sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ABISMO DO TERROR

título original: DeepStar Six
título brasileiro: Abismo do Terror
ano de lançamento: 1989
país: Estados Unidos
elenco principal: Cindy Pickett, Greg Evigan, Nancy Everhard
direção: Sean S. Cunningham
roteiro: Geof Miller e Lewis Abernathy

Em 1848, um navio inglês avistou criaturas estranhas nadando no Mar, uma das quais tinha cerca de 10 metros.
Em 1983, na mesma região, um sonar detetou vários objetos se movendo a grandíssima velocidade sob a água.
Pouco depois disso, também na mesma região, mergulhadores que encontraram cavernas submarinas e entraram ali pra investigar nunca mais foram vistos.
Em 1989, mais uma vez na mesma região, uma equipe da Marinha dos Estados Unidos tá terminando de construir uma base subaquática chamada DeepStar Six. Mas, depois de 6 meses de trabalhos exaustivos, eles fazem uma decepcionante descoberta: a parte do leito do Mar ao lado de onde eles construíram a base fica em cima de um gigantesco labirinto de cavernas subterrâneas. Ou seja, correndo o risco de desabar ao lado de um espaço de chão oco, talvez a DeepStar Six tenha que ser simplesmente abandonada.
Um dos coordenadores do projeto vê como única salvação pra base a explosão do labirinto de cavernas, pra que ele seja aterrado pelos próprios escombros deixados pelo estouro. E ele manda um submarino lá pra realizar a missão.
A explosão é feita. Mas o labirinto de cavernas lá embaixo é extremamente mais profundo do que se esperava. E os escombros nem chegam a soterrar nada, mas sim caem no meio do vazio em meio a um buraco gigantesco no chão com uma profundidade inimaginável. E aparentemente, o lugar é cheio de pequenos seres pré-históricos que não foram tocados pela evolução!
Pouco depois, o sonar do submarino revela que alguma coisa começou a se mover na direção deles vindo do fundo do abismo que se abriu ali... Alguma coisa que nada à espantosa velocidade de 50 metros por segundo... Alguma coisa grande... Alguma coisa feroz... Alguma coisa que vai se fascinar com a fartura de carne humana que vai poder comer pelo caminho...

Abismo do Terror chama a atenção dos fãs de filmes de terror por ter sido dirigido pelo Sean S. Cunningham, que no início da mesma década tinha assinado a direção do clássico slasher Sexta-Feira 13 (1980), além de ter sido o produtor de vários outros filmes de terror, como A Casa do Espanto (1985); Jason Vai para o Inferno – A Última Sexta-Feira (1993); Jason X (2001); e Freddy vs Jason (2003).
Mas quanto ao filme aqui em questão, eu diria que ele cumpre o que se propõe a cumprir.
A ideia era contar uma história de terror sobre um grupo de pessoas presas numa base submarina que tá sendo rondada por um monstro marinho, certo? Bom, é isso que o filme mostra na prática.rs
Lembra um pouco Viagem Rumo ao Infinito (1966), mas sem o elemento ‘extraterrestre’ na história.
Só achei que os monstros aparecem pouco em Abismo do Terror. E sim: tem mais de 1. São feitas várias insinuações disso ao longo do filme (desde o início, a oceanógrafa do grupo menciona que VÁRIAS criaturas estranhas foram vistas ali ao longo dos séculos), embora só apareça 1 monstro em cada cena.
Aparentemente, como os personagens pensavam que era 1 monstro só que tava atacando eles, o diretor quis que o público compartilhasse da ideia de que era 1 monstro só.
São dadas poucas explicações sobre o que as criaturas são, mas isso não chega a fazer falta. São monstros pré-históricos (alguma raça de crustáceo gigantesco, pelo que dá pra ver), que em sua maioria viviam no subterrâneo do Mar e agora todos da espécie se soltaram. Isso já é toda a informação de que o público precisa pra entender a função das criaturas na história.
A última cena de Abismo do Terror parece uma imitação de uma das cenas dos últimos minutos de Sexta-Feira 13, só que se passando no Mar e com o Jason sendo substituído por uma das ‘lagostonas’.
Algum vilão além dos monstros? Bom, também tem lá um mecânico chamado Snyder que faz uma merda atrás da outra, principalmente na parte conclusiva do filme. Mas o personagem é mais irritante do que propriamente mau.
Aventura? Regular, mas tem.
Suspense? Sim. Tem boas cenas de suspense.
Comédia? Não. Tentaram contar aqui uma história mais séria. E conseguiram.
Mais informações sobre Abismo do Terror? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre A Casa do Espanto, Viagem Rumo ao Infinito, Freddy vs Jason, Jason Vai para o Inferno, Jason X e Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

5 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Quando eu assisti em uma distante Tela Quente eu achei parecido com Aliens o Resgate

Hugo disse...

Este filme de Cunningham eu não vi, mas além de "Aliens - O Resgate", a sinopse lembra bastante "Leviathan" de George P. Cosmatos.

Abraço

Leo Rib disse...

Marcelo→ Senão me engano, a 1ª vez que vi esse filme foi também na Tela Quente. Mas naquela ocasião só peguei no meio e não cheguei a ver o início.

Hugo→ Sabe que eu ainda não vi Leviathan?
Abraço também!

Tom disse...

Oxi

Leo Rib disse...

???