quarta-feira, 10 de maio de 2023

ANIQUILAÇÃO

título original: Unearthed
título brasileiro: Aniquilação
ano de lançamento: 2007
país: Estados Unidos
elenco principal: Beau Garrett, Emmanuelle Vaugier, Tonantzin Carmelo
direção e roteiro: Matthew Leutwyler

Numa noite de 2007, um caminhoneiro cruza sozinho uma estrada do Deserto da Califórnia, transportando gasolina. Mas, quando vê um bicho estranho passar correndo na frente do caminhão, ele tenta frear e o caminhão acaba capotando e derrubando alguns postes elétricos.
Ao amanhecer, numa oficina de beira de estrada no deserto, vemos uma bióloga chamada Nodin que mora lá. E ela vê que amanheceu sem eletricidade e fica sem entender a ausência do caminhão que deveria ter chegado há algumas horas trazendo mais gasolina.
E 2 carros que tavam ficando sem gasolina param ali pra abastecer. Mas, como não encontram combustível, os motoristas e passageiros são obrigados a ficar esperando na oficina até que alguma coisa se resolva.
A Xerife Annie é avisada sobre um caminhão de gasolina explodido bloqueando a estrada e, assim, ela vai até lá. Mas não há vestígios do motorista. E o que parece ser um pequeno bicho estranho tá se mexendo entre as ferragens do caminhão, terminando de morrer logo depois. E a Annie recolhe aquilo e leva pra Nodin analisar. Mas ela conclui que aquela criatura não é animal nem vegetal nem fungo nem monera nem protozoário! Ou seja, não é uma criatura da Natureza da Terra!
Contudo, ao mesmo tempo, existem ali restos de DNA dos 5 reinos que ela mencionou, incluindo o DNA de espécies que já foram extintas há séculos. Ou seja: é como se a criatura não fosse nada daquilo, mas tivesse tido contato com formas de vida de todos aqueles tipos em tempos antigos.
Ao mesmo tempo, moradores dos arredores entram em contato com a Annie, reclamando porque algum animal forte e feroz matou cabeças de gado deles na madrugada anterior.
À noite, a oficina é atacada por um feroz monstro, que traz pendurados no corpo alguns minimonstros iguais àquele que a Nodin tava analisando.
A criatura se mostra tão agressiva quanto indestrutível: mesmo quando é atingida por uma explosão, ela sai do meio das chamas sem nem 1 arranhão!
Só resta à Annie guiar as pessoas que tavam na oficina numa fuga pelo meio do deserto. Ao mesmo tempo em que todos tentam entender o que aquele monstro é.

Bom, o que eu posso dizer de positivo sobre Aniquilação é que ele tem boas cenas de ação e mostra o que se propõe a mostrar: um grupo de pessoas fugindo de um monstro num ambiente em que não há mais ninguém que possa ajudar, enquanto a criatura vai matando um aqui, outro ali e outro lá.
Os efeitos especiais são bons pra uma produção de 2007, mas são pouco visíveis.rsrs
Acontece que a parte principal da história se passa de noite, ou seja, o monstro quase sempre aparece em cenas escuras, não permitindo que a gente veja muitos detalhes. E somado a isso, ele é quase sempre mostrado rapidamente e/ou de longe. Só na última cena do filme é que a gente vê ele com clareza.
Aliás, ele lembra um pouco os xenomorfos da franquia Alien (1979).
Existe algum vilão além dele? Sim. Um cientista autoproclamado que foi expulso da faculdade devido às ideias excêntricas que ele demonstrava e que sempre foi visto como louco pelos habitantes da cidade vizinha. E ao ficar sabendo da existência do monstro, ele diz que agora compete a ele a obrigação de salvar o Mundo desse grande mal... E nisso, é claro, ele vai ferindo seriamente várias pessoas, chegando mesmo a capturar o grupo da Annie.
O filme também mostra uma história paralela, que é lembrada por alguns personagens algumas vezes, mas que não se desenvolve: fica claro que a Annie provocou a morte de uma menina indígena no passado, ficando traumatizada e começando a beber por causa disso. Mas ninguém explica com clareza o que aconteceu na tal situação. E aliás, nem entendi por qual motivo botaram isso no filme, já que não acrescenta nada ao resto da história.
Mais informações sobre Aniquilação? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
E dê uma clicada aí do lado em ‘produções inglesas’ que você acha um post sobre Alien.
Até a próxima!

Nenhum comentário: