sexta-feira, 18 de junho de 2021

O MEDO

título original: The Fear
título brasileiro: O Medo
ano de lançamento: 1995
país: Estados Unidos
elenco principal: Anna Karin, Eddie Bowz, Heather Medway
direção: Vincent Robert
roteiro: Greg H. Sims e Ron Ford

Se você ler qualquer crítica sobre O Medo, um dos primeiros pontos negativos que vai encontrar mencionados ali é exatamente a falta de nexo da história.
Não vou dizer que a história seja incompreensível de cabo a rabo. Mas tem cenas que você vê claramente que tiveram a conclusão cortada. Além de várias situações que começam e acabam sem explicação.
Bom, vou tentar explicar por quê...
De acordo com o IMDB, O Medo foi inspirado numa história (não consegui encontrar muitas informações sobre a dita história) dos escritores Greg H. Sims e Ron Ford, que readaptaram o texto pra se tornar o roteiro de um longa-metragem.
Só que, de acordo com o Ron, o diretor Vincent Robert não filmou todas as cenas que tinham sido previstas pra ser filmadas. E isso sem mencionar que algumas outras cenas que ele chegou a gravar não foram aproveitadas na edição final do filme.
Parece que foi isso que deixou várias cenas meio sem pé nem cabeça.
Levando em conta que esse filme foi o único trabalho do Vincent como diretor (na verdade, ele sempre trabalhou como roteirista), a gente conclui que ele não dava muito pra coisa, né?
Apesar disso, acreditem: até que o filme consegue contar uma história!
Quanto ao roteiro, não chega a trazer nada extremamente novo:

Um grupo de pessoas (pós-adolescentes em sua maioria) tão isoladas no meio de uma floresta e começam a ser mortas uma por uma. E na 2ª metade do filme, descobrem que quem tá fazendo isso não é humano, mas sim uma criatura bizarra.

Quantos milhões de filmes de terror com roteiros iguais a esse (ou, no mínimo, muito parecidos) você já viu?
O que talvez chame uma certa atenção aqui é que todos os personagens que morrem só morrem por causa de alguma coisa relacionada aos medos ou rejeições que cada um deles sente contra essa coisa.
Ao mesmo tempo, os personagens que perdem o medo que sentiam conseguem se salvar. Parece que o monstro perde o poder de fazer qualquer mal à pessoa se ela perder o medo que sentia.
Falando nele, o que temos aqui é uma estátua de madeira em tamanho humano, chamada Morty, esculpida por um artista índio... E de acordo com as informações que existem sobre a estátua, o criador encheu sua criatura com feitiços indígenas. E isso fez ela adquirir vida!
As últimas cenas do filme dão a entender que a criatura não é má. Mas tava revoltada contra alguma coisa... Contra o quê? Bom, talvez uma das cenas que deveriam ter entrado e não entraram explicasse isso.rsrs
O Medo consegue ter algum suspense. E em termos de aventura, principalmente na 2ª metade, até que tem boas cenas de ação (especialmente de perseguição na floresta).
O filme teve uma assim chamada “continuação”, gravada no Canadá e lançada em 1999 (vocês vão ver um post sobre ela aqui em breve). Mas, na verdade, aquilo foi um reboot. E a franquia se resume a esses 2 filmes.
Mais informações sobre o filme de 1995? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: