quinta-feira, 11 de julho de 2019

CREATURE FROM BLACK LAKE

título original: Creature From Black Lake
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Dennis Fimple, Jack Elam, John David Carson
direção: Joy N. Houck Jr.
roteiro: Jim McCullough Jr.

De acordo com os folclores dos Estados Unidos e do Canadá, os sasquatches, também chamados de pés-grandes, são uma espécie de grandes macacos humanoides que vivem nas montanhas e florestas do Oeste da América do Norte (embora existam lendas sobre eles em outras regiões desses países também).
Um subgênero do terror que foi relativamente comum nos anos 70 e 80 foram os filmes de sasquatches.
Na verdade, foi propriamente ao longo dos anos 80 que eles começaram a se tornar mais raros, pelo menos em relação ao gênero ‘terror’... É que, a partir daquela época, quase todos os filmes de sasquatches produzidos nos Estados Unidos e Canadá eram voltados pro público infantil, retratando os pés-grandes como bonzinhos. Alguns exemplos disso são Um Hóspede do Barulho; Pé-Grande (ambos de 1987); e Pé Grande: O Encontro Inesquecível (1994).
Então, produções com o mesmo tema continuaram sendo feitas, mas tendo esse novo público-alvo.
Ao mesmo tempo, temos que reconhecer que filmes de terror de sasquatches dos anos 70 e 80, em sua grande maioria, são pouco mais do que lixo... Alguns são até menos do que lixo mesmo.rs
Mas não é aquele lixo que diverte porque vira uma comédia involuntária; é aquele lixo que chateia, que não prende a atenção, que você fica torcendo pra acabar logo...
Bom, se você é fã de podreiras, digite no Google “horror films 1970s sasquatches”. Provavelmente você vai gostar do que vai encontrar.
Daquela época, pouca coisa se salva. Principalmente por causa dos roteiros, que dão tantas voltas que você acaba nem entendendo a história.
Um dos que se salvam daquela fase é exatamente o tema desse post aqui: Creature From Black Lake.
Em 1º lugar, tenho que dizer a vocês que, apesar da semelhança do título, ele não tem nada a ver com Creature From The Black Lagoon, lançado no Brasil como O Monstro da Lagoa Negra (1954).
Assim, não se preocupem: não apelaram tanto a ponto de transformar o Gill-Man num sasquatch.rsrs
Aliás, a única cena que justifica o título é a cena de abertura do filme, quando um sasquatch mergulhado num lago negro bota a mão pra fora e puxa um homem lá pra dentro, pois não tem nenhum lago negro além desse na história.
Bom, Creature From Black Lake ganha exatamente por apresentar um roteiro mais simples e que não dá tantas voltas:

Um garotão e um balzaquiano que são colegas na faculdade de Biologia, ao ouvirem o professor falar sobre os sasquatches durante uma aula, resolvem ir até as florestas pantanosas e escuras da Louisiana investigar essas criaturas... E realmente eles encontram o que tavam procurando!

Apesar de ser uma produção visivelmente de baixo custo (por exemplo: a história deixa claro que são vários sasquatches, mas só aparece 1 em cada cena, provavelmente porque não tiveram dinheiro pra fazer mais de 1 fantasia) e que conta com os costumeiros ataques de burrice de alguns personagens em algumas cenas, o filme é bom. Desde que você assista levando em conta que é uma produção simples dos anos 70.
Creature From Black Lake tem bons momentos de aventura e suspense. Mas nada de matação, matação, matação... Aliás, poucos personagens morrem na história.
As últimas cenas deixam evidente que pretendiam fazer uma continuação. Mas nunca rolou.
Mais informações sobre Creature From Black Lake? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘criaturas pré-históricas’ que você acha um post sobre O Monstro da Lagoa Negra.
Até a próxima!

Nenhum comentário: