sábado, 10 de junho de 2023

GRITO SILENCIOSO

títulos originais: Don’t Speak / Silent Place
título brasileiro: Grito Silencioso
ano de lançamento: 2020
país: Inglaterra
elenco principal: Jake Watkins, Ryan Davies, Stephanie Lodge
direção e roteiro: Scott Jeffrey 

Um adolescente chamado Ben tá pensando em como fazer pra contar aos pais que ele engravidou a namorada, enquanto vai junto com a família passar uns dias com a avó na fazenda dela, numa região florestal da Inglaterra.
Junto com ele na viagem vão o pai Alan, a mãe Rita, a irmã Charlie e o namorado da Charlie chamado Tyler.
Quando chegam, eles encontram a casa vazia! E a casa da vizinha ali do lado também tá vazia!
Eles pensam em ligar pra alguém, mas tanto o telefone fixo da casa quanto os celulares de todos eles pararam de funcionar. E mais do que isso: todas as máquinas ali, incluindo o carro em que eles chegaram, tão travadas ou funcionando de forma estranha!
Diante da situação, o Alan, o Ben e a Rita decidem ir a pé até a cidade próxima procurar ajuda, enquanto o Tyler e a Charlie vão ficar ali.
Na cidade, eles veem que o lugar tá deserto. E tem algumas manchas de sangue espalhadas aqui e ali.
O Ben encontra uma velha máquina fotográfica caída no chão. E do lado, uma foto fora de foco de um ser monstruoso!
E o Alan encontra um homem todo arrebentado e terminando de morrer. E nos últimos suspiros, ele menciona alguma coisa que fugiu de um laboratório e diz que todos têm que fugir dali depressa!
Enquanto isso, na fazenda, a Charlie vai dar uma olhada no celeiro. E ela esbarra num vidro, derrubando ele no chão... Logo depois, um monstro sem olhos entra no celeiro atraído pelo barulho e, embora chegue do lado da garota, não percebe que ela tá ali. Mas ela não entende que a criatura só consegue se orientar pelo som e acaba soltando um gemido de medo, fazendo a criatura correr atrás dela, dando continuidade ao terror que já tinha começado naquela região nas últimas horas antes da chegada da família...

Bom, caso alguém aqui ainda não soubesse o que é um mockbuster, acabou de descobrir: Grito Silencioso é um.rsrs
A ideia é a seguinte: quando um filme famoso, com uma produção entre média e boa, faz muito sucesso, alguém logo depois lança um filme mais pobrezinho, mas com um tema quase igual ao do filme anterior, tentando mais ou menos imitar algumas cenas do filme anterior e com um título parecido com o título do filme anterior, com a óbvia intenção de pegar carona na fama do filme anterior. E esse filme mais pobrezinho que imita tanto assim o filme anterior é um mockbuster.
No caso de Grito Silencioso, obviamente ele é um mockbuster de Um Lugar Silencioso (2018).
Nesse caso, Octaman (1971) foi um mockbuster do Monstro da Lagoa Negra (1954)? Bom, eu chamaria aquilo mais de autoplágio, já que o roteirista era o mesmo (o Harry Essex).
A coisa fica mais caracterizada como mockbuster quando outro diretor, outro roteirista e outro produtor sem nenhuma ligação com o outro filme fazem esse tipo de imitação.
Mas voltando ao tema do post aqui, a parte que ficou mais sem sentido é a falação sem fim dos personagens: mesmo depois que percebem que o monstro só se aproxima e ataca quando escuta algum som, todos continuam conversando em voz alta.
Mas o filme até tenta criar um lado mais humano e personalidades mais definidas pros personagens principais. Não são aqueles personagens típicos de filmes de terror que entram no filme e são mortos pelo monstro minutos depois sem que se saiba nada sobre eles.
Ao contrário do que se vê em Um Lugar Silencioso, a criatura aqui não tem nada de extraterrestre. A origem dela é outra.
E não se faz nenhum suspense sobre a aparência do monstro: ele já aparece nos primeiros minutos do filme, antes mesmo dos heróis da história.
Então, se você gostou de Um Lugar Silencioso e quer ver uma coisa parecida com aquilo (mas mais pobrezinha rsrs), você provavelmente vai gostar de Grito Silencioso.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Monstro da Lagoa Negra, Octaman e Um Lugar Silencioso.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: