quarta-feira, 11 de agosto de 2021

UM COPO DE CÓLERA

título original: Um Copo de Cólera
ano de lançamento: 1999
país: Brasil
elenco principal: Alexandre Borges, Júlia Lemmertz, Ruth de Souza
direção: Aluizio Abranches
roteiro: Raduan Nassar (autor do texto original), Aluizio Abranches e Flávio R. Tambellini

Inspirado no livro Um Copo de Cólera (1978), do Raduan Nassar, esse filme com o mesmo nome só chama a atenção pelas cenas de sexo na 1ª metade dele: os então casados Alexandre Borges e Júlia Lemmertz interpretam um casal que trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa... Ah, sim: e trepa!rs
Até o meio do filme, mais ou menos, é basicamente isso que a gente vê.
Tem até uma cena de masturbação e ejaculação (fake, é claro) meio mal mostrada. Mas não faltam cenas de nudez pra todos os gostos no filme.rs
E a 2ª metade do filme se limita a mostrar um bate-boca de casal, só que com um vocabulário pretensamente erudito e intelectualizado, falando (mais ou menos) sobre questões sociais.
Vale lembrar que a ira do personagem do Alexandre, que é quem dá início a essa treta, se despertou só porque ele viu que um formigueiro de saúvas se abriu numa parte do terreno onde ele não queria que se abrisse!
Meio estranho um homem querer começar uma guerra doméstica por causa de um detalhe tão insignificante...
OK. A gente vê mulheres fazendo isso todo dia. Mas homem? TPM masculina???rs
Já a personagem da Júlia é simplesmente uma mulher de malandro: por motivos apenas sentimentais, ela sempre volta pra junto do homem que maltrata ela.
Enfim, como um todo, Um Copo de Cólera lembra aqueles draminhas superficiais que certos cineastas lançaram no Brasil no início dos anos 80, né? Com muita nudez, pra chamar bastante público, mas sem muito conteúdo na história em si.
A diferença básica que a gente vê aqui é a ausência de censura em relação ao nu frontal masculino.
Afinal, na grande maioria dos filmes brasileiros do início dos anos 80, parece que o tabu principal era mostrar o pênis de algum ator. Podia aparecer qualquer outra parte do corpo sem problemas: mulheres com os seios de fora, mulheres com a vagina arreganhada, mulheres com a bunda arreganhada e até mesmo homens com a bunda arreganhada. Ou seja, a nudez feminina não sofria nenhum tipo de censura e a nudez masculina até era permitida, desde que o pênis especificamente não fosse mostrado.
No caso de Um Copo de Cólera, NADA ficou escondido. Pelo contrário: tudo, pra todos os gostos, aparece até em close.
Então, se o que você tá querendo ver é só o Alexandre e a Júlia pelados, vale a pena dar uma olhada no filme.
Mais informações sobre Um Copo de Cólera? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: