sábado, 22 de agosto de 2020

BRINQUEDO ASSASSINO

título original: Child’s Play
título brasileiro: Brinquedo Assassino
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Alex Vincent, Catherine Hicks, Chris Sarandon
direção: Tom Holland
roteiro: Don Mancini, John Lafia e Tom Holland

Ao ser perseguido por um policial, um bandido voduísta conhecido como Chucky vai se esconder numa loja de brinquedos. E quando percebe que tá mortalmente ferido e não tem pra onde fugir, ele usa uma magia pra fazer um relâmpago cair na loja e provocar uma explosão, ao mesmo tempo em que parece se ligar de alguma forma a um boneco da linha Good Guy.
Quando a polícia entra na loja, só encontra o cadáver dele ao lado do boneco em meio aos escombros da explosão.
Depois que a polícia recolhe o cadáver e vai embora, um camelô saqueia a loja e pega o tal boneco, vendendo ele pra uma viúva, que tava procurando um daqueles brinquedos pra dar ao filho dela, que tá fazendo 6 anos.
Esses bonecos são programados pra responder à voz humana. E assim que o garoto tira o brinquedo da caixa e fala com ele, o boneco revela que se chama Chucky...

Considerado um dos maiores clássicos de terror da virada dos anos 80 pros 90 (e também podemos dizer que foi a última grande manifestação do Cinema de Terror oitenteiro), Brinquedo Assassino mantém até hoje uma considerável legião de fãs.
Na época em que o filme foi lançado no Brasil, causou polêmica, devido a uma certa semelhança entre os bonecos da fictícia linha Good Guy, mostrada no filme, e os bonecos do Fofão, que existiam aqui...
Plágio? Bom, se alguém plagiou alguém, não foi nenhum brasileiro. Porque a imagem do Fofão já existia aqui 5 anos antes de Brinquedo Assassino ser lançado nos Estados Unidos (o Fofão estreou junto com o programa Balão Mágico, em 1983).
As polêmicas sobre esse assunto continuaram quando algumas igrejas pentecostais e neopentecostais começaram a bradar que isso era um sinal de que os bonecos do Fofão são coisa do diabo... Mas isso não chega a surpreender ninguém, né? Pentecostais e neopentecostais, principalmente os mais pobres, se dedicam basicamente a dizer que TUDO é do diabo.
Mas enfim: Brinquedo Assassino é um dos poucos filmes lançados nos anos 80 que se transformaram em séries cinematográficas mantidas por mais de 20 anos sem serem reformuladas (quase todas as outras franquias lançadas naquela época ou acabaram naquela época mesmo ou então seguiram em frente tendo as histórias originais interrompidas e reiniciadas em novas versões). O problema é que a linha que a história seguiu desandou completamente ao longo das continuações...
O 1º filme pretende contar uma história de terror mais séria, só com umas 2 ou 3 piadas aleatórias. E o 2º e o 3º (1990 e 1991) procuram seguir a mesma linha. Mas o 4º e o 5º (1998 e 2004) não passam de comédias de humor cáustico, com piadas inspiradas na violência exagerada retratada nas cenas de morte. E aliás, são piadas tão bobas que você nem acha graça.
Ou seja, enquanto nos 3 primeiros filmes tentam retratar o Chucky como uma figura assustadora e que mata mais por vingança, depois disso ele vira tão somente um palhaço de índole violenta que mata porque gosta de matar.
O 6º e o 7º filmes (2013 e 2017) parecem ter tentado resgatar o clima de terror mais sério do 1º.
Mas, mesmo assim, cada um dos filmes começa do ponto onde o filme anterior parou: é uma história inteira do 1º ao 7º filme.
Um remake foi lançado em 2019. Mas, apesar dos nomes dos personagens principais serem os mesmos vistos no filme de 1988, tem gente que considera esse filme um reboot, e não um remake, já que o tema principal foi consideravelmente alterado: o Chucky dessa nova versão é um robô com defeito, e não um boneco possuído pelo espírito de um feiticeiro. Ou seja, o elemento sobrenatural foi removido da história.
É interessante lembrar que existe uma certa ligação entre as fichas técnicas de Brinquedo Assassino e da Hora do Espanto (1985): o diretor de ambos os filmes foi o Tom Holland e o ator Chris Sarandon também participou dos 2 (aqui, ele interpretou o policial Mike e lá ele interpretou o vampiro Jerry).
Mais informações sobre Brinquedo Assassino? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘zumbis’ que você acha um post sobre A Hora do Espanto.
Até a próxima!

Nenhum comentário: