mandar ajuda daqui a 4 horas, pois a tempestade derrubou algumas árvores sobre os trilhos e tornou inacessível o lugar onde eles tão.
Não demora a surgir um certo clima de tensão no ar: em 1963, bem perto de onde eles se encontram, outro trem também ficou preso e, quando a equipe de resgate chegou, não encontrou ninguém vivo, mas sim vários passageiros desaparecidos (que nunca mais foram vistos) e outros feitos em pedaços por animais muito fortes e não identificados. E nunca se soube o que causou aquilo.
Quando o Joe comunica o contratempo aos passageiros, eles decidem saltar do trem e andar até a próxima estação, já que ela se encontra a cerca de 5 quilômetros dali.
Algumas dezenas de metros à frente, eles encontram a carcaça desviscerada do maquinista! E assim, todo mundo corre de volta pro trem, enquanto alguma coisa se aproxima deles uivando entre as árvores.

A crítica principal que O Uivo costuma receber é em relação aos personagens estereotipados. A gente vê lá o protagonista tão bonzinho que sempre que ele é maltratado não reage e fica calado, o cara rico que tem certeza de que todo mundo é inferior a ele, a feminista que trata todos os homens com desprezo, o gordo que passa o tempo todo comendo, a adolescente chata...
Outra coisa que talvez incomode é a falta de mudança de cenário: mais de 80% do filme se passa dentro de um trem. Mas o próprio tema da história não permitiria muitas mudanças de cenário mesmo.
Por outro lado, isso agradou a quem gosta de histórias de tensão se passando em ambientes claustrofóbicos.
A tensão nesse último caso não aparece só por causa dos lobisomens que os passageiros já perceberam que tão cercando o trem, mas também por causa da convivência que vai ficando cada vez mais difícil entre os próprios passageiros: além de já se encontrarem no fim de um dia exaustivo, eles são visivelmente pessoas de origens diferentes e que seguem estilos de vida diferentes (e em alguns casos, conflitantes), o que obviamente vai resultar em várias discussões e brigas.
Mas enfim: sendo um filme de terror de lobisomens, vamos ao ponto principal: os lobisomens assustam e são bem feitos? Bom, são bem melhores do que vários outros lobisomens que eu já vi em vários outros filmes. Então, não posso dizer que ficaram mal feitos.
E O Uivo segue a velha fórmula de que quem é ferido por um lobisomem e sobrevive se transforma num novo lobisomem. Mas eles não parecem ter características sobrenaturais. A situação passa mais a ideia de que a transformação em lobisomem é algum tipo de doença transmitida por mordidas.
Só é estranho o fato de existir uma alcateia de lobisomens vivendo sem ser percebida num lugar onde trens passam com tanta frequência. E além disso, ataques deles contra os humanos não parecerem ter registro quase nenhum. Afinal, o único outro ataque registrado que parece já ter acontecido foi nos anos 60.
A propósito, a floresta do filme onde o trem fica enguiçado é 100% fictícia. E aliás, nem existe nenhuma floresta fechada naquela região da Inglaterra.
Bom, a meu ver, dentro do tema que eles escolheram e dentro do cenário em que a história se passa, esse é um bom filme de terror.
Mais informações sobre O Uivo? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: