segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CAÇADA NO CANAL DA MORTE

título original: Amsterdamned
título brasileiro: Caçada no Canal da Morte
ano de lançamento: 1988
país: Países Baixos
elenco principal: Hidde Maas, Huub Stapel, Monique van de Ven
direção e roteiro: Dick Maas

Em 1988, um misterioso assassino começa a fazer várias vítimas ao acaso através de Amsterdã.
O detetive Eric começa a investigar o caso. Mas tudo o que se sabe sobre o criminoso é que ele mata qualquer tipo de pessoa aleatoriamente, se veste com uma roupa de mergulhador que cobre todo o corpo dele e sempre chega e vai embora das cenas dos crimes nadando pelos canais de Amsterdã.
E mesmo nas ocasiões em que o Eric fica cara a cara com o assassino, o sujeito demonstra uma incrível capacidade de fugir e se esconder.
Como identificar e prender alguém assim?

Caçada no Canal da Morte é uma curiosa mistura de policial com slasher.
O simples fato da história se passar num centro urbano, e não num lugar isolado (como a maioria dos slashers), já mostra que não é um slasher do mesmo peso e da mesma medida que A Vingança de Cropsy (1981), por exemplo... Apesar de que o histórico de vida e a aparência dos vilões dos 2 filmes até tenham algo em comum.
Caçada no Canal da Morte também tem cenas muito boas de ação. E principalmente de perseguição pelas ruas e pelos canais da cidade.
Inclusive, durante as gravações de uma dessas cenas, a lancha do ator Huub Stapel, que interpretou o Eric, bateu contra uma parede, deixando vários ferimentos no corpo dele. E depois de passar 3 semanas no hospital, ele ficou com uma sequela permanente numa costela e outra num dedo.
Então, esse é um filme que vai agradar a fãs de slashers dos anos 80, a fãs de policiais e a fãs de filmes de ação em geral.
E pra encerrar, uma curiosidade entre Caçada no Canal da Morte e O Elevador Assassino (1983): ambos os filmes foram dirigidos pelo Dick Maas e protagonizados pelo Huub Stapel.
Mais informações sobre Caçada no Canal da Morte? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ pra ver um post sobre A Vingança de Cropsy e em ‘produções neerlandesas’ pra ver um post sobre O Elevador Assassino.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Me soou familiar. Talvez tenha visto no SBT

Leo Rib disse...

É possível.
No falecido Cinema em Casa do SBT passava muito filme de terror dos anos 70 e dos anos 80.