títulos originais: Body Count / Camping del Terrore
título brasileiro: Contagem de Cadáveres
ano de lançamento: 1986
países: Estados Unidos / Itália
elenco principal: Charles Napier, Luisa Maneri, Nicola Farron
direção: Ruggero Deodato
roteiro: Alessandro Capone, Dardano Sacchetti, Luca D’Alisera e Sheila Goldberg
Bom, temos aqui uma produção de terror ítalo-estadunidense: Contagem de Cadáveres foi todo filmado numa floresta de Abruzzo, na Itália, e mais ou menos metade dos atores são italianos; mas a história se passa numa floresta do Colorado, nos Estados Unidos, e a outra metade dos atores são americanos.rs
Como se trata de um slasher, só preciso dar uma palhinha do roteiro:
Num camping localizado numa floresta do interior dos Estados Unidos, 2 rapazes e 2 moças foram assassinados misteriosamente em 1971, provocando o fechamento do lugar. Mas, mesmo assim, 2 grupos de pós-adolescentes (um com 2 rapazes e 3 moças e outro com 2 rapazes e 1 moça) tão se dirigindo pra lá pra acampar...
Se você já viu Sexta-Feira 13 (1980), A Vingança de Cropsy, Madrugada Alucinante (ambos de 1981), Madman (1982), O Depredador, Sleepaway Camp (ambos de 1983) e outros slashers de floresta dos anos 80 com um grupo de jovens acampados ou preparando um acampamento, daí pra frente você já sabe o que vai ver, né?rs
Mas o que é mais chato em Contagem de Cadáveres é que nunca é explicado quem ou o quê é o vilão.
Uma lenda local diz que o espírito de um xamã que protegia a tribo de índios que viviam naquela floresta ainda aparece ali, furioso com a violação do seu lugar sagrado (de acordo com a lenda, o tal camping foi construído exatamente em cima do cemitério da tribo). Então, fica uma suposição de que o vilão é um ser sobrenatural.
Ao mesmo tempo, desde os primeiros minutos do filme até a última cena, são feitas várias insinuações de que o xamã é o personagem Charlie disfarçado. E pode até ser, de fato. Mas isso também nunca fica definido: o filme não tem nenhuma cena com o Charlie declarando que ele é o xamã, não tem nenhuma cena que mostra ele se fantasiando de xamã, não tem nenhuma cena com outro personagem arrancando a máscara do xamã e mostrando que ele é o Charlie disfarçado...
Tem ainda uma 3ª possibilidade: o xamã pode ser o personagem Ben, que ficou traumatizado com uma situação que ele viu na infância.
Então, são 3 possibilidades e nenhuma conclusão definitiva.
Outra coisa que atrapalhou foi o excesso de personagens... Bom, excesso de personagens atrapalha sempre, né? Porque aí a maioria sempre acaba virando figurante pra poder os personagens principais aparecerem. Mas o problema aqui é que o diretor quis se focar em TODOS os personagens ao mesmo tempo. E como são muitos, nenhum acaba aparecendo direito.
Até mesmo os poucos heróis que sobrevivem ao massacre no final ficam sumidos durante o filme quase todo, só passando a aparecer mais já nos últimos minutos do filme.
No mais, Contagem de Cadáveres cumpre as expectativas: tem as cenas aterrorizantes que tem que ter, tem os jump scares que você espera ver numa produção desse tipo e tem a dose de aventura que cabe num slasher.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Vingança de Cropsy, Madman, Madrugada Alucinante, O Depredador, Sexta-Feira 13 e Sleepaway Camp.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário