sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

ANIMAL

títulos original e brasileiro: Animal
ano de lançamento: 2014
país: Estados Unidos
elenco principal: Elizabeth Gillies, Keke Palmer, Paul Iacono
direção: Brett Simmons
roteiro: Catherine Trillo e Thommy Hutson

Quando um pequeno grupo de pessoas entram numa floresta, uma fera misteriosa ataca. E ela agarra e mata uma mulher do grupo. Mas os sobreviventes conseguem se esconder numa casa abandonada que encontram no meio da floresta...
Quase a mesma situação ocorre na madrugada seguinte, quando a mesma fera ataca outro grupo. E depois que um homem é agarrado e morto, os sobreviventes encontram aquela mesma casa, onde são abrigados pelos sobreviventes do grupo anterior.
O animal misterioso é um estranho mamífero com cabeça esquelética e dentes externos em volta da boca. E ele começa a rondar a casa e tenta arrombar as portas e janelas, acabando por conseguir entrar depois de um certo tempo! E os humanos, enquanto vão tentando se esconder sem fazer barulho pelos cômodos da velha casa, tentam também prender o monstro num desses cômodos.
Entretanto, eles não vão demorar a descobrir que aquela não é a pior parte: não se trata de apenas 1 animal daquela estranha espécie que vive naquela floresta, mas sim de uma manada!

Não temos aqui um filme pra quem gosta de histórias complexas ou que se desenvolvem muito. Na verdade, a sinopse acima já conta basicamente tudo o que se passa em Animal.rsrs
Ninguém aqui discute muito os antecedentes e as consequências das situações que acontecem. O que entra em cena é quase tudo que faz parte da história.
Assim, é claro que não se dá nenhuma informação sobre a origem dos monstros. Mas, passeando pela Internet, encontramos alguns sites que comentam Animal e levantam uma hipótese sobre o assunto: como existe uma cena em que os heróis esbarram com uma velha mochila da Marinha dos Estados Unidos abandonada entre as árvores, teve gente que entendeu isso como uma pista de que os animais seriam mutantes criados por cientistas da marinha e deixados naquela floresta.
Bom, talvez. Mas se foi realmente isso, foi realmente uma pista muito vaga que o diretor deixou, pois a tal mochila nunca aparece nem volta a ser mencionada em nenhuma outra cena do filme.
E os personagens humanos? Bom, quase nenhum tem muitas características pessoais expostas...
Os únicos que têm um certo destaque são o Douglas, que acaba se transformando no grande vilão da história, já que ele tá meio surtado com toda aquela situação (a mulher que morreu no início era casada com ele); o Sean; e a Alissa (esses descobrem que tavam vivendo um triângulo amoroso bissexual com o mesmo homem).
O resto dos personagens entraram na história basicamente só pra serem agarrados e devorados pelo monstro em alguma cena.rsrs
Falando nele, é retratado tão somente como um animal muito feroz e sem capacidade de raciocínio (assim como os outros da mesma espécie que aparecem depois). Não vemos nenhuma característica de sadismo, vingança nem adjacências no comportamento da criatura, por mais sanguinária que ela pareça.
Ação? Isso tem bastante. Principalmente em relação a cenas de perseguição, que a gente vê do início ao fim do filme.
Humor? Se você tá procurando uma comédia, tá batendo na porta errada. Tentaram contar aqui uma história mais séria.
A última cena dá a entender que a história não acabou ali. Mas até agora não rolou nenhuma continuação.
Mais informações sobre Animal? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: