terça-feira, 8 de junho de 2021

A HERANÇA MALDITA / O CASTELO MALDITO

títulos originais: Castle Freak / Il Castello
títulos brasileiros: A Herança Maldita / O Castelo Maldito
ano de lançamento: 1995
países: Estados Unidos / Itália
elenco principal: Barbara Crampton, Jeffrey Combs, Jonathan Fuller
direção: Stuart Gordon
roteiro: H.P. Lovecraft (autor do texto original), Dennis Paoli e Stuart Gordon

Uma coisa que talvez tenha chamado a atenção de vocês aqui logo de cara é que o filme indicado hoje tem 2 títulos originais e 2 títulos brasileiros... Pois é. Como é uma coprodução ítalo-estadunidense, ele foi lançado na Itália com o nome de Il Castello e nos Estados Unidos com o nome de Castle Freak. E no Brasil ele foi lançado em VHS como A Herança Maldita e depois relançado em DVD como O Castelo Maldito.
Bom, temos aqui um slasher estilizado. Vejam a descrição dessa cena, já chegando no final:

Uma mulher e a filha dela tão presas num lugar de difícil acesso onde, aparentemente, ninguém vai aparecer pra ajudar elas pelas próximas horas. E um louco deformado tá perseguindo e tentando matar elas brutalmente...

Substitua essa mãe e essa filha por 2 pós-adolescentes e isso vira uma cena típica de slashers oitenteiros, sem tirar nem pôr.
Mas, como eu disse, esse é um slasher estilizado, e não um slasher oitenteiro. Não esperem ver aqui nenhuma reprodução de Sexta-Feira 13 (1980) nem nada parecido com isso.
O roteiro do Castelo Maldito foi apresentado ao público como sendo inspirado num conto do H. P. Lovecraft chamado O Intruso (1921). Mas, na verdade, só 1 única cena do filme foi inspirada numa passagem desse conto. O resto da história não tem nada a ver.
Descontando algumas derrapadas em termos de coerência, O Castelo Maldito cumpre aquilo que se espera de um filme de terror: aterrorizar o público.
Mas não há aqui muito suspense dirigido ao próprio público: na 1ª meia hora do filme você já tem todas as informações sobre o vilão Giorgio d’Orsino, sobre por quê ele age como age e tal. Os heróis é que vão ficar até o final angustiados e sem entender o que tá havendo, enquanto situações assustadoras vão se desenrolando ao redor deles. Então, a intenção aqui é investir no terror psicológico mesmo: você, como público, sabe basicamente tudo o que tá acontecendo e fica atônito ao ver algum personagem caminhar pro perigo sem ter a menor ideia do que vai encontrar.
Nesse quesito específico, O Castelo Maldito lembra um pouco A Vingança de Cropsy (1981), que também tem um vilão que o público já sabe quem é desde o início da história rondando um grupo de pessoas que nem imaginam que ele tá ali do lado.
Algumas cenas desse filme aqui são um pouco demoradas e chatas. Mas outras (principalmente na última meia hora do filme) são ação pura, embora restrita ao terreno de um castelo.
Quanto ao Giorgio, embora, na prática, ele acabe se tornando mesmo uma herança maldita pro novo dono do castelo, sinceramente ele não tem nada de perverso. Ele é simplesmente uma criatura deformada e enlouquecida, produto da forma como foi criado e torturado pela mãe, a louca Duquesa Gabriella d’Orsino (tudo isso já começa a ficar evidente nos primeiríssimos minutos do filme, antes mesmo dos créditos iniciais). E embora o Giorgio mate algumas pessoas com extrema violência, ele só faz isso ou quando se sente ameaçado ou então quando ele não entende direito o que tá fazendo, devido à ausência de informações que ele tem sobre a vida (afinal, ele viveu trancado num calabouço por muitos anos).
O Castelo Maldito também pode ser considerado uma tragédia: a história é bem pesadona e nenhum personagem tem um final propriamente feliz.
Antes de encerrar, só mais uma palavrinha sobre os slashers...
Se você tem um mínimo de informação que seja sobre os filmes dos anos 80, você sabe que os slashers foram produzidos em larga escala naquela década, certo? Saíram dezenas de filmes desse tipo em 1981, outras dezenas em 1982, outras dezenas em 1983... E essa massificação, apesar de ter conquistado uma legião específica de fãs, funcionou mais com o público daquela época mesmo. Ou seja, embora os slashers conseguissem manter o antigo público deles nos anos 90, já não conseguiam mais atrair novos fãs seguindo o mesmo estilo que tinham seguido antes (um louco deformado aterrorizando uma colônia de férias ou campistas numa floresta e adjacências). E assim, dos anos 90 pra frente, os slashers tiveram que adotar um novo visual. Foi mantida a ideia do louco de aparência bizarra perseguindo e matando um grupo de pessoas, mas sem ter mais uma colônia de férias ou um acampamento por perto e sem acabar sempre com uma mocinha boazinha e inocente matando o vilão e se salvando sozinha na última cena.
Se é assim, acho que O Castelo Maldito é um dos primeiros bons exemplos de slashers da leva dos anos 90.
O filme teve um remake, lançado em 2020.
Mais informações sobre o filme de 1995? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Vingança de Cropsy e Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: