terça-feira, 13 de junho de 2023

ARANHA GIGANTE NO SÓTÃO

título original: Spider from the Attic
título brasileiro: Aranha Gigante no Sótão
ano de lançamento: 2021
país: Inglaterra
elenco principal: Chelsea Greenwood, Nicola Wright, Sarah Alexandra Marks
direção: Scott Jeffrey
roteiro: Rhys Frake-Waterfield e Scott Jeffrey

Um cientista chamado George Kemp, que vivia sozinho numa casa isolada numa área rural da Inglaterra, deu continuidade a uma antiga experiência iniciada por cientistas nazistas, nas quais animais normais eram geneticamente modificados. E uma das substâncias que os nazistas usavam ali era mencionada por eles como de origem extraterrestre.
Eles injetaram esse DNA em vários animais de espécies diferentes. Mas parece que ele só se desenvolveu nas aranhas.
Um dia, o George recebeu, vinda das autoridades militares, uma carta de demissão devida a comportamento inapropriado (ou seja, as experiências que ele insistia em levar em frente). E pouco depois disso, foi morto por uma das aranhas que ele modificou, com cerca de 20 centímetros e uma aparência monstruosa.
Pouco depois disso, uma militar chamada Lucy vai passar um tempo na casa da mãe, uma apresentadora de rádio decadente chamada Linda.
O programa dela fala sobre crimes não solucionados. Mas, como tá perdendo cada vez mais audiência, a Lucy sugere a ela que crie uma polêmica pra chamar a atenção do público. E assim, ela decide dar à mãe uma informação confidencial militar: o caso do George Kemp. Afinal, como isso ainda não tinha vindo a público, a Linda podia comentar isso no programa dela.
A Linda liga pro cientista. Mas, como não obtém resposta nenhuma, decide ir à casa dele assim mesmo, acompanhada pelas 2 filhas e pelo genro. E 2 diretoras da emissora de rádio dela decidem ir junto pra supervisionar tudo.
Surpresas aracnídeas muito desagradáveis esperam o grupo na casa do cientista...

Não dá pra ter certeza. Mas, levando em conta que o Scott Jeffrey tem a tendência de trabalhar com mockbusters, eu me arrisco a dizer que Aranha Gigante no Sótão é um mockbuster de Aranhas 3D (2013).
Já vou adiantando que vocês não vão encontrar aqui nenhuma obra prima.
A premissa já é meio esquisita. Porque, quando um entrevistador vai à casa de um entrevistado, geralmente ele leva no máximo um assistente pra manejar a câmera e o resto da aparelhagem. Ninguém leva junto essa caravana toda que a Linda levou.
Ainda mais lembrando que ela nem sabia se o pretenso entrevistado atenderia ela ou não ou mesmo se ele tava em casa ou não (se o homem não atendeu o telefone, ela podia insistir com um e-mail ou com um whatsapp, né?).
Ainda por cima, uma das filhas dela tava nos últimos dias de gravidez! Vai levar a garota pra um lugar tão distante assim dos centros urbanos, onde não tem nenhum hospital por perto?
Há outras esquisitices...
Por exemplo, enquanto a Linda anda sozinha pela casa, ela vê uma aranha mutante em cima de uma cama e... Sai dali, se junta aos outros e não conta nada do que viu.
De qualquer forma, a gente vê aqui uma tendência que o diretor seguiria: fazer filmes de terror tendo só mulheres como personagens principais.
Os homens que aparecem nos filmes do Scott Jeffrey geralmente são poucos, fazem pouca coisa durante a história e já morrem lá pelo meio do filme.
Não vou dizer que todos os filmes dele são assim. Mas a gente vê isso numa quantidade considerável de produções dele.
Outro filme do Scott Jeffrey que eu já indiquei aqui foi Grito Silencioso (2020).
Mais informações sobre Aranha Gigante no Sótão? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘minimonstros’ que você acha um post sobre Aranhas 3D e Grito Silencioso.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: