título brasileiro: Os Fantasmas
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
produção: Filmation Associates Studios
Em 1975, um seriado de 15 capítulos chamado The Ghost Busters contou a história de 2 exterminadores de fantasmas, chamados Jake e Eddie, e seu gorila de estimação, chamado Tracy, misturando os gêneros ‘aventura’, ‘comédia’ e ‘terror light’.
Em 1986, a Filmation Associates Studios decidiu fazer outro seriado continuando a história do anterior. E assim, lançaram Os Fantasmas.
No 1º capítulo, 11 anos depois dos eventos mostrados no seriado original, os exterminadores resolvem se aposentar, entregando o negócio deles aos seus respectivos filhos, também chamados Jake e Eddie. E o Tracy se junta aos rapazes pra formar esse novo trio de exterminadores de fantasmas.
Quanto aos vilões, o vilão principal é o Líder Mau, que, embora pareça mais um cyborg, é mencionado pelo seriado como o fantasma mais poderoso do Mundo. Mas um fantasma chamado Grande Mau, que demonstra ser mais poderoso do que ele, também aparece de vez em quando pra encher o saco dos heróis. E também pra encher o saco do Líder Mau, já que ele às vezes tenta usurpar o poder dele.
Assim como o seriado dos anos 70, Os Fantasmas é uma mistura de ‘aventura’, ‘comédia’ e ‘terror light’. A diferença básica é que o outro seriado era live-action e esse aqui é um desenho animado.
Vendo o seriado, você vai notar que tanto a aparência quanto o comportamento dos personagens lembram bastante os personagens de He-Man e os Defensores do Universo (1983) e de She-Ra (1985). E não é por acaso: esses também são produções da Filmation.
Inclusive, no final de cada capítulo dos Fantasmas, um dos heróis aparece falando diretamente com o público pra dar uma lição de moral, geralmente inspirada em alguma coisa que aconteceu naquele capítulo, igualzinho a He-Man e She-Ra, né?
Até o Líder Mau, se a gente olhar bem, tem um aspecto que parece uma mistura do Esqueleto com a Sombria.rsrs
Então, acho que esse seriado vai agradar basicamente a fãs de He-Man e She-Ra e de seriados do mesmo tipo: aventura, comédia, pouca violência explícita e lições de moral no final da história.
Logo depois que Os Fantasmas foi lançado pela Filmation, Os Caça-Fantasmas tava pra ser lançado em trio pela Coca-Cola Telecommunications, pela Columbia Pictures Television e pela Dic Enterprises. E como Os Fantasmas nos Estados Unidos se chama Ghostbusters e Os Caça-Fantasmas ia se chamar Ghost Busters, a Filmation abriu um processo contra as outras 3 produtoras e ganhou o direito de impedir que outro desenho usasse um nome com as mesmas palavras que esse aqui.
Conclusão: o outro desenho teve o nome mudado pra The Real Ghostbusters (“Os Verdadeiros Caça-Fantasmas”).
Imaginem como o pessoal da Filmation deve ter ficado puto com isso, né?rsrsrs
Outra produção da Filmation que eu já indiquei aqui foi He-Man & She-Ra: Especial de Natal (1985).
Mais informações sobre Os Fantasmas? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘monstros gigantes’ que você acha posts sobre Os Caça-Fantasmas, He-Man, She-Ra e He-Man & She-Ra: Especial de Natal.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário