domingo, 19 de março de 2023

ALÉM DO LAGO NESS

título original: Beyond Loch Ness
título brasileiro: Além do Lago Ness
ano de lançamento: 2008
país: Canadá
elenco principal: Brian Krause, Carrie Genzel, Niall Matter
direção: Paul Ziller
roteiro: Andrew Sands, Jason Bourque e Paul Ziller

Em 1976, um cientista leva seu grupo e seu filho de 12 anos, chamado James, pra pesquisar o Lago Ness. E ele mergulha até uma caverna lá no fundo.
A esperança deles é encontrar algum vestígio da Nessie, o lendário monstro mencionado pelo Folclore da Escócia habitando aquele lago.
O cientista sobe trazendo um ovo enorme que encontrou dentro da caverna. E quando analisa a descoberta, ele conclui que é um ovo de plesiossauro.
Logo depois, um enorme réptil com um longo pescoço aparece entre as águas revoltas.
Eles entendem que aquela é a Nessie e que ela quer o ovo de volta. E assim, deixam ela puxar o ovo pro fundo, a princípio demonstrando que não queria nada além disso.
Entretanto, poucos segundos depois, ela reaparece, sai andando pra fora do lago e mata quase todos os membros do grupo a mordidas.
Só escapa o James, que se esconde embaixo de um barco depois que a criatura dá um golpe na cara dele com a ponta do rabo.
Devido a esse incidente, o menino dá início a estudos sobre monstros aquáticos, se dedicando a isso durante os 32 anos seguintes. E descobre que alguns plesiossauros sobreviveram no Mar. Mas, na época de botar os ovos, as fêmeas nadam até algum lago que tenha conexão com o Mar através de túneis subterrâneos. E elas desovam ali.
Em 2008, o James, agora um coroa de ‘estilo Indiana Jones’ e com uma cicatriz no rosto, fica sabendo que um plesiossauro foi visto no Lago Superior, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. E concluindo que deve se tratar de uma fêmea grávida que vai botar os ovos em alguma parte menos movimentada do lago, ruma pra lá.
Enquanto isso, a fera já começou a fazer suas vítimas em terras canadenses e já escolheu uma ilha desabitada do lago pra transformar na maternidade dela...

Além do Lago Ness tá completando 15 anos de lançamento esse ano.
Ele se prende mais à aventura do que ao terror. Até por ser um telefilme e, como a gente sabe, produções feitas pra televisão nunca mostram cenas extremamente aterrorizantes.
O monstro até que mata bastante gente. Mas quem tá esperando ver cenas super sangrentas pode esquecer.
Falando nele, embora o filme dê a entender que o monstro que apareceu agora no Lago Superior seja o mesmo monstro que apareceu no Lago Ness quando o James era criança, isso é bem questionável, já que a criatura que apareceu no início, embora fosse da mesma espécie que essa outra, era visivelmente muito maior.
Só se ela encolheu.rsrs
E embora o James classifique elas como plesiossauros, o mais provável é que essas criaturas sejam animais modernos que evoluíram dos plesiossauros, já que esses monstros caminham na terra e têm patas com dedos; os plesiossauros do passado nem tinham patas, e sim 4 nadadeiras, por isso mesmo só conseguindo se movimentar na água e nunca andando na terra.
Os personagens humanos todos têm destinos bastante previsíveis: quando cada um deles aparece, você já sabe de cara quem vai morrer e quem vai sobreviver no final.
Efeitos especiais? Bom, comparado com outras produções do mesmo tipo, o CGI aqui é até bom, mas sem transformar o filme em nenhuma obra-prima.
Mas Além do Lago Ness mostra o que se propõe a mostrar e consegue contar uma história com início, meio e fim.
Desde que você não vá ver com grandes pretensões, você vai gostar.
Outro filme do Paul Ziller que eu já indiquei aqui foi Yeti (2008).
Mais informações sobre Além do Lago Ness? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘yetis’ que você acha o post sobre Yeti.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: