domingo, 7 de maio de 2023

CRIATURA DA FLORESTA

títulos originais: Primeval / Sasquatch Hunters
título brasileiro: Criatura da Floresta
ano de lançamento: 2005
país: Estados Unidos
elenco principal: Amy Shelton-White, Gary Sturm, Matt Lattimore
direção: Fred Tepper
roteiro: Alain Matz, Fred Tepper e Tom Zimmerman

Em 1898, exploradores encontraram o que parecia ser um osso de gorila numa floresta da América do Norte. E depois de levarem isso a um museu, eles voltaram à floresta pra ver se encontravam alguma outra coisa parecida... Mas nunca mais foram vistos!
Em 2005, a paleontóloga Hellen volta aos Estados Unidos depois de alguns anos na África, fazendo pesquisas sobre gorilas. E uma colega dela procura ela, mostrando outro aparente osso de gorila encontrado recentemente naquela mesma floresta e pedindo que ela identifique aquilo.
A situação deixa a Hellen um tanto surpresa, já que não existem gorilas em florestas da América do Norte. E pra tentar entender o que se passa ali, ela consegue que o museu patrocine uma expedição dela àquela floresta, na qual ela leva um colega mais velho e uma assistente.
Chegando lá, eles encontram um pequeno grupo de guardas-florestais e um guarda-costas chamado Gordon que vão auxiliar eles. Mas, depois de 2 dias caminhando pela floresta, eles se deparam com um cemitério onde jazem os esqueletos de criaturas parecidas com gorilas. Mas fica cada vez mais claro que aquilo não são gorilas.
Aliás, além de enterrar os mortos, essas criaturas também sabem preparar armadilhas, o que deixa claro que elas raciocinam. E logo os humanos vão descobrir que as criaturas ficaram furiosas com a invasão do território sagrado delas...

Lançado originalmente com o título de Primeval, mas logo depois relançado como Sasquatch Hunters, esse filme foi lançado no Brasil como Criatura da Floresta.
Bom, acho que já tá bem claro que esse é mais um filme de sasquatches, né?rsrs
Filmes de terror com esse tema voltaram à moda nos primeiros anos do século. E Criatura da Floresta foi um dos que fizeram parte dessa onda.
Talvez a maior novidade aqui seja o filme abrir com um falso protagonista: começa com um grupo de homens caçando ilegalmente numa área proibida da floresta, sendo atacados pelo monstro e com 1 deles conseguindo fugir pela floresta...
Dá a entender que, se ele não for o protagonista, vai ser pelo menos um dos personagens principais da história, certo? Errado.rsrs
E esse é o único plot twist que existe no filme. Depois disso, você não chega a ver nada surpreendente: vendo as cenas que se passaram antes disso, já dá pra saber como a história vai seguir daí até o fim.
Criatura da Floresta foi até hoje o único trabalho como diretor do técnico de efeitos especiais Fred Tepper. Então, podemos dar um desconto pela falta de experiência dele na função.
Também foi um dos últimos trabalhos do ator Matt Lattimore, que interpretou o Gordon: ele morreu 1 ano depois do lançamento do filme (a família dele não quis divulgar detalhes sobre o assunto na mídia).
E pra encerrar, uma curiosidade: Criatura da Floresta foi lançado em Portugal com o título de Pânico na Floresta. Então, não se surpreenda se você for conversar com algum português sobre a franquia Wrong Turn (2003), que foi lançada no Brasil como Pânico na Floresta, e você falar uma coisa e ele entender outra. Até porque em Portugal Wrong Turn foi lançada como Escolha Perigosa.
Confusão, né?
Bom, mais informações sobre Criatura da Floresta? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Pânico na Floresta.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: