segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

NOlTES ERÓTlCAS DOS MORTOS-VlVOS

título original: Le Notti Erotiche dei Morti Viventi
título brasileiro: Noites Eróticas dos Mortos-Vivos
ano de lançamento: 1980
países: Itália / República Dominicana
elenco principal: Dirce Funari, George Eastman, Mark Shannon
direção: Joe D’Amato
roteiro: George Eastman (creditado aqui como Tom Salina)

Numa ilha do Caribe conhecida como Isla del Gato, já houve no passado uma colônia de pescadores. Mas depois de um terremoto seguido por uma epidemia de peste, todos morreram. E os cadáveres foram sepultados por lá mesmo.
Entretanto, uma lenda diz que, seguindo as ordens de um gato mágico, às vezes os cadáveres se levantam dos túmulos e ficam vagando pela ilha como zumbis, matando todos os vivos que se atrevem a desembarcar lá...

Observando essa lenda lançada pelo filme Le Notti Erotiche dei Morti Viventi, projetado na Itália e gravado na República Dominicana, até pensamos num 1º momento que vamos ver um filme de terror interessante. Mas já posso adiantar que não é o caso.
Temos aqui, ao longo do filme todo, uma história um tanto confusa e muitas vezes com situações... malucas mesmo.rs
Talvez o que tenha ficado mais sem explicação é uma espécie de feiticeira chamada Luna (o nome dela não é dito durante o filme, mas aparece nos créditos) que vive na ilha e que parece querer ao mesmo tempo ajudar e atrapalhar os heróis da história.
Na 1ª cena em que aparece, ela tá do lado do avô dela, no cemitério da ilha, prevendo a chegada de forasteiros (o Larry, o John e a Fiona) e se dispondo a avisar a eles pra irem embora assim que desembarcarem. Se não, eles vão encontrar a morte naquela ilha.
Depois disso, a Luna vê a Fiona tomando sol pelada na praia e faz uma ‘briga de aranha’ com ela.rs
Na vez seguinte em que aparece, ela transa com o Larry pra distrair ele até que um bando de zumbis cheguem perto dele. E aí ela se desmaterializa no ar, deixando ele sozinho diante das criaturas.
E finalmente, ela resolve fazer sexo oral com o John. Mas ela arranca o pênis dele com uma mordida! E aí ela permite que um bando de zumbis caiam em cima dele e semidevorem ele, transformando ele num novo zumbi.
Depois dessa cena, a personagem simplesmente some do filme, sem deixar claro em momento nenhum qual era a dela. Começou querendo ajudar os estranhos, depois quis matar eles e terminou transando com todo mundo!
E a gente também não consegue entender se os zumbis obedecem ou não à Luna, já que algumas cenas dão a entender tanto uma coisa quanto a outra.
E entre as bizarrices envolvendo outros personagens que aparecem aqui vemos, pouco depois do início do filme, o Larry preocupado porque tá vendo um homem se afogando no Mar e, pra tirar o cara de lá, ele taca uma âncora em cima do sujeito (sério mesmo!) e ‘pesca’ ele com a âncora.
O cara afogado é levado pro hospital, onde ele revela ser um zumbi. E aí ele mata um médico e sai andando pelo hospital sem chamar a atenção de ninguém (e sem que se explique como essa história acabou, porque ele nunca volta a aparecer e nem sequer é mencionado depois disso!).
A propósito, não espere ver nada que chame a atenção na maquiagem dos zumbis: mais de 90% deles são só figurantes vestidos com farrapos e na maioria das vezes mostrados de longe.
Já viram que isso aqui virou uma comédia involuntária indiscutível, né?
De acordo com alguns sites, Le Notti Erotiche dei Morti Viventi foi lançado no Brasil em VHS com o título traduzido de Noites Eróticas dos Mortos-Vivos. Mas não encontrei nenhuma informação consistente sobre isso.
Ah! Não entenderam o motivo do filme ter esse nome? É que, além das cenas da feiticeira que eu já mencionei, ele também tem várias outras cenas de sexo. Quase todas essas cenas são simuladas e algumas poucas são de verdade. Mas todas são muito mal mostradas.rs
Aliás, não é difícil encontrar Noites Eróticas dos Mortos-Vivos em alguns sites de vídeos pornô por aí.
Então, vale a pena ver esse filme só como curiosidade mesmo. Ou se você não tiver outra coisa pra ver. Porque nem entender a história você vai conseguir entender direito!
Aliás, no caso de Noites Eróticas dos Mortos-Vivos, será que devemos dizer “a história” ou “a falta de”?rs Afinal, o que a gente vê aqui são várias situações dando a entender que vai começar uma história a partir daquele assunto... Mas o assunto é abandonado logo depois.
Bom, as pessoas que conheceram o Joe D’Amato pessoalmente costumavam contar uma piada: diziam que ele adorava gravar filmes, mas não se preocupava muito com a qualidade do resultado nem com a coerência do que tava gravando.rsrs
Não sei se isso é só uma piada, né? Porque não podemos negar que faz todo sentido.
Outros filmes dirigidos pelo Joe que eu já mencionei aqui, e nos quais vocês podem confirmar o quanto essa piada faz sentido, foram Antropophagus (1980) e Rosso Sangue (1981).
Mais informações sobre Noites Eróticas dos Mortos-Vivos? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções italianas’ que você encontra os posts sobre Antropophagus e Rosso Sangue.
Até a próxima!

Nenhum comentário: