quinta-feira, 5 de agosto de 2021

HANS STADEN

título original: Hans Staden
ano de lançamento: 1999
países: Brasil / Portugal
elenco principal: Beto Simas, Carlos Evelyn, Stênio Garcia
direção e roteiro: Luís Alberto Pereira

Desconstruindo um pouco aquela imagem estereotipada do índio brasileiro (apresentado muitas vezes em produções artísticas como um povo 100% pacífico, 100% ingênuo, 100% indefeso e adjacências), a coprodução luso-brasileira Hans Staden foi inspirada numa história real, que se passou no território que hoje corresponde ao Sul do Brasil em meados do século XVI.
O roteiro é contado sob o ponto de vista do próprio personagem principal, que explica como sobreviveu a uma situação extrema:

Capturado por uma tribo de canibais tupinambás, o alemão Hans Staden é vigiado em tempo integral na aldeia onde foi aprisionado e mantido nu da cabeça aos pés, pra garantirem que ele não guarda nenhuma arma escondida. Portanto, fugir dali é impossível.
Os raros europeus com quem ele consegue algum contato nesse período não querem ou não podem fazer nada por ele de forma imediata, com medo de se indispor com os canibais. E assim, até que chegue alguma possível ajuda, ele tem que dar um jeito de ‘enrolar’ os índios com um truque atrás do outro a cada vez que tá a ponto de se tornar o almoço da tribo (que é o que acontece com outros prisioneiros que tão ali).

Hans Staden é um filme com alguns momentos de aventura, mas também tem muitas cenas só de blábláblá. Afinal, a intenção principal é passar o clima de tensão vivida pelo protagonista, que sabe que a qualquer momento pode ser devorado pelos índios.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: